LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Galaxy M54 vs Moto G73: o que define um duelo entre celulares bem diferentes? | Comparativo

31 de maio de 2023 24

Chegou a hora de mais um duelo entre a Samsung e Motorola aqui no TudoCelular. De um lado temos o Galaxy M54, um intermediário com bateria gigante, e do outro o Moto G73, como opção mais avançada da marca no segmento de intermediários em 2023. Apesar de terem preços bastante próximos, os dois possuem configurações bem diferentes. Qual será o melhor? É isso que vamos descobrir.

Índice do comparativo

Design e conectividade

Samsung Galaxy M54

Motorola Moto G73

Iniciamos pelo design e logo de cara vemos que o Galaxy é o maior dos dois, mas em troca entrega mais tela. Ele também é mais espesso e pesado por conta da bateria mais generosa, o que não deve incomodar a todos.

Ambos são feitos de plástico, seja no acabamento da traseira ou laterais. A diferença está na finalização com o M54 apostando em visual brilhante e o Moto G73 com acabamento fosco. Enquanto a Motorola ainda adota moldura para as câmeras na traseira, o intermediário da Samsung segue os mais caros da marca e aposta em visual minimalista.

77.3 x 164.9 x 8.4 mm
6.7 polegadas - 2400x1080 px
73.84 x 161.42 x 8.29 mm
6.5 polegadas - 2400x1080 px
Ir para página de comparação

A Samsung e a Motorola adotaram leitor biométrico integrado ao botão de energia em seus intermediários e a tecnologia responde bem em ambos. O Moto G73 se destaca por ter conector para fones de ouvido, algo que a Samsung vem abandonando em boa parte de sua linha. Temos gaveta híbrida nos dois, o que permite expandir o armazenamento desde que você abra mão de ter um segundo chip.

Ambos trazem suporte a conectividade 5G para redes de nova geração, mas o Galaxy M54 leva vantagem por ser compatível com Wi-Fi de sexta geração e ter acesso a redes domésticas mais rápidas. Os dois são equipados com NFC e Bluetooth 5.3.

Começamos nosso duelo com um ponto para cada.

Melhor construção

Ambos

Melhor proteção contra arranhões

Galaxy M54

Visual mais moderno

Galaxy M54

Slot é híbrido ou dedicado?

Ambos

Melhor solução do notch

Nenhum

Melhor solução da biometria

Ambos

Melhor certificação de resistência?

Nenhum

Qual é mais fino e leve?

Moto G73

Tem NFC?

Ambos

Tem Wi-Fi 6?

Galaxy M54

Bluetooth mais avançado

Ambos

Multimídia e software

Tela


O Galaxy M54 traz a maior tela com 6,7 polegadas contra 6,5 polegadas do rival. É um painel Super AMOLED que alcança brilho superior comparado ao IPS LCD mais simples adotado pela Motorola. Ele também vence em contraste com preto perfeito e amplo ângulo de visão.

Por mais que a tela do M54 tenha bom nível de brilho, faltou suporte a HDR10 para tirar melhor proveito de serviços de streaming, mas essa tecnologia também está ausente na tela do Moto G73. Os dois possuem taxa de atualização de 120 Hz que reduz a velocidade em conteúdo estático para ajudar a economizar bateria.

Ponto para o Galaxy em tela.

Melhor tecnologia de tela

Galaxy M54

Melhor brilho de tela

Galaxy M54

Mais cores

Nenhum

Melhor resolução de tela

Nenhum

Tela maior

Galaxy M54

Melhor proporção tela/corpo

Galaxy M54

Tela de Hz elevada?

Ambos

Melhor proteção contra arranhões

Galaxy M54

Qualidade geral da tela

Galaxy M54

Som


Nenhum dos modelos do nosso comparativo chega a impressionar em áudio. O Galaxy possui apenas um alto-falante que limita a experiência a áudio mono. Há excesso de agudos que distorcem o som quando o volume está no máximo.

O Motorola possui dois alto-falantes para som estéreo, mas não empolga na potência entregue. Ele também carece de um bom equilíbrio sonoro entre graves, médios e agudos. Há suporte a Dolby Atmos como no rival, porém aqui temos uma experiência mais imersiva por causa do alto-falante extra. Além disso, a entrada para fones de ouvido ainda é importante para algumas pessoas.

Vitória para o Moto G73 em áudio.

Som é estéreo?

Moto G73

Possui entrada P2?

Moto G73

Maior equilíbrio de frequências

Moto G73

Potência sonora

Moto G73

Vem fones de ouvido na caixa?

Nenhum

Software


Ambos saem da caixa com Android 13 com a diferença da interface que roda por cima, sendo a MyUX no Moto G73 e a One UI no Galaxy. A Motorola garante que seu intermediário será atualizado para o Android 14 futuramente, mas sem nenhuma promessa além dessa versão. A Samsung garante quatro updates para o M54, assim veremos o Android 17 nele algum dia. Além disso, há atualizações de segurança por cinco anos.

O Moto G73 traz software mais limpo, porém com alguns recursos bacanas. Há alguns truques como gestos para acessar seu app ou recurso favorito tocando duas vezes na traseira. Há também a Pasta Segura, um recurso similar ao que temos na linha Galaxy. Ela permite proteger seus apps e mídias confidenciais com uma senha de acesso diferente daquela usada para desbloquear o aparelho.

O Galaxy M54 parte para uma experiência mais rica com muitos recursos que vão além do Android por padrão. E tudo flui bem sem pesar na experiência geral.

Daremos ponto ao Galaxy em software.

Sistema bem atualizado?

Ambos

Sistema será atualizado futuramente?

Ambos

Qual sistema ou personalização tem mais e melhores recursos?

Galaxy M54

Há rede móvel 5G?

Ambos

Software mais fluido

Ambos

Desempenho
Samsung Galaxy M54
Motorola Moto G73

O intermediário da Motorola vem equipado com Dimensity 930 da MediaTek, enquanto o Galaxy M54 traz o Exynos 1380 da própria Samsung e também presente em outros intermediários recentes da marca. Há 8 GB de RAM em ambos os modelos, mas qual será que entrega o melhor desempenho?

O Moto G73 foi mais rápido em nosso teste de velocidade e o Galaxy M54 ficou acima em benchmarks, mas a diferença foi pequena em ambos os casos. E apesar de termos diferentes chips gráficos, a experiência com jogos foi similar: Call of Duty rodou bem na qualidade alta com alguns recursos extras ativados. No PUBG tivemos boa experiência na opção HD com taxa de quadros em alta e anti-aliasing e demais recursos habilitados.

Assim, damos um ponto a cada em desempenho.

Quem se sai melhor no teste de abertura?

Moto G73

Quem leva a melhor nos jogos mais exigentes?

Ambos

Quem tem os melhores números de benchmark?

Galaxy M54

Qual o processador mais atualizado?

Nenhum

Qual tem melhor equilíbrio de RAM/processador?

Nenhum

Qual tem mais armazenamento?

Nenhum

Bateria
Samsung Galaxy M54
Motorola Moto G73

Chegamos ao ponto de destaque do Galaxy M54, a sua grande bateria de 6.000 mAh. Esse não é o único celular do segmento com tamanha capacidade, mas ainda é muito comum ver celulares com 5.000 mAh, como é o caso do Moto G73.

Em nossos testes tivemos uma grande diferença entre os dois, com o Galaxy passando das 31 horas em uso moderado incluindo jogos. Nas mesmas condições tivemos o Moto G73 alcançando 24 horas de autonomia.

O Motorola leva vantagem na recarrega por vir com carregador de 30W contra um de apenas 15W da Samsung. Ele leva metade do tempo para encher totalmente a bateria.

Como cada um tem sua vantagem, daremos empate em bateria.

Qual tem mais bateria?

Galaxy M54

Qual recarrega mais rápido?

Moto G73

Qual dura mais de acordo com o teste de bateria do TC?

Galaxy M54

Tem carregamento sem fio?

Nenhum

Câmeras

O Galaxy M54 traz conjunto com câmera de 108 MP, ultra-wide de 8 MP e uma dedicada para macros com resolução de 2 MP. O Moto G73 tem câmera principal de 50 MP e apenas uma câmera que mescla ultra-wide de 8 MP com foco automático para macros. Qual conjunto é melhor na captura de fotos?

Temos boas fotos registradas com ambos os modelos. O Galaxy turbina as cores sem exagerar na saturação, enquanto o da Motorola aposta em cores mais próximas da realidade. Apesar da maior resolução no M54, não espere fotos mais nítidas, exceto se você usar o modo 108 MP sem compressão e sacrificar mais espaço do armazenamento.

A ultra-wide do Galaxy é melhor e sofre menor perda de nitidez nas bordas e também captura imagens mais claras à noite. Aliás, o modo noturno é um pouco mais eficiente no smartphone da Samsung, assim como o zoom digital que perde menos detalhes do que está distante. Já o HDR e o modo macro são melhores no modelo no Moto G73.

Ponto para o Galaxy M54.

Melhor conjunto de câmera traseira

Ambos

Melhores fotos de dia

Galaxy M54

Melhores fotos noturnas

Galaxy M54

Conjunto mais versátil

Ambos

Melhor ultrawide

Galaxy M54

Melhor teleobjetiva

Nenhum

Melhor macro

Moto G73

Melhor profundidade

Galaxy M54

Fotos capturadas com o Galaxy M54

O Moto G73 traz câmera frontal de 16 MP, enquanto o seu rival possui sensor com o dobro de resolução. Isso, no entanto, não garante que tenhamos selfies com o dobro de nitidez. Até é possível ver mais detalhes registrados nos cenários, mas o que importa é que a pessoa fotografada terá mais detalhes da pele e tonalidade corretos no Moto G73.

A vantagem do Galaxy fica para selfies noturnas. Apesar de nenhum impressionar em locais com pouca luz, o Moto G73 apresenta maior granulação e perda de detalhes nas bordas. O modo retrato de ambos é eficiente independente da condição de luz do local.

Assim, daremos um ponto a cada.

Melhor conjunto de câmera frontal

Nenhum

Câmera frontal grava em 4K?

Galaxy M54

Melhor selfie

Ambos

Fotos capturadas com o Moto G73

O Moto G73 consegue competir bem em fotos com o Galaxy M54, mas é na filmadora que ele fica bem abaixo do rival. A começar pela resolução limitada a apenas Full HD, enquanto o Galaxy M54 filma em 4K com a traseira e a frontal.

O intermediário da Samsung também apresenta foco mais ágil e melhor estabilização por conta do seu sistema óptico. Ambos capturam áudio estéreo com o Galaxy sofrendo menos com ruídos de vento.

Fechamos câmera com mais um ponto para o M54.

Possui estabilização óptica?

Galaxy M54

Possui estabilização eletrônica?

Ambos

Foco ágil

Galaxy M54

Grava em 8K a 30 fps?

Nenhum

Grava em 4K a 30 fps?

Galaxy M54

Melhor captação de áudio

Galaxy M54

Melhor qualidade de vídeo

Nenhum

Preço

O Moto G73 chegou ao mercado nacional em fevereiro de 2023 por R$ 2 mil, enquanto o Galaxy M54 chegou dois meses depois por R$ 1 mil a mais. Atualmente é o intermediário da Motorola que está com preço mais acessível e isso é importante para muitos consumidores que buscam um bom celular sem pagar caro.

Assim daremos o último ponto do nosso comparativo ao Moto G73.

Qual teve melhor preço de lançamento no Brasil?

Moto G73

Qual tem menor custo atual?

Moto G73

8.1 Hardware
6.2 Custo Benefício

Samsung Galaxy M54

Comparar Aviso de preço
7.4 Hardware
7.1 Custo Benefício

Motorola Moto G73

Comparar Aviso de preço

Conclusão

Se você está em dúvida entre os intermediários da Motorola e Samsung, agora sabe que o Galaxy M54 é a melhor escolha. Ele traz Wi-Fi mais atual, tem tela AMOLED com brilho superior, sistema mais completo com atualizações por vários anos, sua bateria dura mais e faz melhores fotos e vídeos.

Isso não quer dizer que o Moto G73 seja um celular ruim. Além de ser mais barato, ele traz entrada padrão para fones de ouvido, tem som estéreo, é mais rápido no multitarefas, sua bateria recarrega na metade do tempo e faz selfies com tom mais natural.

RESULTADO

Samsung Galaxy M54: 8 PONTOS

  • Design minimalista e Wi-Fi de sexta geração
  • Tela AMOLED com brilho superior
  • Sistema mais completo e atualizações por vários anos
  • Melhor em benchmarks
  • Autonomia de bateria superior
  • Melhores câmeras traseiras
  • Melhores selfies noturnas
  • Filmadora superior

Motorola Moto G73: 6 PONTOS

  • Mais compacto e entrada para fones
  • Som estéreo
  • Mais rápido no multitarefas
  • Menor tempo de recarga
  • Tom de pele mais natural em selfies
  • Menor preço
(atualizado em 24 de junho de 2024, às 13:38)

24

Comentários

Galaxy M54 vs Moto G73: o que define um duelo entre celulares bem diferentes? | Comparativo
Economia e mercado

Huawei Kirin 9010L: chipset inédito é encontrado em smartphone intermediário da chinesa

Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos