
Segurança 20 Fev
27 de fevereiro de 2025 24
O Brasil deve trabalhar para atrair a construção de data centers para processamento de Inteligência Artificial no nordeste, especialmente nos estados do Ceará e Piauí.
O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, autorizou que o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, resolva os problemas regulatórios para construção desses estabelecimentos na região.
Com isso, o governo brasileiro deve disputar a atenção das conhecidas "big techs" com Estados Unidos e países da União Europeia. Isso poque Donald Trump, presidente norte-americano, também tem oferecido US$ 20 bilhões em incentivos para data centers.
Conforme publicado pela Folha, a medida do governo brasileiro deve permitir que governadores do nordeste possam fechar contratos de construção de data centers de IA abastecidos com energia solar e eólica.
Ou seja, algo que reduziria os custos de manutenção e que tem capacidade de atrair grandes empresas.
O Ministério de Minas e Energia já publicou um relatório sobre o assunto onde destaca que a principal vantagem do Brasil é a sua ampla disponibilidade de energia renovável e de baixo custo.
No entanto, para que essas big techs se instalem no nordeste, é preciso investir em redes de estabilização e transmissão de energia, algo pensado para evitar problemas com interrupção e sobrecarga.
Por enquanto, o governo federal ainda formata o texto do decreto-lei para garantir que a união faça o investimento nos equipamentos e redes necessários para fornecimento de energia.
Em contrapartida, as empresas precisariam se comprometer a construir o data center no Brasil. A previsão é de que o plano detalhado seja anunciado formalmente em março.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários