
Segurança 19 Abr
O Pix se tornou um dos métodos de pagamento mais popular no Brasil em 2023, consolidando um crescimento de 75% quando comparado ao ano anterior.
Segundo informações compartilhadas pelo Banco Central nas Estatísticas de Pagamentos de Varejo e de Cartões no Brasil, o Pix concentrou 39% de todas as transações financeiras em 2023.
Por outro lado, as operações com cartões (nas modalidades crédito, débito ou pré-pago) tiveram um volume de 41% no mesmo período analisado pelo BC.
Em nota, o BC disse:
O crescimento da quantidade total de transações (excluídas aquelas em espécie) observado em 2023, em comparação ao ano anterior, se deu, principalmente, pelo uso intenso do PIX pela sociedade – crescimento de 75%.
Outros dados relevantes compartilhados pelo Banco Central incluem um crescimento dos pagamentos por aproximação com cartões de crédito e débito, respondendo por 32,3% e 38% das transações, respectivamente.
Além disso, os brasileiros tem usado cada vez mais cartões pré-pago, respondendo por 23% de todas as transações com cartões, enquanto que o uso de dinheiro em espécie tem caído substancialmente por conta do Pix.
Os números do BC mostram que, em 2023, saques de dinheiro caíram 27% em relação a 2022, sendo que esse número chega a 36% quando comparado a 2019, que foi o ano em que o Pix foi introduzido no Brasil.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários