
13 Dezembro 2024
19 de novembro de 2024 19
Após um breve período de espera, o realme 13 Plus finalmente foi oficializado no mercado brasileiro e ele já está na bancada do TudoCelular.
Posicionado pela marca chinesa como um smartphone voltado ao público gamer, este dispositivo se destaca por entregar chipset Dimensity 7300 Energy, até 12 GB de RAM e carregamento rápido de 80W.
Além disso, temos em mãos um aparelho mais fino que o seu antecessor e que também tem uma linguagem de design bastante chamativa.
Conheça mais o novo smartphone da realme neste texto ou no vídeo listado acima.
O realme 13 Plus é um smartphone um tanto chamativo. Isso porque a marca apostou em uma linguagem visual que traz grande módulo de câmeras redondo no topo.
Além disso, há duas tonalidades na tampa traseira, algo que a realme explica que foi inspirado nas “curvas rápidas e na velocidade de um carro de corrida”.
Na parte onde está o módulo de câmeras, temos um tom opaco, enquanto na metade inferior há uma textura brilhante em uma "pegada" mais marmorizada. O realme 13 Plus está disponível em duas cores: dourado e roxo.
As laterais do smartphone são achatadas e isso facilita muito a pegada, sendo que segurar o realme 13 Plus é algo super tranquilo, principalmente para pessoas de mãos menores.
Isso porque, apesar do tamanho, a espessura de 7,6 milímetros e o peso de apenas 185 gramas é algo que ajuda muito no dia a dia.
Outro destaque importante desta geração é que a certificação IP54 do modelo anterior evoluiu para o IP65, garantindo mais resistência contra água e poeira.
Isso sem falar que há a tradicional porta P2 para fones de ouvido com fio, algo que pode ajudar muito a quem ainda tem o costume de usar fones do gênero.
Na caixa, a realme manda o smartphone, cabo USB-C, o carregador, capa protetora, película, chave de remoção da bandeja de chip e os tradicionais manuais.
Para nós aqui do TudoCelular, a empresa também mandou alguns mimos extra na "Supply Drop", como botões para facilitar a jogatina e um cooler para ampliar o poder de resfriamento.
Lançado com tela OLED de 6,67 polegadas, o realme 13 Plus tem painel com resolução FHD Plus e taxa de atualização indo até 120 Hz. É possível fazer o "travamento" dela em 60 Hz para economizar bateria, deixar em 120 Hz para mais desempenho ou optar pelo modo automático nas configurações.
O brilho padrão desse display é de 600 nits, mas ele pode chegar a 2.000 nits em ambientes bem iluminados ou caminhadas externas. Em suma, é uma marca mais do que suficiente para ver conteúdo fora de casa.
Outro ponto relevante é a boa calibração do sensor de digitais alocado sob essa tela. Ele funciona de forma eficiente e vai desbloquear rapidamente quando necessário.
Esse smartphone também entrega som estéreo. A equalização é eficiente, garantindo bons níveis de médios e agudos, sendo que o volume é alto o suficiente para não te deixar na mão quando há muita gente falando no ambiente.
Passando para o chipset, é aqui que a realme destaca o bom desempenho do realme 13 Plus em games. Esse smartphone tem a plataforma MediaTek Dimensity 7300 Energy.
Ela é produzida em 4 nanômetros e trabalha em conjunto com até 12 GB de RAM e 512 GB de armazenamento interno.
Caso você precise, ainda é possível expandir a RAM na modalidade virtual para chegar a 26 GB de RAM e o armazenamento com até 1 TB se usar um cartão MicroSD.
Em uso moderado, o Dimensity 7300 Energy se sai muito bem, mas é em games que a realme promete ótimo desempenho.
Nos testes iniciais feitos aqui para este hands-on, notamos que a câmara de vapor de aço inoxidável realmente faz diferença e o smartphone não esquenta muito, algo que garante que o chipset consiga entregar desempenho máximo.
Alguns títulos citados pela marca, como Free Fire, PUBG, Honor of Kings, Call of Duty chegaram a uma marca próxima dos 90 fps prometidos no material de divulgação, mas é claro que nós vamos testar mais a fundo esse celular e trazer mais detalhes na análise completa.
Nos testes iniciais de benchmarks, tivemos 1047 pontos em single-core e 2935 pontos em multi-core no Geekbench 6 e 745.602 pontos no AnTuTu.
Em conectividade, temos 5G, Wi-Fi 6, Bluetooth 5.4 e NFC para pagamentos por aproximação com a Carteira do Google.
O realme 13 Plus tem bateria de 5.000 mAh e esse smartphone também suporta carregamento rápido de 80W, sendo um dos mais rápidos nessa faixa de preço, sendo que o carregador vem na caixa.
Em testes iniciais, é possível perceber que você precisa de algo em torno de 20 minutos de tomada para atingir 50% de carga, algo que é uma ótima marca para esse segmento.
A empresa ainda promete 2 horas de games com apenas 10 minutos de tomada, mas isso é algo que vamos explorar na nossa análise completa.
O realme 13 Plus é um smartphone que sai da caixa com Android 14 rodando por baixo da interface realme UI 5.0.
A interface proprietária da realme se destaca por entregar uma abordagem mais minimalista e não tão carregada como outras interfaces chinesas.
Além disso, a navegação é boa, a abertura de aplicativos é rápida, as transições e efeitos também funcionam perfeitamente sem qualquer engasgo.
Como esperado, como esse aparelho é posicionado para o público gamer, é claro que ele tem o modo GT embarcado no seu software.
Essa função foi "herdada" da linha realme GT e aqui ela busca permitir que o usuário faça ajustes de potência na CPU e GPU, além de entregar um modo de foco para evitar distrações e notificações incômodas.
O usuário também pode alterar a voz de personagens, usar filtros e inicializar seus games mais rapidamente. Isso sem falar que o modo GT também permite ver a temperatura do aparelho, o fps dos games e outras informações relevantes.
Em suma, é algo bem focado em games, enquanto o AI Boost 2.0 ajusta o desempenho dos aplicativos mais usados pelo usuário para entregar fluidez com o aumento do uso.
É uma otimização interessante que ainda não deu para gente ver na prática, uma vez que tiramos o aparelho da caixa recentemente.
O realme 13 Plus tem câmera principal de 50 MP e um sensor auxiliar de 2 MP para dados de profundidade, perdendo a opção ultrawide da geração passada.
Além disso, o usuário pode tirar selfies com a lente frontal de 16 MP.
Começando pelo sensor principal, uma vez que ele é basicamente o único na traseira, podemos dizer que esse Sony LYT-600 está bem calibrado e consegue entregar boas fotos naqueles ambientes ditos ideias.
Ou seja, em dias ensolarados e ambientes externos, sendo que há bom registro de detalhes, cores próximas da realidade e quase nenhuma distorção.
Você também pode usar o modo HDR para conseguir fotos mais saturadas, sendo que a estabilização óptica ajuda muito no foco e na gravação de vídeos, que pode chegar a 4K a 30 fps no sensor principal.
Falando sobre a câmera secundária, ela é até que eficiente para tirar fotos no modo retrato, mas você vai precisar de um pouco de paciência para acertar o foco.
Isso sem falar que um sensor ultrawide - e porque não um telefoto - seria muito mais útil, mas talvez a empresa não conseguisse atingir o preço desejado pelo consumidor médio.
Por fim, a câmera frontal de 16 MP trabalha até que bem, não exagerando muito na suavização dos tons de pele, mas saiba que a gravação de vídeos é limitada a 1080p a 30 fps.
O realme 13 Plus é um smartphone apresenta um bom conjunto naquilo que ele se propõe a fazer bem.
Ou seja, a tela é competente com leitor de digitais integrado, há som estéreo, processador que entrega bom desempenho para quem vai jogar e bastante RAM com armazenamento.
Também é preciso citar como outro ponto positivo a presença do carregamento rápido de 80W. Ele certamente deve fazer a diferença em dias corridos.
Contudo, as câmeras não empolgam muito e isso pode afastar aquele usuário que até curte jogar, mas também é ávido por tirar fotos.
Em resumo, o realme 13 Plus é uma boa escolha para quem gosta de games, quer um celular com carregamento rápido e uma boa tela.
O preço oficial do realme 13 Plus começa em R$ 2.299 pela versão com 256 GB de memória e 8 GB de RAM e chega a R$ 2.699 na opção com 12 GB + 512 GB.
As vendas começam no dia 25 de novembro pela loja oficial da realme no Mercado Livre e os preços promocionais são válidos até o dia 3 de dezembro.
A empresa também irá oferecer um fone de ouvido realme buds T110 para todos que comprarem o realme 13 Plus em lojas físicas selecionadas entre os dias 28 de novembro e 7 de dezembro.
Mais informações você confere aqui.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários