
Economia e mercado 30 Out
Novas informações indicam que Qualcomm e NVIDIA podem estar planejando depender menos da TSMC para fabricação dos seus chips em 2nm, colocando parte das suas fichas na cadeia de produção da Samsung.
Para entender melhor o caso, embora a empresa de Taiwan seja uma das principais companhia da atualidade quando o assunto é fabricação de chips, outras empresas também oferecem suas soluções. E uma delas é a Samsung.
Segundo informações recentes, a Apple deve abrir mão – ao menos por enquanto – da fabricação em 2nm da TSMC para os chips que equipariam seus smartphones em 2025. Mas um novo rumor indica que a empresa de Cupertino não está sozinha, já que NVIDIA e Qualcomm também parecem estar olhando para a Samsung.
De acordo rumores iniciais, a Apple poderia estar planejando usar o processo de 2nm da TSMC para o Apple A19 Pro, que deve equipar alguns dos iPhones em 2025. No entanto, informações recentes indicam que a companhia pode ter adiado o pedido de produção para 2026 graças aos altos custos e baixa capacidade de produção da TSMC para a nova litografia.
Informações da indústria indicam que a TSMC não tem medido esforços para iniciar a produção em massa de chips usando nós de 2nm. Inclusive, a empresa estaria à frente da corrida, com rendimentos de produção na casa dos 60%, conduzindo testes de produção junto a clientes.
A companhia estaria expandindo a sua capacidade de produção dos atuais 10 mil wafers por mês para 80 mil wafers mensais. No entanto, os frutos desse projeto só começariam a ser colhidos em 2026. Com isso, os custos para produção ainda estariam exorbitantes e, como mencionado, a capacidade ainda parece ser limitada.
Apple, NVIDIA e Qualcomm são especuladas como as primeiras marcas que lançarão chips usando o processo de 2nm. A ida das duas últimas para a Samsung seria um alívio para a divisão de chips da companhia, já que embora empresas um pouco menores tenham contratos vigentes com a sul-coreana, grandes clientes como estes são necessários para tornar o negócio lucrativo.
No entanto, o caminho da Samsung não é fácil. Embora Qualcomm e NVIDIA já estejam – supostamente – conduzindo testes usando o processo de 2nm da Samsung Foundry, a empresa tem uma imagem um tanto quanto negativa para desconstruir.
No passado, chips da Qualcomm de 4nm produzidos pela divisão foram marcados por enfrentarem problemas de superaquecimento e consequente redução de desempenho. Depois, seu processo de 3nm também não emplacou. E recentemente, boatos deixaram a entender que alguns dos Exynos poderiam ser fabricados pela TSMC.
Então, a nova oportunidade pode levar para dois caminhos: da glória, melhorando sua imagem frente ao mercado, ou de uma nova derrota, afundando a divisão ainda mais.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários