LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Lista de veículos mais vendidos no 1º semestre de 2024 tem Polo como líder; confira

03 de julho de 2024 3

O Volskwagen Polo foi o carro mais vendido durante o primeiro semestre de 2024. É o que dizem os dados divulgados pela Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave) nesta quarta-feira (3). Com quase 58 mil unidades comercializadas, ele ultrapassou a Fiat Strada. Confira a lista com o top 10:

  1. Volkswagen Polo: 57.862 unidades
  2. Fiat Strada: 56.597 unidades
  3. GM/Chevrolet Onix: 43.603 unidades
  4. Hyundai HB20: 42.696 unidades
  5. Fiat Argo: 39.624 unidades
  6. Fiat Mobi: 32.240 unidades
  7. Volkswagen T-Cross: 31.519 unidades
  8. Hyundai Creta: 30.531 unidades
  9. GM/Chevrolet Onix Plus: 29.907 unidades
  10. GM/Chevrolet Traker: 28.865 unidades

Atualmente, o Brasil vive um momento em que o mercado automotivo está aquecido por diversos investimentos de montadoras que atuam no país. Nesse sentido, o primeiro semestre deste ano teve 1.143.796 novos emplacamentos de veículos, representando um aumento de 14,59% em comparação com o mesmo período de 2023.

O momento do setor pode ter relação com as condições de crédito que melhoraram ao longo de 2024, de acordo com a Fenabrave. Além disso, a inadimplência acabou diminuindo com o ciclo de redução da taxa básica de juros, implementado desde agosto do ano passado. Andreta Jr., presidente da entidade, comentou o cenário:

Quando a inadimplência cai, os bancos ficam mais confortáveis para aprovar novas fichas de crédito. Isso já está contemplado no crescimento que temos aqui. Estávamos vendendo carros que os bancos não aprovavam o financiamento. Agora, essa recusa diminuiu.

Previsões otimistas

A Fenabrave ainda aproveitou a oportunidade para revelar projeções mais otimistas em relação ao crescimento do setor. Segundo ela, espera-se que os novos emplacamentos de automóveis e comerciais leves cresça acima de 12%, chegando a 2.506.267 carros.

No caso de caminhões, a alta pode passar de 10%, alcançando 116.654 unidades. Por fim, o avanço projetado em ônibus deve ser de 20%, o que fará com que atinja 24.622 veículos. Ainda segundo Andreta Jr.:

Vendas de carros e comerciais leves são baseadas na disponibilidade do crédito. E o crédito automotivo é a Selic mais o spread [diferença entre a taxa de captação dos bancos e a cobrada do consumidor na ponta]. Isso depende mais do histórico de crédito desse consumidor.

Tragédia no Rio Grande do Sul

Esse é um dos fatores que podem causar revisão dos números, já que o mercado foi totalmente interrompido e ele tem quase 5% número total. O presidente da entidade ainda questionou:

Vamos ter que repor esses carros perdidos. Dependendo da retomada, pode ter um crescimento ainda mais forte. [...] Mas já vão retomar as vendas? Em que velocidade?

Mais sobre carros: veja os destaques de um dos últimos rankings de elétricos mais vendidos e os rumores sobre a volta do Volkswagen Golf ao Brasil.


3

Comentários

Lista de veículos mais vendidos no 1º semestre de 2024 tem Polo como líder; confira
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Especiais

Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas

Software

Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2