
Apple 28 Mai
28 de maio de 2025 14
O governo Trump não acredita que a Apple repassará aos consumidores o impacto das tarifas impostas à empresa, conforme revelou o diretor do Conselho Econômico dos EUA, Kevin Hassett. Com menção às necessidades da cadeia de suprimentos, o chefe de economia norte-americano reforçou ainda que a proposta das taxas não possui "intenção de ferir" a Maçã.
Em entrevista à rede de notícias CNBC, Hassett afirmou que "todos estão tentando fazer parecer que é uma catástrofe se há pequenas taxas [na Apple] agora", sinalizando que haveria margem para a companhia negociar. O diretor também diz que será preciso "esperar para vermos o que acontece", e que a ideia não é "ferir a Apple".
Além das múltiplas tarifas de importação já aplicada a setores como os de matéria-prima, a gigante de Cupertino está sujeita a sofrer com taxas adicionais de 25%, conforme anunciou o presidente Donald Trump em sua rede social Truth. O objetivo é forçar a companhia a levar a produção de iPhones e outros dispositivos aos EUA.
Realizar essa transição não é uma tarefa fácil nem barata, ao colocarmos na conta os custos de levantar novas fábricas no país norte-americano, além da mão de obra bem mais cara em comparação aos valores praticados na China e na Índia, onde está atualmente concentrada a fabricação de aparelhos da Maçã.
Diante desse cenário, analistas apontam que a Apple deve preferir absorver as tarifas em vez de investir em fábricas nos EUA, já que os impactos nas contas da companhia seriam muito menores. Essa também parece ser a aposta de Trump, como deu a entender o diretor do Conselho Econômico, que vai além ao sugerir que não haveria repasses aos consumidores.
"Se você pensar que a Apple tem uma fábrica em algum lugar que possui um número definido de iPhones para produzir e que precisa vendê-los custe o que custar, então a Apple vai absorver essas tarifas, não os consumidores, porque é um suprimento elástico", explicou Hassett.
In terms of profitability, it's way better for Apple to take the hit of a 25% tariff on iPhones sold in the US market than to move iPhone assembly lines back to US.https://t.co/ycTwPmQyEp pic.twitter.com/VPRRpj0caU
— 郭明錤 (Ming-Chi Kuo) (@mingchikuo) May 23, 2025
As taxas de 25% sobre dispositivos fabricados em outros países também afetariam mais marcas, e estão previstas para entrar em vigor a partir do final de junho. Vamos ter de esperar para vermos qual será a movimentação da Apple e de concorrentes frente às tarifas.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários