Economia e mercado 20 Set
A Huawei está preparando o lançamento de novos computadores que executarão o HarmonyOS, seu sistema operacional proprietário, para substituir o Windows. As informações foram confirmadas por um executivo da fabricante em meio à possível escalada das sanções comerciais dos Estados Unidos, que barram o fornecimento de tecnologias à China.
Yu Chengdong, presidente do grupo de negócios de consumo da gigante chinesa, afirma que os desktops e notebooks disponíveis atualmente na loja oficial da marca “provavelmente” serão os últimos equipados com Windows. A partir da próxima geração, os dispositivos poderão sairão da fábrica executando o sistema operacional da Huawei.
“De agora em diante usaremos o HarmonyOS”, disse Chengdong, em entrevista concedida na última sexta-feira (20), apontando uma possível nova onda de sanções comerciais como um dos motivos que levaram à decisão de substituir o Windows, que é desenvolvido pela Microsoft, uma empresa com sede nos Estados Unidos.
O HarmonyOS chegou em 2019, trazendo a promessa de ser uma alternativa ao Android e iOS. Ao longo dos anos, a plataforma acabou se transformando em uma das grandes forças no mercado de celulares e tablets da China.
A versão inicial do sistema operacional é baseada em códigos do Android Open Source Project (AOSP) e no kernel Linux, mas a expectativa é que isso também mude no futuro.
O executivo comentou sobre o HarmonyOS Next — a versão do sistema operacional que será completamente desenvolvida pela Huawei, trazendo um kernel construído sem Linux e sem suporte para aplicativos do Android. A fabricante afirma que o sistema operacional traz um melhor desempenho e segurança em comparação com rivais.
Embora seja um marco para a Huawei, criar um sistema operacional que não depende de qualquer código externo pode trazer questões de compatibilidade. O Windows é amplamente popular, o que leva a esmagadora maioria de desenvolvedores a programarem versões de seus aplicativos para o sistema da Microsoft.
Vários dos aplicativos mais utilizados na China são compatíveis com o HarmonyOS, mas sua biblioteca de programas e jogos ainda é ínfima se comparada à do Windows, portanto, é esperado que a Huawei elabore uma estratégia que facilite a transição de aplicações para uma nova plataforma com seus próximos lançamentos de PC.
Informações preliminares sugerem que o HarmonyOS para PC terá uma interface muito familiar para aqueles que utilizam o macOS da Apple, com uma "doca" para abrigar os aplicativos mais utilizados na parte inferior da tela. A expectativa é que os primeiros computadores com sistema da Huawei cheguem ao mercado no início de 2025.
Comentários