Economia e mercado 04 Ago
A NVIDIA deve enfrentar um período de dificuldade na fabricação de suas placas de vídeo mais avançadas devido a uma escassez de memórias GDDR6X, segundo uma reportagem divulgada pelo IT Home. Fontes da indústria afirmam que, a fim de evitar prejuízos, a fabricante utilizará módulos GDDR6, mais lentos, na produção de alguns modelos.
O baixo estoque parece já ter levado a gigante de hardware a preparar uma nova versão da GeForce RTX 4070 — uma de suas placas de vídeo mais populares — equipada com chips de memória GDDR6 de 20 Gbps, tais que são ligeiramente mais lentos que o GDDR6X, cuja velocidade máxima é de 21 Gbps.
O baixo estoque de memórias GDDR6X teria sido causado por uma falha na verificação de qualidade em um dos lotes da Micron, que é uma das principais fornecedoras da NVIDIA. O uso dos módulos mais lentos deve exigir mudanças no design dos circuitos da GeForce RTX 4070, portanto, pode levar um tempo até que o modelo seja lançado.
A GeForce RTX 4070 com memória GDDR6 parece ser identificada pelo número de SKU PG141 347. Excetuando-se pela memória mais lenta, as demais especificações da placa de vídeo devem ser idênticas às da versão original, segundo o vazador MEGAsizeGPU.
Isso significa que a “nova” placa de vídeo deve contar com a mesma GPU AD104 com 46 multiprocessadores de fluxo com 5.888 unidades de sombreamento e 184 núcleos para processamento de IA, além de cache L2 de 36 MB e TDP de 200 W. O processador gráfico deve trabalhar em conjunto com 12 GB de VRAM.
É importante observar, no entanto, que a velocidade reduzida da memória deve impactar a largura de banda da GeForce RTX 4070, portanto, deve haver uma maior latência na transferência de dados da memória de vídeo para o bloco de processamento da GPU e, por consequência, uma ligeira queda em seu desempenho.
Por outro lado, a memória GDDR6 é mais barata que a GDDR6X. Existem boas chances de que a nova versão da placa de vídeo seja vendida a preços mais baixos em comparação com o modelo original, que chegou às lojas brasileiras com preço sugerido de R$ 4.999.
Comentários