LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Streaming de vídeo domina preferência em serviços por assinatura no Brasil; Netflix lidera

06 de março de 2024 2

Cerca de 81% dos consumidores de plataformas digitais no Brasil assinam serviços de streaming de vídeo, segundo a nova edição da Pesquisa de Assinaturas, realizada pela Vindi e Opinion Box. A Netflix e o Max (antes conhecido como HBO Max) são as plataformas mais populares, apontados por 25% dos entrevistados.

O estudo mostra também que pouco mais da metade dos entrevistados não tiveram mudanças em suas despesas com serviços por assinatura nos últimos doze meses. Os especialistas destacam que esse fenômeno ocorre em meio a “adversidades econômicas” no Brasil, que atingiu 66,96 milhões de consumidores em janeiro, segundo a CNDL.

(Imagem: Reprodução)

Apesar dos desafios, 61% dos entrevistados afirmam que pretendem manter seus gastos com assinaturas inalterados pelo próximo ano, algo que, segundo Thais Luciani, diretora de marketing da Vindi, reflete as expectativas para a estabilidade financeira e a resiliência do padrão de consumo entre os assinantes.

A pesquisa também abordou o tema do compartilhamento de senhas — algo que está cada vez mais restrito nas plataformas de streaming de filmes, como Netflix, Disney Plus e Max. Os dados apontam que 51% dos usuários compartilham suas senhas com familiares, 40% com namorados ou cônjuges e 16% com amigos.

56% dos entrevistados afirmam que compartilham seu plano com pessoas que não residem no mesmo endereço. Desse total, 43% dizem que não estão dispostos a pagar valores mais altos para que possam obter direito de compartilhamento de senha em seu plano.

Entre os entrevistados que afirmam possuir um plano de streaming, mais de ¾ assinam a Netflix, e mais de 20% assinam somente essa plataforma. Ainda, mais da metade das pessoas nessa amostra contam com o Prime Video, contudo, 90% do público do serviço da Amazon possuem uma assinatura em, pelo menos, um outro serviço do tipo.

Em música, o líder absoluto em preferência é o Spotify, com 49%, seguido pelo Amazon Music e YouTube Music. 24% da amostra considera essencial pagar por serviços como Netflix e Spotify, o que sugere a crescente valorização do segmento no Brasil.

YouTube supera audiência da TV paga e Netflix

Apesar da popularidade massiva da Netflix, o YouTube segue como uma das plataformas favoritas dos brasileiros para consumo de vídeos, segundo estatísticas divulgadas pelo Ibope. Entre janeiro e dezembro de 2023, o serviço dominou em segmento em termos de audiência com 16,1% da quota total entre outros provedores de vídeo on-line.

A participação do serviço é significativamente maior do que a da Netflix e supera a audiência da TV paga, ficando atrás somente dos serviços de televisão aberta que, segundo dados do IBGE, segue como principal meio de consumo de vídeo no Brasil.

Netflix

Desenvolvedor: Netflix Inc

Preço: Grátis - oferece compras no app

Tamanho: Varia de acordo com a plataforma


2

Comentários

Streaming de vídeo domina preferência em serviços por assinatura no Brasil; Netflix lidera
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista