LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

HarmonyOS Next: após início de fase beta, surgem prints e vídeo com tentativa de instalar apk e mais

23 de junho de 2024 33

Atualização (23/06/2024) - DJ

Desde as restrições impostas pelo governo norte-americano contra a Huawei, temos visto por aqui a caminhada da gigante chinesa para retomar a sua presença em smartphones e tablets sem mais depender de soluções vindas dos EUA, incluindo o fornecimento de chips e sistema operacional.

Falando especificamente do OS, na última semana conferimos aqui a liberação oficial do beta do chamado HarmonyOS Next que é o avanço sobre o potencial abandono do Android como sistema operacional em prol de uma solução proprietária (algo que ainda precisamos ver se terá boa adesão no ocidente).

Graças a essa abertura do beta, finalmente podemos conferir os primeiros registros do HarmonyOS Next e também, como os usuários que já tiveram acesso estão avaliando oficialmente a novidade, que deve chegar aos aparelhos da fabricante no final de 2024.

O primeiro detalhe que vale a pena conferirmos aqui é o tão esperado teste de instalação de aplicativos para Android, também conhecidos como APK e não, não foi possível instalar o que significa dizer que realmente a distribuição parece ter se desvinculado do sistema apoiado pelo Google.

Arquivos APK não podem mais ser instalados no HarmonyOS

Obviamente, o bloqueio ainda precisa ser mais estudado para entender se realmente temos aqui um sistema que abandona de vez o Android e suas soluções ou se é apenas uma restrição embarcada no OS que em algum momento, algum entusiasta pode burlar e compartilhar com a comunidade a possibilidade.

Além dos prints, também foi compartilhado pelo mesmo usuário um vídeo curto que mostra um pouco da fluidez do sistema, a interface e suas animações, podendo ser conferido abaixo:

Como é possível observar, o HarmonyOS Next segue apostando nas mesmas soluções de interface vistas no Android (o que significa dizer uma menor curva de aprendizado para usuários) e mudanças pontuais no comportamento e identidade visual.

Muito provavelmente, nos próximos meses, veremos mais novidades a respeito do HarmonyOS Next e também, informações aprofundadas sobre ele.

E aí, você usaria um aparelho com HarmonyOS Next e sem APKs do Android?

Texto original

A chinesa Huawei confirmou que o HarmonyOS Next – a próxima geração do seu sistema operacional unificado – já está na fase beta de testes, revelando uma lista completa de aparelhos compatíveis e, mais além, confirmando a chegada da nova versão para o último trimestre de 2024 – o que contempla os meses de outubro, novembro ou dezembro.

O HarmonyOS Next é tido pela empresa como o ponto de partida para o ecossistema definitivamente conectado de vários dispositivos – de smartphones a PCs, passando por carros e aplicações do lar e tudo o que houver entre eles. Segundo a Huawei, a nova versão promete melhorias de performance de até 30% e redução de até 20% no consumo energético dos dispositivos.

Veja também

A novidade foi trazida a público por Yu Chengdong, diretor executivo da Huawei e chairman do Grupo de Negócios de Terminais e Unidade de Negócios de Soluções Automotivas Inteligentes (sim, quase três linhas para um único cargo: a Huawei tem dessas), durante a conferência anual da empresa para desenvolvedores.

Segundo Chengdong, a fase de recrutamento para os testes beta do HarmonyOS Next já começou, contemplando um número máximo de 3.000 pessoas (infelizmente, não há informação de disponibilidade global, então vamos presumir que o teste é exclusivo para usuários chineses).

Começando hoje (21) e indo até o próximo dia 28, interessados devem assinar diversos termos de confidencialidade, a fim de evitar o vazamento de informações sensíveis, para análise a ser finalizada em 9 de julho – somente a partir daí é que os candidatos saberão se foram aprovados ou não.

Uma vez aprovados, os candidatos deverão ter ou providenciar um dos seguintes dispositivos compatíveis. E falando neles...

HarmonyOS Next: dispositivos compatíveis

Smartphones

76 x 161.4 x 7.95 mm
6.69 polegadas - 2688x1216 px
79 x 163.65 x 8.1 mm
6.82 polegadas - 2720x1260 px
79 x 163.65 x 8.1 mm
6.82 polegadas - 2720x1260 px
141.5 x 156.9 x 5.3 mm
7.85 polegadas - 2496x2224 px
146.2 x 161.3 x 11 mm
8 polegadas - 2200x2480 px
Ir para página de comparação

Tablets

É importante ressaltar, no entanto, que há especificações bem detalhadas sobre esses dispositivos – versões de base, por exemplo, podem ser impeditivas da participação no teste do HarmonyOS Next mesmo que você tenha o dispositivo correto, na versão errada. A Huawei, felizmente, também detalhou isso:

HUAWEI Mate 60

  • Versão de base: 4.2.0.128 (SP2C00E100R4P16) e superior
  • Versão de destino: HarmonyOS NEXT

HUAWEI Mate 60 Pro

  • Versão de base: 4.2.0.128 (SP1C00E100R4P16) e superior
  • Versão de destino: HarmonyOS NEXT

HUAWEI Mate 60 RS | ULTIMATE DESIGN

  • Versão de base: 4.2.0.128 (SP1C786E100R4P16) e superior
  • Versão de destino: HarmonyOS NEXT

HUAWEI Mate X5

  • Versão de base: 4.2.0.128 (SP1C00E100R6P18) e superior
  • Versão de destino: HarmonyOS NEXT

HUAWEI Mate XS 典藏版

  • Versão de base: 4.2.0.128 (SP1C00E100R6P18) e superior
  • Versão de destino: HarmonyOS NEXT

HUAWEI MatePad Pro 13.2

  • Versão de base: 4.2.0.210 (C00E200R1P12) e superior
  • Versão de destino: HarmonyOS NEXT

HUAWEI MatePad Pro 13.2 典藏版

  • Versão de base: 4.2.0.210 (C00E200R1P12) e superior
  • Versão de destino: HarmonyOS NEXT

Como sempre, a Huawei ofereceu recomendações, pedindo que sejam feitos todos os backups necessários: o HarmonyOS Next é um sistema operacional em testes, então erros de compatibilidade e leitura devem ser esperados. Alguns apps, inclusive, podem nem ser transportados para a nova versão, então há que se especular que informações serão inevitavelmente perdidas se o usuário aprovado não as resguardar em algum lugar antes de iniciar o beta.


33

Comentários

HarmonyOS Next: após início de fase beta, surgem prints e vídeo com tentativa de instalar apk e mais
  • Eu estou mais é impressionado é com a fluidez do sistema! Brutal! Desejo sucesso. E que não cometa os mesmos erros que a Microsoft fez com o Windows Phone.

      • De fato é um sistema feito do zero, com zero kernel linux, zero algo do android, é ultra low voltage, e derivado do microkernel, algo que o google está tentando fazer a anos com o fucshia, Deu pra perceber pela responsividade do sistema e das interações, Dou meus parabéns a Huawei por essa tentativa de sair do lixo do android,

        Mas não se aninem fazer um sistema do zero DEMORA anos, e esse sistema não será compatível com absolutamente nada do ocidente, esqueçam app de banco, facebook, google services, snapdragon..e uma infinidade de hardwares...etc... será algo exclusivo do mercado chines e só. não creio que ela fará algo como o fucshia está tentando (com muita dificuldade) ser compatível com Apps android pela dificuldade e até mesmo pela rivalidade com os EUA.

          • Sim, eu msm não usaria um sistema assim, se não for Android pra mim, nem quero, se a Xiaomi fazer a mesma coisa, eu pulo fora...

              • Amiga tudo é Linux, o Harmony Os é Android e nunca deixaria de ser Android, já que a linguagem de programação é a mesma

                  • Eu ja penso ao contrário, Huawei quando decidir pelo mercado Global, vai com tudo pra Europa e America Latina.

                    Aqui provavelmente vai ofertar de cara um siatema de segurança para aplicativos de banco, talvez até maia seguro que o Android.

                    China ja pavimenta o caminho para redes osciais em alta qualidade, provavelmente tera soluções nativas pra Tiktok. Sistemas de Mapas usando Baidou e Glonass com soluções para comércio.

                    Carteira digital aprimorada...e tudo que precisar através do HMS.

                    Deve demorar um tanto pra liberar, ja que tudo é centrado no mercado da China...Mas acho lindo a Huawei fazer isso .. Já que a Europa é podada a não ter um sistema pra chamar de seu, com o fim da nokia e o teojan que a Microsoft foi!!!!

                    Resta o SailfishOS que só nas mãos de um bilionário pra dar certo.

                      • Ultra-low-voltage (ULV) não tem nada haver com sistema, é um processador que usa pouca energia sacrificando performance.

                        Microkernel, não "derivado do", mas sim, contém um. Um microkernel é uma arquitetura de um sistema operacional que mantém quase todos os processos fora do kernel.

                        • E zero participação dos EUA quer, dentro em breve, serão expulsos da China e terão zero participação de mercado.
                          Lembrando que a China é o maior mercado do Mundo.
                          Chora, minion.

                            • maior mercado do mundo ainda é os EUA.

                                • Não é tão gigante como décadas atrás, a ascensão da China fez brotar um mercado colossal...os 16% que a apple tinha é quase a metade do mercado Americano em volume.

                                  Se ...e se o gov chinês banir sistemas como Windows e MacOS as empresas sentirão o baque e irão elevar os valores para mercados como Europeu e Américas. Espero que iaso não ocorra.

                                  Na china OS são modificados para aderir ao que o governo impõe. O Next vai migrar tudo pra uma coisa só.

                                • "microkernel" é um termo muito abrangente, mesma coisa q dizer "derivado do sistema operacional".
                                  então de fato de qual microkernel ele é derivado ? por que fazer um do zero leva anos, sei não hein
                                  - o golpe ta aí cai quem quer

                                    • É que aparentemente isso foi desenvolvido nos últimos anos, com inúmeros profissionais e muitos bilhões de dólares investido pelo governo chinês, e ainda segue investindo pesado e desenvolvendo novas tecnologias devido a necessidade urgente deles serem auto suficientes tecnologicamente.

                                        • harmony tem derivação do microkernel REE, adaptar e personalizar um microkernel leva anos, não é só colocar pronto e está feito, não é assim, leva anos pra adaptar e criar kits de desenvolvimento e principalmente adaptar hardware pra ele. não é só colocar hardware que ta no mercado nele e pronto pq nada é compatível. Google está com uma tremenda dificuldade com o fuschsia. se vc n fosse burro vc saberia o minimo de software. não atoa é fanboys da samsung com aquele software pavoroso.

                                      • É exatamente como o Android. Até os pop ups do sistema.

                                        Tô achando difícil isso ai não ser um fork de Android.

                                        • Vai ser interessante também em computadores..

                                            • Que bom , finalmente anuncia next, pelo meus amigos na china as versão global continuam com harmony os normal para ser compatível com app Android, pois na china Sem Google vidas continuam, infelizmente fora da china que manda é Google, face e x dos americanos.

                                                • não vai ser compatível com nada de android. e ela não vai lançar um "wine" pra converter as interações do sistema pra pegar Apps android. Nem o google está conseguindo fazer isso imagina ela que tem rivalidade com os EUA e quer eliminar tudo de lá. VAI SER EXCLUSIVO DO MERCADO CHINES.

                                                    • dá tempo ainda, mude pra lá para lamber as botas do seu líder supremo xi jinping

                                                        • não precisa.
                                                          Os chineses estão chegando aqui.
                                                          Logo, vc poserá adorá-los perto de sua casa.

                                                            • Na verdade já chegaram faz anos!
                                                              Kkkkkkkkk
                                                              Todo provedor de internet usa infraestrutura com equipamentos chineses, praticamente tudo vendido aqui é fabricado na China e montado aqui.
                                                              Kkkkkk
                                                              Até os carros chineses quem dia estão invadindo o nosso mercado com ótimos modelos.

                                                          Economia e mercado

                                                          Huawei Kirin 9010L: chipset inédito é encontrado em smartphone intermediário da chinesa

                                                          Android

                                                          Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

                                                          Android

                                                          Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

                                                          Windows

                                                          Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos