
Economia e mercado 05 Mar
06 de março de 2024 0
Sempre que uma nova versão do Android é lançada pelo Google, os desenvolvedores de aplicativos precisam fazer as adaptações necessárias para que seus aplicativos funcionem corretamente na plataforma — por isso, a empresa libera versões prévias, chamadas de Developer Preview, como está acontecendo agora com o Android 15.
É fundamental que as mudanças necessárias sejam feitas o mais rápido possível. Nesse sentido, o Google revelou na segunda-feira (04) que a Meta criou uma iniciativa chamada de “Android OS Readiness Program”, que garante que essas atualizações sejam feitas de forma ágil e eficiente antes do lançamento estável de uma nova versão do Android.
Em uma publicação no blog de desenvolvedores do Android, o Google explicou como esse processo ajudou a dona do Facebook, Instagram e Threads a adaptar seus aplicativos em apenas dois meses após o lançamento prévio do Android 14, na esperança de instigar desenvolvedores a adotarem processos semelhantes.
Apenas para fins de comparação, a Meta demorou entre sete e nove meses para adaptar seus aplicativos ao Android 12 em 2021. Dois anos depois, com o lançamento do Android 14, a gigante tecnológica aumentou sua velocidade de atualização em mais de três vezes.
Economia e mercado 05 Mar
Google 21 Fev
Para alcançar esse feito, a Meta criou o Android OS Readiness Program (“Programa de Prontidão para o Android”, em tradução livre). Trata-se de uma série de etapas automatizadas para testes e correções que reduz o tempo necessário para preparar atualizações para novas gerações do sistema operacional.
O programa foi inspirado pelos desafios da Meta em fazer adaptações para o Android 11, em 2020, causados por uma adoção lenta de ferramentas de desenvolvedores e uma abordagem descentralizada de aplicativos que tornou a solução de problemas muito mais complexa.
“Quando o Android 11 foi lançado, alguns dos aplicativos do Meta enfrentaram desafios com recursos existentes e com novos requisitos, como integração de armazenamento com escopo”, explica o Google. “Corrigir esses problemas foi complicado devido à adoção lenta de ferramentas de desenvolvedor (SDK) e à estratégia descentralizada de aplicativos.”
Com isso, a equipe da Meta automatizou o processo de preparação de versões de SDK, reduzindo o tempo de três semanas para três horas. Essa automação permitiu que a empresa testasse novas atualizações muito mais rapidamente com cada uma das versões beta do Android 14, lançado em agosto de 2023.
A preparação de lançamentos de maneira acelerada para testes e solução de problemas garantiu atualizações mais eficientes para o Facebook, Instagram, Threads e Messenger.
Como esse processo é feito a partir de automação, equipes de desenvolvimento menores também podem aproveitá-lo. O Google quer que outros desenvolvedores de aplicativos sigam os passos da Meta para centralizar e automatizar seu processo de desenvolvimento.
Caso a comunidade aceite a iniciativa, isso pode significar que os usuários terão aplicativos otimizados logo no dia de lançamento de uma nova versão do Android.
O Android 15 está atualmente em fase de testes com desenvolvedores da plataforma — incluindo fabricantes que possuem suas próprias interfaces baseadas no sistema, como One UI e HyperOS. A próxima fase será a beta pública, que permitirá aos usuários finais experimentarem a nova versão do sistema operacional em seus próprios dispositivos.
5 meses atrásJá estamos em março, e como acontece regularmente por aqui, chegou a hora de vermos quais foram os dez celulares mais buscados do mês anterior no TudoCelular.
6 meses atrásNo duelo entre estes dois smartphones intermediários chineses, temos a melhor opção de compra em qual deles? É isso que vamos descobrir agora, no Comparativo do TudoCelular.
6 meses atrásCelular intermediário da Xiaomi conta com Snapdragon 7s Gen 2 e bateria de 5.100 mAh; veja destaques e ofertas
8 meses atrásRedmi Note 13 Pro 5G e POCO X6 receberam na EEA a atualização global com HyperOS 2.0
1 ano atrásAtualização traz novas opções de personalização, melhorias de desempenho e novas funcionalidades para os celulares.
1 ano atrásO Galaxy M55 pode ser lançado no primeiro trimestre de 2024 com Snapdragon 7 Gen 1.
1 ano atrásCelular intermediário traz câmera de 108 MP e tela Super AMOLED de 120 Hz como seus principais destaques; confira as ofertas disponíveis.
1 ano atrásAo avaliar o smartphone da Xiaomi e o da Samsung, qual deles tem o melhor conjunto dentro da categoria? Você vai ficar sabendo da resposta nos próximos minutos, aqui no Comparativo do TudoCelular.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários