LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

TV Digital 3.0 no celular depende de união do ecossistema móvel, diz presidente do SBTVD

21 de agosto de 2024 13

Atualização (21/08/2024) - RS

A implementação da TV 3.0 no celular carece um ecossistema unido em torno da tecnologia. Dessa forma, será preciso de uma atuação em conjunto de emissoras, operadoras de telecomunicações e fabricantes de smartphones. Raymundo Barros, presidente do Fórum de Sistema Brasileiro de TV Digital Terrestre (SBTVD), falou sobre o assunto.

No caso, ele acredita que a necessidade de um ecossistema é o que possui capacidade de gerar interesse do fabricante do terminal, da operadora e do radiodifusor. Além disso, ele também explicou que:

O que estamos dizendo é que uma relação com todas as operadoras com base neste ecossistema a ser construído permitiria que os celulares recebessem o sinal aberto, gratuito e sem consumo de rede. Mas, através do SIM card e da rede 5G, essa personalização da publicidade pudesse acontecer


Em geral, o Fórum recomendou a adoção do padrão ATSC 3.0 ao Ministério das Comunicações (MCom). No entanto, essa sugestão é referente somente à recepção fixa do sinal, o que significa que a chegada aos celulares deve ficar para outro momento. Outro ponto destacado por Barros é não conhecer aparelhos compatíveis com o padrão ATSC 3.0 e o 5G Broadcast.

Quanto ao decreto de implantação da TV 3.0, a expectativa é que seja encaminhado ao presidente Lula até dezembro deste ano. A informação vem do secretário de Comunicação Social Eletrônica do MCom, Wilson Diniz Wellisch, que ainda afirmou sobre a ideia de que a publicação aconteça ainda no primeiro semestre de 2025.

Vinicius Caram, superintendente de Outorga e Recursos à Prestação da Anatel, disse que será necessário liberar de 12 a 14 canais na faixa de 300 MHz para a primeira fase da TV 3.0 no Brasil. Por fim, confira notícias anteriores sobre o desejo do governo de ampliar o número de canais e como a nova geração deve mudar a forma como conhecemos a TV.

Matéria Original (07/08/2024)

A TV 3.0 deve começar a ser implementada no Brasil ainda este ano de forma gradual e tem lançamento previsto para 2026. No entanto, ainda não há previsão para recepção broadband da nova tecnologia de televisão aberta em dispositivos móveis. Raymundo Barros, diretor executivo de tecnologia da Globo e presidente do Fórum do Sistema Brasileiro de TV Digital (SBTVD), comentou sobre o assunto:

Não é uma questão de tecnologia. Hoje, a recepção em dispositivo móvel depende da construção de um ecossistema, que compreende em fabricantes dos devices, o radiodifusor e a tecnologia que ele quiser adotar, o broadcast direct to mobile como a gente chama, e as operadoras de telecom que são os principais stakeholders. Sem que todos os players enxerguem uma real oportunidade, isso não vai andar.

Dito isso, o executivo apontou dois possíveis caminhos para o prosseguimento da nova TV em aparelhos desse segmento. Uma delas é a inserção de um novo chip nos produtos para permitir a recepção broadband. Enquanto isso, a outra opção é a implementação do 5G broadband, que provavelmente faria com que os preços dos itens subissem.

Sobre o 5G Broadcast

A questão sobre a adoção do 5G Broadcast vem sendo debatida há um bom tempo e foi mencionada quando a adoção por meio da faixa de 300MHz foi pauta. Segundo a avaliação de Barros:

O 5G Broadcast não tem capacidade de prover as experiências que a gente precisa prover as experiências que a gente precisa para tela grande. Ele foi concebido para a mobilidade. O que se espera é que as decisões tomadas na Índia criem a escala para o que vai acontecer no mundo. Se a Índia adotar o padrão ATSC 3.0 (padrão adotado nos Estados Unidos), minha opinião é que todo e qualquer fabricante que quiser ser um player no mercado indiano vai adotar isso, e se adotou ali, vai adotar para o resto do mundo


Apesar disso, ele acredita que o Brasil deve separar os debates de radiofusão para ambiente fixo e mobile:

O 5G Broadcast tem no seu DNA a facilidade de tornar os celulares vendidos aos milhões todo o ano, nesse release 18, serão capazes de receber de forma natural. E só fará sentido, ainda com escala, se nós formos capazes – radiodifusores, fabricantes de smartphones e operadoras –, de encontrarmos modelos de negócio convergente.

Enquanto isso, confira os novos canais de TV Digital que chegaram em mais 35 cidades do Brasil.


13

Comentários

TV Digital 3.0 no celular depende de união do ecossistema móvel, diz presidente do SBTVD
  • Pura lorota, não entregam nem a tv digital normal com qualidade

      • Não é melhor aperfeiçoar usar o IPTV e fazer um app com todos os canais abertos disponíveis para smartphones e smartvs?
        Para quem não sabe IPTV é um protocolo para transmissão de TV pela internet, assim como o TCP, UDP, FTP e o SMP, não tem nada a ver com pirataria.
        Em vez de investir em uma infraestrutura nova de transmissão de TV usar esses recursos para ampliar o 5G, fibra ótica e internet via satélite no pais.Essa medida exigiria pouco dos usuários, pois não é necessária a troca do aparelho para usar a TV e amplia a difusão da internet pelo brasil.

          • É engraçado ver a TV padrão se batendo por conta da internet. As grandes companhias tem que parar de tentar competir "informação centralizada vs informação descentralizada". Órgãos de governos, grandes empresas e formadores de opinião choram todo o dia porque não conseguem mais ditar os rumos das massas com tanta facilidade, nem mentir livremente na TV, já que podem ser desmentidos por qualquer tia do ZAP com um smartphone na mão. A era da informação deu o comando na mão das pessoas, e isso não irá mudar por conta de uma nova tecnologia de TV. Temo que a TV 3.0 cause uma fragmentação ainda maior no cenário atual de telecomunicações. Os produtos ficarão mais caros, e irá tornar proibitivo para diversos canais menores acompanhar os avanços necessários pra se competirem dentro do novo formato

              • Based mano, pena que ainda tem muitos gado imbecis e primatas que preferem acreditar no governo, grande mídia e nos formadores de opinião achando que tudo que eles falam é verdade, e essa TV 3.0 só vai beneficiar a elite da grande mídia, vide Globosta, SBT, Record e Band

                • Não tem necessidade nenhuma de um novo padrão de televisão digital. A qualidade 1080i já está excelente para televisão aberta. O 4K não vai fazer tanta diferença para justificar uma migração de aparelho. O ideal seria pular logo para o 8K. Nem o streaming e televisão a cabo usam o 4K direito, quem dirá a televisão aberta.

                    • Estranhamente foi "escolhido" o sistema japonês por causa da mobilidade e interação do "Ginga", o sistema foi escolhido pelo então ministro da comunicação ex funcionário de uma tal emissora, em um governo corrupto, emissora essa que há anos já tinha equipamentos adquirido comma tecnologia japonesa, já que essa emissora tinha uma parceria com a Nhk do Japão... É minha gente esse país é foda...

                        • O Ginga não pegou porque a internet se popularizou rápido nos anos 2010. Eles acharam que o Ginga ia compensar a falta de acesso a internet. Acabou que não pegou. O mesmo vale para o ATSC 3.0. É uma tecnologia que já está ultrapassada. Nem nos EUA e Coreia do Sul pegou. Quem dirá no Bostil, onde um conversor ou uma televisão com conversor integrado vão custar uma fortuna. Ainda mais as redes de televisão vão ter que trocar os transmissores para a nova tecnologia. Mudar do analógico para o digital valia a pena. A diferença é absurda. Mas quem vai mudar do 1080i para o 4K para ver televisão aberta?

                            • Pra mim isso é desperdício de dinheiro. Temos uma base de smartvs e smartphones com acesso a internet. Existe um protocolo de TV pela internet, o IPTV amplamente utilizado. Basta investir para ampliar e baratear a internet, seja 5G, fibra e via satélite e está tudo resolvido.

                            • Tem como, só que eles estão muito confusos principalmente em termos de mobilidade engraçado né a TV digital padrão japonês foi adotado aqui no Brasil em 2007 e agora vamos adotar outro sistema digital sendo o padrão atsc padrão americano
                              Acho que um simples aplicativo para celular resolveria todo esse imbróglio

                                • Essa tecnologia já ta nascendo morta. Isso ai deveria ter sido implementado quando começou as TVs 4k... todos os streaming em 4k a tempos e essa aberta aí patinando
                                  Engraçado que a copa do Mundo foi transmitida em 4k... e depois morreu?! Agora que vem esse assunto aí de novo com um monte de empecilhos! A ta!

                                  • A verdade é que a TV tá perdendo espaço, e vai continuar perdendo.

                                    Tech

                                    PS5: Sony começará a vender consoles equipados com peças de reposição

                                    Economia e mercado

                                    Huawei Kirin 9010L: chipset inédito é encontrado em smartphone intermediário da chinesa

                                    Android

                                    Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

                                    Android

                                    Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia