
Software 13 Jun
17 de junho de 2024 58
A Huawei está dedicando grandes esforços para abandonar tecnologias estrangeiras e criar seus próprios serviços para se tornar uma empresa autossuficiente. O HarmonyOS Next, por exemplo, é uma nova geração do sistema operacional proprietário da gigante chinesa que deve marcar o fim definitivo do Android em seus dispositivos.
Espera-se que o HarmonyOS Next remova todo código-fonte que esteja relacionado aos Estados Unidos, país que sancionou várias restrições comerciais contra empresas chinesas de tecnologia, incluindo a Huawei. Com isso, o novo sistema operacional poderia chegar sem qualquer linha de código relacionada ao Android ou Linux.
HarmonyOS Next will remove all source code platform from U.S... including Linux and Android... it will become an independent system of China
— Olala🇻🇳 🇨🇳 (@olalatech1) June 16, 2024
O HarmonyOS já está presente em centenas de milhões de dispositivos. Sua versão mais recente ainda conta com tecnologias baseadas no Android e Linux. No entanto, a expectativa é que o HarmonyOS Next seja apresentado no segundo semestre de 2024, marcando o fim do uso de tecnologias dos Estados Unidos.
Isso significa que não será mais possível instalar aplicativos do Android no HarmonyOS. Para os usuários chineses, a mudança não deve ser tão impactante, uma vez que os principais serviços mais utilizados no país já estão disponíveis na AppGallery, a loja de aplicativos oficial da Huawei — equivalente à Play Store do Google.
No entanto, a Huawei deverá investir em uma grande ampliação de seu ecossistema para que o HarmonyOS Next ganhe espaço no mercado global, que é dominado pelo Android e iOS. Já existem planos para o lançamento de ferramentas semelhantes aos serviços do Google e Apple, como a Celia, uma assistente virtual baseada na IA da Huawei.
Especula-se que o HarmonyOS Next terá um gerenciamento de memória até três vezes mais eficiente que o do Android, além de garantir um desempenho gráfico mais vantajoso para celulares equipados com Kirin — linha de processadores desenvolvidos pela HiSilicon, uma designer de chips subsidiária da Huawei.
Cabe lembrar que, além de celulares e tablets, o HarmonyOS também está presente em relógios inteligentes, carros e smart TVs.
Apesar das promessas de ganho de desempenho, a principal característica que os usuários buscam é a compatibilidade de aplicativos. Yu Chengdong, CEO da Huawei, afirma que a empresa considera esse o ponto mais importante para o HarmonyOS.
A expetativa é que o HarmonyOS Next seja disponibilizado aos usuários de celulares e tablets da marca em meados de setembro de 2024. Inicialmente, o sistema operacional será liberado na China. Não há previsão para o lançamento global da plataforma.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários