LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Huawei Mate 70: SoC Kirin pode ter super núcleo e atingir 1 milhão de pontos em benchmark

14 de maio de 2024 24

Atualização (14/05/2024) - MR

Um novo vazamento a respeito da linha Huawei Mate 70 sugere grandes aprimoramentos no desempenho graças a um chipset Kirin com um super núcleo. A informação foi revelada pelo informante Smart Pikachu na rede social chinesa Weibo.

Na semana passada, um vazamento alegou que o SoC ultrapassou 1 milhão de pontos ao ser testado em um benchmark. Caso as informações estejam corretas, a linha Huawei Mate 70 pode trazer desempenho de altíssimo nível.

Smart Pikachu não detalhou o super núcleo. Possivelmente, a Huawei deve trazer um novo arranjo nos núcleos do chipset Kirin especificamente para a linha Mate 70. Infelizmente, os detalhes a respeito da decisão são escassos e não há números para dimensionar essa mudança.

Rumores a respeito do desempenho da linha Huawei Mate 70 não são uma novidade. Em um deles, um benchmark com o SoC Kirin teria ultrapassado 1,1 milhão de pontos, colocando provavelmente a plataforma no nível do Snapdragon 8 Plus Gen 1. Apesar de não haver maiores detalhes, os vazamentos indicam um salto importante para os próximos flagships da marca.

Reprodução: Gizmochina.

Além disso, o informante cita a possibilidade de um lançamento estratégico da linha Huawei Mate 70 para rivalizar com o iPhone 16. Vale lembrar que não é confirmado se a fabricante chinesa irá apresentar os seus celulares em setembro ou outubro.

A linha Huawei Mate 70 será a primeira da fabricante chinesa a vir de fábrica com o novo sistema operacional HarmonyOS NEXT. Ele irá abandonar completamente o Android e trazer mais de 4.000 aplicativos nativos, com o número crescendo no futuro.

Atualização (06/05/2024) - GS

Já faz um bom tempo que ouvimos rumores sobre o poder do chipset do vindouro Huawei Mate 70, que deve superar a geração anterior, contudo, esta semana tivemos possíveis informações mais concretas.

A Huawei lançou seus mais recentes carros-chefe, a linha Pura 70, com um novo chip Kirin 9010. Embora o SoC compartilhe um processo de fabricação e arquitetura central semelhantes aos do Kirin 9000s, a Huawei otimizou o componente ainda mais para oferecer desempenho superior nos modelos mais recentes.

Um novo rumor sugere que a empresa está trabalhando em mais um chip Kirin, provavelmente para os smartphones da série Mate 70.

As informações vêm de um leaker do Weibo, @DirectorShiGuan, que revelou que a Huawei reformulou bem seu próximo chip Kirin para a série Mate 70 e tem um desempenho relativamente bom em benchmarks.

Foto: Gizmochina

O informante sugere que o novo processador poderia atingir uma pontuação de benchmark superior a 1,1 milhão de pontos. Embora o vazamento não mencione nenhuma plataforma de benchmarking específica, provavelmente está se referindo ao AnTuTu.

Para colocar isso em perspectiva, o mais recente chip Kirin 9010 do celular Pura 70 Ultra marca cerca de 927.547 pontos no AnTuTu v10. Vale notar que o Mate 60 Pro rodando com um processador Kirin 9000s tem média de 699.783 pontos no mesmo benchmark.

Foto: reprodução

No entanto, é importante lembrar que essas pontuações de benchmark podem não refletir diretamente o desempenho dos chips no uso na vida real. Precisaremos ver o desempenho do novo chip Kirin quando for lançado nos próximos smartphones Mate 70 para avaliar quaisquer melhorias de desempenho.

Você está ansioso pelo lançamento dos novos smartphones da Huawei?

Atualização (21/03/24) - JB

Com lançamento esperado para acontecer no segundo semestre deste ano, a linha Huawei Mate 70 deve trazer um chipset inédito que deve ter mais desempenho que o Kirin 9000s da geração Mate 60.

No entanto, apesar de ter suporte para 5G Plus, ele não será mais poderoso que o chip encontrado na família Huawei Mate 40. Segundo o vazador BeijingDigitalMaster, o Kirin 9000 produzido pela TSMC ainda continuará sendo a referência de "excelência" dentro do catálogo da Huawei.

O Huawei Mate 40 foi o último aparelho lançado pela chinesa antes das sações dos Estados Unidos. Por isso, o seu chipset conta com uma série de tecnologias que hoje não podem ser usadas pela Huawei.

Fontes que trabalham na cadeia de fornecimento da empresa também comentam que a linha Mate 70 deve ter leitor de digitais ultrassônico e uma série de recursos baseados em Inteligência Artificial para compensar o "baixo desempenho" bruto.

Para isso, a Huawei tem trabalhado no desenvolvimento do HarmonyOS Next com uma série de ferramentas capazes de fazer frente ao que a Samsung apresentou no Galaxy S24.

Contudo, como a empresa não comenta o assunto, salientamos que tudo permanece no campo dos rumores.

Imagem/reprodução: Huawei.

Atualização (08/03/24) - JB

Huawei Mate 70: chipset Kirin da linha pode ter suporte para conexão 5G Plus

A Huawei é conhecida por ser uma gigante não apenas no mercado de smartphones, mas também no segmento de infraestrutura de telecomunicações. Por isso, rumores dizem que a empresa quer empregar a tecnologia 5G Plus na linha Huawei Mate 70.

Os smartphones devem ser apresentados na China no segundo semestre deste ano com chipset Kirin inédito e ele poderá ter um novo modem capaz de acessar o inédito padrão de rede.

Também conhecida como 5G Advanced, a tecnologia pode atingir 10 Gbps em download e 1 Gbps upload. Ela ainda melhora em até 10 vezes o desempenho da rede e oferece conexão estável com a operadora.

Pessoas que possuem acesso aos planos da Huawei dizem que a chinesa sabe que a Apple pode habilitar o 5G Plus na linha iPhone 16 Pro graças ao modem Snapdragon X75.

Por isso, essa inclusão da tecnologia no Mate 70 também ajudaria a concorrer com a gigante de Cupertino.

Por enquanto, a Huawei não comenta o assunto, mas vazamentos anteriores revelaram que o chipset Kirin terá desempenho de Snapdragon 8 e também contará com suporte para recursos de IA e conexão NearLink.

Imagem/reprodução: acervoTC.

Atualização (06/03/24) - JB

Huawei Mate 70: chip Kirin deve oferecer recursos de IA e conexão NearLink

Além de entregar desempenho de Qualcomm Snapdragon 8, o próximo chipset topo de linha da Huawei também terá uma série de ajustes para garantir bom desempenho no processamento da Inteligência Artificial.

A informação foi revelada na China por pessoas que possuem acesso aos "bastidores" da Huawei, sendo que esse novo Kirin também será produzido dentro do processo de 5 nanômetros da SMIC.

Por isso, ele só deve ser anunciado no segundo semestre deste ano em conjunto com a família Huawei Mate 70.

Os recursos de IA da chinesa devem seguir o mesmo padrão oferecido pela Samsung na linha Galaxy S24. Ou seja, o usuário poderá fazer traduções simultâneas, editar fotos e vídeos com a ajuda da IA, receber dicas e responder perguntas complexas.

Outro destaque da linha Mate 70 será o suporte para o recurso NearLink, que funde Wi-Fi e Bluetooth para oferecer conectividade mais forte e durável em uma velocidade 6x maior.

Segundo dados da própria Huawei, o NearLink também consome 60% menos energia nessa conexão de curto alcance. Por fim, há quem aposte que a linha Mate 70 será a responsável por estrear o HarmonyOS Next, mas nada foi confirmado ainda.

Imagem/reprodução: conceito.

Texto original (20/02/24)

Huawei Mate 70: chipset Kirin da linha deve ter desempenho de Snapdragon 8, diz rumor

Enquanto prepara os últimos detalhes para apresentar o Huawei Pocket 2, a fabricante chinesa também segue avançando no desenvolvimento do chipset Kirin que deve equipar a linha Huawei Mate 70.

Nesta terça, fontes que possuem acesso à cadeia de produção da companhia revelaram que o novo chip da empresa deve igualar seu desempenho não ao do Snapdragon 8 Gen 3, mas sim ao do Snapdragon 8 Plus Gen 1.

A Huawei ainda está "atrasada" quando o assunto é desempenho bruto dos seus chips, uma vez que o atual Kirin 9000s, que equipa o Mate 60, tem resultados próximos do alcançado pelo Snapdragon 888.

Imagem/reprodução: acervoTC. Novo chipset da Huawei deve ter um avanço de desempenho, mas ainda não alcançará os concorrentes da Qualcomm.

Por mais que a Huawei não comente esse tipo de assunto, fontes dizem que a empresa não deve comparar seu novo chipset Kirin aos concorrentes do ocidente. Isso porque a empresa deve seguir uma abordagem mais "discreta", comparando a plataforma apenas com a sua antecessora.

Ou seja, uma estratégia que segue em partes o posicionamento da Apple, que costuma fazer comparação entre seus produtos, deixando de lado a concorrência.

Ainda assim, a nova plataforma da Huawei deve ser produzida dentro do processo de 5 nanômetros da SMIC, uma vez que uma nova fábrica foi inaugurada.

Além disso, para não ficar muito atrás da concorrência, a chinesa deve investir no processamento de Inteligência Artificial ao invés de priorizar o desempenho bruto.

Veja mais

O Huawei Mate 60 ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.

24

Comentários

Huawei Mate 70: SoC Kirin pode ter super núcleo e atingir 1 milhão de pontos em benchmark
Economia e mercado

Huawei Kirin 9010L: chipset inédito é encontrado em smartphone intermediário da chinesa

Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos