
Segurança 15 Abr
23 de abril de 2025 5
Graças as regulações impostas pela União Europeia (UE), vimos a Apple sendo obrigada a deixar sua porta de carregamento proprietária de lado em prol do USB-C, assim como uma abertura do Android (Google) e do iOS em função de lojas de aplicativos de terceiros.
Agora, uma nova medida deve melhorar as baterias de smartphones e tablets, já que uma nova regulação do bloco econômico deve obrigar que estes dispositivos carreguem consigo seu próprio selo EPREL (“Registro Europeu de Produtos para Rotulagem Energética”, em tradução livre). Confira um modelo do selo:
Como você já pode ter associado pela imagem acima, o selo EPREL da UE é muito semelhante ao nosso conhecido selo Procel (Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica) e basicamente, serve para o mesmo propósito: orientar os consumidores na escolha de produtos com os melhores níveis de eficiência energética; que gastam menos energia.
Assim como acontece por aqui, por lá o selo também é visto em todos os eletrodomésticos comercializados. Mas uma nova categoria será incluída ainda este ano.
A partir do próximo dia 20 de junho, uma versão modificada do EPREL também deve ser vista em telefones fixos, smartphones, celulares básicos e tablets com tela de 7 a 17,4 polegadas comercializados nos países parte da União Europeia. Ao menos por enquanto, celulares dobráveis e com telas roláveis não serão incluídos na regulação.
A nova versão do selo, específica para estas novas categorias de produtos, irá exibir classificações para sete categorias:
Mas a novidade não se resume ao selo. Para cumprir a nova regulação, os fabricantes também terão que atender novos critérios estabelecidos pela União Europeia para continuar a comercializar seus produtos nos países do bloco. Então, os dispositivos terão que cumprir alguns requisitos:
A partir da data comentada, fabricantes, representantes autorizados e importadores devem registrar os modelos de produto que serão vendidos na UE por meio da plataforma EPREL, gerenciada pela Comissão Europeia. As marcas devem exibir dados precisos nos selos dos produtos, mas para garantir a confiabilidade dessas informações, a Comissão irá verificar os dados relacionados ao desempenho da bateria, reparabilidade e classificação IP contra água e poeira.
E você, o que acha da nova regulação? Acredita que ela também deveria chegar ao Brasil? Conta para a gente aqui nos comentários!
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários