Tech 30 Out
A Nokia já conseguiu alcançar a velocidade de 50 Gb/s com uma rede de fibra óptica nos EUA, mas agora ela superou este recorde com o dobro da velocidade em uma rede na Finlândia. O mais interessante é que isto foi possível usando a rede existente da operadora Elisa aprimorada pela tecnologia Lightspan MF da Nokia.
Segundo a Nokia, a Elisa usa a sua tecnologia de fibra Nokia 10G, mas os testes realizados indicam que ela pode elevar a velocidade da sua rede em até 10 vezes com a nova PON 100G.
O teste demonstra como as operadoras podem atualizar facilmente sua rede de fibra para atender à demanda por conectividade mais rápida e confiável. A Nokia é o único fornecedor que oferece suporte a todas as opções de PON de próxima geração, incluindo tecnologias PON 10G, 25G, 50G e futuras tecnologias PON 100G.
A compatibilidade é possível graças a plataforma Altiplano da Nokia, utilizada pela Elisa atualmente, o que permite a implementação de novas tecnologias para elevar a largura de banda disponível para seus clientes.
Sami Rajamäki, da Elisa, comentou o que espera do futuro da operadora com as novas tecnologias da Nokia:
Seremos os primeiros na Europa a mostrar velocidades PON de até 100G em um teste de rede de fibra ao vivo e demonstrar os recursos de classe mundial que podemos oferecer para oferecer suporte à próxima geração de serviços de banda larga. [...] É impossível prever todos os novos casos de uso para velocidades mais rápidas [...] mas sabemos que, por exemplo, os usuários de jogos online e industriais estão entre os primeiros a se beneficiar de conexões de banda larga cada vez mais rápidas.
Este investimento deve se tornar cada vez mais comum entre as operadoras de fibra óptica, pois o Nokia Bell Labs estima que apenas o tráfego baseado em inteligência artificial deve atingir impressionantes 91 exabytes por mês até 2030 somente na Europa Ocidental.
Comentários