LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Windows 11 deixará de suportar aplicativos para Android em 2025, confirma Microsoft

06 de março de 2024 28

A Microsoft confirmou, na última terça-feira (05), que deixará de suportar aplicativos para Android no Windows 11, uma das funcionalidades do sistema operacional que obtiveram maior destaque em meio à sua apresentação oficial em 2021. A empresa afirma que a decisão foi tomada para responder à “evolução das necessidades dos clientes”.

O Subsistema do Windows para Android (WSA) será desativado em 5 de março de 2025. A partir de hoje, a Amazon Appstore e seus aplicativos deixarão de aparecer nos resultados de busca da Microsoft Store. A empresa destaca que, durante o processo de desligamento do suporte, os usuários ainda poderão utilizar seus aplicativos já instalados no PC.

WSA permitia rodar aplicativos para Android no Windows 11 (Imagem: Microsoft)

Desenvolvedores não poderão enviar novos aplicativos para a Amazon Appstore para Windows, mas aqueles que possuem aplicativos existentes na plataforma ainda poderão fornecer atualizações do software até a data de encerramento.

Com a remoção dessa funcionalidade, a Amazon Appstore não ficará mais disponível para os usuários do Windows 11. A loja em questão é uma das formas de instalar aplicativos do sistema operacional do Google no PC, mas também é possível utilizar os pacotes de instalação do Android (APK) através do Subsistema do Windows para Android.

Muitos usuários gostariam de ter a experiência completa da Google Play Store no Windows 11, e alguns conseguiram a façanha de instalar a loja de aplicativos no PC, contudo, a plataforma nunca chegou de forma oficial ao sistema operacional da Microsoft.

O Subsistema do Windows para Android, que é o componente responsável por suportar aplicativos do Android no Windows 11, recebeu várias atualizações de recursos ao longo dos últimos três anos para otimizar a experiência dos aplicativos no PC, contudo, as diferenças de interface de usuário entre as plataformas podem ter dificultado sua popularização.

(Imagem: Microsoft)

O Android é um sistema para smartphones e tablets, que possuem telas sensíveis ao toque. Já o Windows, apesar de ter evoluído para oferecer melhor suporte ao “touch”, ainda é primordialmente voltado ao PC. Utilizar um mouse para controlar aplicativos projetados para telas sensíveis ao toque era um desafio muito complexo.

Como parte de nosso compromisso de atender às necessidades em evolução dos clientes, atualizamos periodicamente nossas ofertas de produtos. Isso envolve a introdução de inovações técnicas e a retirada de produtos. A Microsoft continua dedicada a uma plataforma e ecossistema abertos, e estamos ansiosos para continuar a trazer as melhores experiências e aplicativos para o Windows.

Microsoft

Infelizmente, a Amazon Appstore para Windows nunca chegou oficialmente ao Brasil. A lista de países em que a plataforma era suportada incluía apenas Estados Unidos, Canadá, Reino Unido, Austrália, França, Bélgica, Japão e outras regiões.

As “inovações técnicas” mais recentes do sistema operacional são suas ferramentas de inteligência artificial. Desde 2023, a Microsoft investe em ampliar as funcionalidades inteligentes da plataforma com tecnologias generativas, e um exemplo muito popular é o Copilot, seu novo assistente virtual que chegou para substituir a Cortana.

Veja mais!


28

Comentários

Windows 11 deixará de suportar aplicativos para Android em 2025, confirma Microsoft
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Especiais

Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas

Software

Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2