
Tech 11 Jun
25 de junho de 2025 15
Atualização (25/07/2025) - JS
Ainda faltam dois meses para a Qualcomm revelar o chipset Snapdragon 8 Elite Gen 2. Porém, vazamentos a respeito do hardware ajudam o público a ter uma noção do que esperar da nova plataforma focada em celulares topo de linha de 2026.
Algumas semanas após benchmarks revelarem que o chip pode receber um salto evolutivo considerável, agora o SoC volta aos holofotes. Um vazamento recente revela que o 8 Elite Gen 2 pode realmente chamar a atenção de quem gosta de números altos no AnTuTu, pois tudo indica que o hardware será 50% mais rápido do que o smartphone mais veloz no ranking atualmente, batendo 4 milhões de pontos.
A novidade chama a atenção, já que informações expõe que o desempenho dos núcleos de performance será de 4,60 GHz e não 5 GHz, como relatado em junho. Considerando esse dado como certo, seria um reajuste numérico de 7% nos clocks. Entretanto, na prática, esse crescimento pode ultrapassar tal porcentagem.
Afinal, a migração para o processo de litografia de 3 nm pode garantir ao processador um reajuste considerável em sua velocidade. Assim como a CPU opera com evolução, a GPU também seguirá o mesmo caminho, com a Adreno 840 atingindo 1,20 GHz.
Matéria Original (12/06/2025)
A Qualcomm deve lançar o seu novo chipset topo de linha Snapdragon 8 Elite Gen 2 em setembro deste ano e o Digital Chat Station publicou o que devemos esperar do novo SoC.
Com base em um benchmark vazado, o informante revelou que o Snapdragon 8 Elite 2 deve apresentar arquitetura Oryon de segunda geração, algo que deve garantir mais de 4.000 pontos em single-core no Geekbench 6.
Já a pontuação em multi-core deve ultrapassar os 11.000 pontos.
A título de comparação, o Snapdragon 8 Elite de primeira geração conquistou 3.100 e 9.800 pontos, respectivamente.
Além do salto considerável em desempenho, o Snapdragon 8 Elite Gen 2 também deve apresentar cache de 16 MB e GPU Adreno 840 atualizada para garantir boa experiência em games exigentes.
Por enquanto, a Qualcomm não comentou o vazamento. Mesmo assim, rumores ainda indicam que o chipset terá arquitetura de CPU 2+6 com a velocidade máxima de clock podendo chegar a 5 GHz.
A plataforma será construída pela TSMC dentro do seu processo de 3 nanômetros de terceira geração e a CPU terá frequência de 4,4 GHz, algo que é um pouco maior que os 4,32 GHz da geração anterior.
A previsão é de que o Snapdragon 8 Elite Gen 2 seja lançado inicialmente nos Xiaomi 16 e 16 Pro, enquanto os OnePlus 15, realme GT 8 Pro e iQOO 15 recebem o chipset na sequência.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários