
24 Abril 2015
07 de maio de 2015 5
A prática do desbloqueio de números de série dos aparelhos celulares está com os dias contados em São Paulo. O projeto de lei que restringe a venda de aparelhos capazes de realizar essa operação foi sancionado pelo Governador Geraldo Alckmin (PSDB) nesta quarta-feira (6).
Com a nova lei, os estabelecimentos precisarão de uma autorização para trabalhar com desbloqueio do Imei (sigla em inglês para o número de série dos dispositivos). Os comerciantes que desejarem possuir um aparelho para essa tarefa e evitar que sua inscrição estadual cancelada, deverão obter a licença através do Departamento de Capturas e Delegacias Especializadas (Decade), da Polícia Civil. Os sócios das empresas infratoras também serão impedidos de exercer a atividade por cinco anos.
Se o estabelecimento fizer o comércio sem autorização, vai ser lacrado e perde o CNPJ
Para o Governador, a medida será capaz de ajudar no combate aos furtos de celulares, uma vez que os números são mantidos bloqueados. Em fevereiro, já se tornou obrigatório fornecer o Imei ao fazer um boletim de ocorrência. A Polícia Civil é capaz de acionar diretamente as operadoras telefônicas para fazer o bloqueio de um aparelho mas, com os desbloqueadores, os criminosos podem reverter a situação a seu favor.
Agora, com a nova lei, aliada a uma fiscalização rigorosa, é possível que o índice de roubos diminua, uma vez que se tornará mais difícil desbloquear os aparelhos roubados. Para saber o número de série de 15 dígitos do seu aparelho, basta conferir na embalagem ou na nota fiscal. Também é possível consultar o aparelho discando *#06#.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários