LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Galaxy M54 vs M53: qual o melhor entre os irmãos reis da bateria? | Comparativo

06 de junho de 2023 2

O Galaxy M54 é um dos celulares mais buscados no site do TudoCelular e até mesmo o seu antecessor vive aparecendo em nosso top 10. Isso mostra que essa linha intermediária da Samsung com foco em bateria realmente chama a atenção do público brasileiro. E claro que não poderíamos deixar de fazer um comparativo entre as duas gerações. Será que o novo realmente é superior ou o antigo ainda é uma melhor compra? Vamos descobrir.

Índice do comparativo

Design e conectividade

Samsung Galaxy M54

Samsung Galaxy M53

O design mudou e o Galaxy M54 traz visual mais alinhado com os modelos mais caros da Samsung e até mesmo com os intermediários da linha Galaxy A. Aquele bloco saltado com quatro câmeras no estilo cooktop top foi eliminado e os sensores agora são organizados em linha vertical.

O visual minimalista deixa o intermediário da Samsung com ar de celular mais moderno. A parte frontal, por outro lado, não sofreu mudanças nessa geração e ainda temos o entalhe em formato de furo na parte superior e bordas finas que fazem bom aproveitamento da área frontal. As medidas seguem praticamente as mesmas de antes, com a exceção da espessura e peso que aumentaram por conta da bateria que cresceu.

77.3 x 164.9 x 8.4 mm
6.7 polegadas - 2400x1080 px
77 x 164.7 x 7.4 mm
6.7 polegadas - 2400x1080 px
Ir para página de comparação

O acabamento segue feito em plástico liso, seja na traseira ou laterais. A tela conta com proteção Gorilla Glass 5 em ambas as gerações e isso garante boa proteção contra riscos e quedas. Não foi dessa vez que a Samsung trouxe certificação IP67 para resistência à água, que continua exclusiva da linha Galaxy A e dos modelos mais caros.

Temos leitor biométrico integrado ao botão de energia na lateral direita que funciona bem em ambos, assim como gaveta híbrida para dois chips ou um cartão de memória no slot secundário. Há conectividade 5G e NFC nos dois, mas o Galaxy M54 vem com Wi-Fi de sexta geração para conexão mais veloz e Bluetooth mais atual.

Assim, iniciamos o duelo com o primeiro ponto para o M54.

Melhor construção

Ambos

Melhor proteção contra arranhões

Ambos

Visual mais moderno

Galaxy M54

Slot é híbrido ou dedicado?

Ambos

Melhor solução do entalhe

Nenhum

Melhor solução da biometria

Ambos

Melhor certificação de resistência?

Nenhum

Qual é mais fino e leve?

Galaxy M53

Tem NFC?

Ambos

Tem Wi-Fi 6?

Galaxy M54

Bluetooth mais avançado

Ambos

Multimídia e software

Tela


Em tela não tivemos mudanças de uma geração para a outra. Ambos contam com painel Super AMOLED Plus com 6,7 polegadas, resolução Full HD+ e taxa de atualização de 120 Hz. Temos nível de brilho similar e que garante boa visibilidade fora de casa mesmo em dias ensolarados.

Não há suporte a HDR10 para aproveitar ao máximo serviços de streaming como temos em alguns celulares mais caros da Samsung. Pelo menos temos ótimas cores, amplo ângulo de visão e contraste infinito para preto de verdade.

Daremos empate em tela.

Melhor tecnologia de tela

Ambos

Melhor brilho de tela

Ambos

Mais cores

Nenhum

Melhor resolução de tela

Nenhum

Tela maior

Nenhum

Melhor proporção tela/corpo

Nenhum

Tela de Hz elevada?

Ambos

Melhor proteção contra arranhões

Ambos

Qualidade geral da tela

Ambos

Som


A Samsung continua investindo em som estéreo apenas na linha Galaxy A e o M54 traz apenas um único alto-falante, assim como o seu antecessor. Em termos de potência sonora, ambos ficam empatados. Eles não chegam a entregar áudio potente que se destaque na categoria, mas também não decepcionam.

Em termos de qualidade sonora é o Galaxy M53 que leva a melhor. Ele reproduz áudio com melhor equilíbrio entre graves, médios e agudos. O M54 tende a exagerar nos graves, o que acaba distorcendo quando o volume está no máximo e ofuscando completamente os médios. Pelo menos há equalizador com Dolby Atmos que pode ajudar a minimizar o problema.

Ponto para o Galaxy M53 em áudio.

Som é estéreo?

Nenhum

Possui entrada P2?

Nenhum

Maior equilíbrio de frequências

Galaxy M53

Potência sonora

Nenhum

Vem fones de ouvido na caixa?

Nenhum

Software


O Galaxy M53 foi lançado com Android 12 e recebeu atualização para o Android 13 modificado pela One UI 5, sendo esta versão também presente no Galaxy M54. Como o modelo mais recente chega com versão mais atual do sistema do Google, ele receberá updates por mais tempo.

De resto, não há diferenças na parte de software. Os dois apresentam a mesma interface com recursos comuns encontrados na maioria dos celulares da Samsung, como o suporte a temas ou o Tela Edge para adicionar atalhos dos seus apps favoritos e acessá-los rapidamente de qualquer lugar.

Não temos todos os recursos presentes nos celulares mais caros da marca, como o Samsung Dex, mas este também está ausente na linha Galaxy A. O software flui bem e não tende a apresentar lentidão mesmo em uso mais pesado com vários apps abertos ao mesmo tempo.

Daremos ponto ao Galaxy M54 por maior longevidade em software.

Sistema bem atualizado?

Ambos

Sistema terá mais atualizações?

Galaxy M54

Qual sistema ou personalização tem mais e melhores recursos?

Ambos

Há rede móvel 5G?

Ambos

Software mais fluido

Ambos

Desempenho
Samsung Galaxy M54
Samsung Galaxy M53

Entre as poucas mudanças entre as duas gerações, tivemos uma evolução no quesito hardware. O chipset adotado no Galaxy M54 é o Exynos 1380, o que deve entregar desempenho superior ao Dimensity 900 do modelo anterior com seu processador mais veloz.

Pelo menos é o que temos em benchmarks com o Galaxy M54 alcançando números superiores. A parte decepcionante fica para o gerenciamento de memória, com o modelo mais recente perdendo para o antecessor em nosso teste de velocidade focado no multitarefas. A diferença não é grande e ambos apresentam boa experiência com apps no dia a dia.

E qual leva a melhor em jogos? Os dois vão bem em todos os principais games para Android. No Call of Duty temos boa experiência na qualidade alta mesmo com recursos extras ativados. O mesmo acontece com o PUBG na qualidade HD e anti-aliasing habilitado.

Um ponto para cada em desempenho.

Quem se sai melhor no teste de abertura?

Galaxy M53

Quem leva a melhor nos jogos mais exigentes?

Ambos

Quem tem os melhores números de benchmark?

Galaxy M54

Qual o processador mais atualizado?

Galaxy M54

Qual tem melhor equilíbrio de RAM/processador?

Nenhum

Qual tem mais armazenamento?

Nenhum

Bateria
Samsung Galaxy M54
Samsung Galaxy M53

A bateria cresceu de 5.000 mAh para 6.000 mAh, o que garante ao modelo mais recente uma maior autonomia. Isso foi conferido em nosso teste padronizado com o Galaxy M54 passando das 31 horas de uso moderado, o que mostra um bom salto comparado às 26 horas do modelo antigo.

Com o Galaxy M54 você pode passar o final de semana fora de casa sem precisar se preocupar em levar o carregador. E mesmo aqueles que jogam ou fazem uso pesado do celular, terão bateria tranquilamente para o dia todo.

O que não evoluiu foi o tempo de recarga. A Samsung ainda segue mandando carregador de apenas 15W na caixa que demora 2 horas para encher a bateria.

Ponto para o Galaxy M54 em autonomia de bateria.

Qual tem mais bateria?

Galaxy M54

Qual recarrega mais rápido?

Galaxy M53

Qual dura mais de acordo com o teste de bateria do TC?

Galaxy M54

Tem carregamento sem fio?

Nenhum

Câmeras

O conjunto fotográfico sofreu poucas mudanças: a câmera principal de 108 MP foi mantida e agora conta com estabilização do tipo óptica para reduzir os tremidos em vídeos e ajudar a fotografar à noite. A câmera responsável pelo desfoque foi abolida e ficaram a ultra-wide e macro de antes.

E como isso impacta na qualidade? O Galaxy M53 registra boas fotos em qualquer situação de luz, enquanto o Galaxy M54 é ainda melhor. Ele registra cores mais vibrantes durante o dia com HDR e contraste na medida. As fotos noturnas saem mais claras e com mais detalhes, enquanto a ultra-wide sofre menos em locais escuros por conta do melhor modo noturno.

O desfoque é feito via software e apresenta bons resultados, o que mostra que a remoção da câmera dedicada não faz falta. A macro continua como a mais fraca do conjunto e raramente consegue fotos detalhadas.

Ponto para o Galaxy M54 em câmera.

Melhor conjunto de câmera traseira

Ambos

Melhores fotos de dia

Galaxy M54

Melhores fotos noturnas

Galaxy M54

Conjunto mais versátil

Ambos

Melhor ultrawide

Galaxy M54

Melhor teleobjetiva

Nenhum

Melhor macro

Nenhum

Melhor profundidade

Nenhum

Fotos capturadas com o Galaxy M54

Também ficamos sem novidades na câmera frontal que manteve o sensor de 32 MP com a mesma abertura focal de antes. Em dias ensolarados temos selfies com nitidez e cores similares entre os dois. O desfoque de fundo funciona bem e apresenta poucos erros na separação entre planos.

Em selfies noturnas também temos resultados próximos. O Galaxy M53 lida melhor em fotos contra a luz, mas o M54 apresenta nitidez superior. Nenhum sofre com excesso de ruídos em locais escuros e o modo retrato ainda faz um bom trabalho.

Daremos um ponto a cada.

Melhor conjunto de câmera frontal

Nenhum

Câmera frontal grava em 4K?

Ambos

Melhor selfie

Ambos

Fotos capturadas com o Galaxy M53

Os dois gravam vídeos em 4K com a câmera principal e a frontal, enquanto a ultra-wide fica limitada à resolução Full HD. Temos qualidade similar nas filmagens com foco ágil e boa captura de som estéreo. O Galaxy M54 leva vantagem na estabilização por conta do OIS presente em sua câmera principal. Ele reduz de forma mais eficiente os tremidos sem comprometer a qualidade.

Ponto para o Galaxy M54 em vídeos.

Possui estabilização óptica?

Galaxy M54

Possui estabilização eletrônica?

Ambos

Foco ágil

Ambos

Grava em 8K a 30 fps?

Nenhum

Grava em 4K a 30 fps?

Ambos

Melhor captação de áudio

Ambos

Melhor qualidade de vídeo

Nenhum

Preço

O Galaxy M53 chegou ao mercado em maio de 2022 por R$ 3,5 mil e o M54 chegou por aqui em abril de 2023 por R$ 3 mil. É interessante ver que o novo modelo não chegou mais caro ao Brasil e atualmente ambos podem ser encontrados por valores bastante próximos.

Desta forma, daremos um ponto a cada.

Qual teve melhor preço de lançamento no Brasil?

Galaxy M53

Qual tem menor custo atual?

Ambos

8.1 Hardware
6.1 Custo Benefício

Samsung Galaxy M54

Comparar Aviso de preço
7.3 Hardware
5.4 Custo Benefício

Samsung Galaxy M53

Comparar Aviso de preço

Conclusão

Depois de analisar todos os pontos desses intermediários da Samsung, podemos chegar à conclusão que o Galaxy M54 é a melhor escolha, apesar de apresentar evoluções sutis. Ele traz design mais moderno, tem bateria que dura mais, suas câmeras registram melhores fotos, enquanto o software receberá atualizações por mais tempo.

O Galaxy M53 ainda é um ótimo celular que traz a mesma tela, mas tem som de melhor qualidade. Mesmo com seu hardware menos potente, ele se saiu melhor em nosso teste de velocidade focado no multitarefas e suas câmeras também registram boas fotos e o software traz os mesmos recursos do modelo mais atual. Vale a pena trocar o antigo pelo novo? Achamos que não.

RESULTADO

Samsung Galaxy M54: 9 PONTOS

  • Design mais atual e conectividade superior
  • Tela grande com brilho forte e ótimas cores
  • Receberá atualizações por mais tempo
  • Números maiores em benchmarks
  • Autonomia de bateria superior
  • Melhor experiência fotográfica
  • Selfies mais nítidas
  • Filmadora com melhor estabilização
  • Menor preço de lançamento

Samsung Galaxy M53: 5 PONTOS

  • Tela grande com brilho forte e ótimas cores
  • Qualidade sonora superior
  • Melhor gerenciamento de RAM
  • Selfies com melhor equilíbrio entre luz e sombra
  • Mais barato em ofertas
(atualizado em 16 de junho de 2024, às 15:00)

2

Comentários

Galaxy M54 vs M53: qual o melhor entre os irmãos reis da bateria? | Comparativo
Economia e mercado

Huawei Kirin 9010L: chipset inédito é encontrado em smartphone intermediário da chinesa

Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos