Rumores 05 Ago
A MediaTek apresentou a plataforma Helio G100 como uma “sucessora” para o Helio G99. Coloca-se entre aspas devido à falta de grandes mudanças em suas especificações, mas ganhando alguns recursos que podem melhorar a experiência de usuários de celulares intermediários, como o TECNO Camon 30S Pro, que estreia o chipset.
Nesta quarta-feira (07), a fabricante detalhou as especificações técnicas do novo processador em uma página oficial. O Helio G100 é equipado com uma CPU de 8 núcleos: dois núcleos Cortex-A76 de 2,2 GHz e seis núcleos Cortex-A55 de 2,0 GHz. Isso significa que ele possui exatamente o mesmo design de CPU do Helio G99.
Também não há grandes mudanças na GPU. O Helio G100 continua equipado com a Arm Mali-G57 MC2. A resolução de tela máxima suportada é de 2.520 x 1.080 pixels. O processador conta também com suporte para RAM LPDDR4X e armazenamento UFS 2.2
Uma área em que o chipset realmente evolui é o suporte para processamento de imagem. O Helio G99 chegou ao mercado há quase dois anos, e desde então, as câmeras de smartphones evoluíram em todos os segmentos. Com isso, o Helio G100 agora suporta câmeras de 200 MP — utilizadas principalmente em celulares de alto desempenho.
Ele também suporta captura simultânea em duas câmeras com resolução de 16 MP, além de captura de vídeo de 32 MP @ 30 FPS — o que já estava presente no Helio G99.
Outra mudança é o “Modo Elevador”, um recurso que promete restabelecer a conexão com rede móvel mais rapidamente ao sair de espaços sem cobertura — como túneis e elevadores. O chip suporta conexão 4G em dois cartões SIM com VoLTE e ViLTE.
O Helio G100 continua sendo fabricado com a litografia de 6 nanômetros da TSMC. Embora antiga, essa tecnologia ainda garante um desempenho e eficiência energética superior a outros chips da linha, como o Helio G36, que é fabricado em 12 nanômetros.
O TECNO Camon 30S Pro ainda é o único celular do mundo equipado com o Helio G100. Curiosamente, o smartphone possui câmera de 50 MP, portanto, a única vantagem que a plataforma oferece ao modelo é sua tecnologia de reconexão ágil com a rede móvel. Por ora, não há previsão de lançamento de outros dispositivos com o novo chipset da MediaTek.
Comentários