Google 15 Dez
O YouTube segue como uma das plataformas favoritas dos brasileiros para consumo de vídeos, segundo estatísticas divulgadas pela Kantar Ibope Media. Entre janeiro e dezembro de 2023, o serviço dominou em segmento em termos de audiência com 16,1% da quota total entre outros provedores de vídeo on-line.
A participação do serviço é maior do que o share das demais plataformas combinadas. A Netflix, maior empresa de streaming de filmes, séries e outros conteúdos por assinatura do mundo, ficou em segundo lugar com apenas 4,3% de quota. O pódio é completado pelo TikTok que, apesar de ser uma febre mundial, teve share de 3,9%.
Vale observar que, embora o consumo de vídeo on-line seja menor que a participação da TV linear, o YouTube registrou o dobro da audiência da TV paga, ficando atrás somente da televisão aberta. De acordo com a Kantar Ibope Media, a tendência é que os números da plataforma on-line cresçam ainda mais com a popularização da TV Conectada.
Dados divulgados pelo YouTube em 20 de fevereiro indicam que os usuários assistem mais de 1 bilhão de horas de conteúdo diariamente em uma TV, levando os criadores a repensarem a forma em que criam seus conteúdos para além do celular, tablet e PC.
É possível comparar os novos dados com as estatísticas referentes ao ano de 2022. No relatório anterior do Ibope, o consumo de plataformas de vídeo on-line era de apenas 21%, enquanto a TV linear dominava o share de audiência com 79%. Em um ano, o consumo de serviços de vídeo on-line ganhou cinco pontos percentuais.
A TV aberta segue como preferência nacional. Corroborando os dados mencionados, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou recentemente uma pesquisa que aponta o sinal aberto como principal meio de consumo de vídeo no Brasil.
Qual é seu meio favorito de assistir a conteúdo audiovisual? Comente abaixo!
Comentários