LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Galaxy S23 FE vs Edge 40: qual celular mais se aproxima de um top de linha? | Comparativo

06 de janeiro de 2024 23

O Galaxy S23 FE e o Edge 40 possuem uma proposta bastante semelhante. Os dois aparelhos buscam entregar uma experiência avançada, com características acima de um intermediário comum, porém algumas economias em relação a um top de linha.

Neste embate entre o smartphone da Samsung e o da Motorola, qual é a alternativa mais interessante para o consumidor? O Comparativo do TudoCelular mostra a resposta em detalhes para você.

Índice do Comparativo

Design e conectividade

Samsung Galaxy S23 FE

Apesar de serem pensados para um público similar, estes aparelhos são bem diferentes no design. O Galaxy tem as câmeras colocadas individualmente na parte de trás, com uma superfície mais plana na frente e na tampa. Do outro lado, o Edge usa um bloco quadrado que destaca as lentes, além das suas bordas curvas, para dar um tom mais moderno.

Os dois possuem uma estrutura de alumínio, só que a construção da traseira se diferencia. O S23 FE utiliza um vidro, coberto com proteção Gorilla Glass 5. Já o Edge 40 aposta em um plástico liso ou em um material que imita couro, a depender da cor escolhida. Sem falar que é o dispositivo da Motorola que fornece o corpo mais compacto e leve da dupla.

Motorola Edge 40

Mas eles também trazem algumas semelhanças. Entre elas, destacamos o notch em forma de furo centralizado, o leitor biométrico colocado sob a tela e a presença da certificação IP68, para garantir alta resistência contra água e poeira.

Não espere neles uma possibilidade de expandir o armazenamento, visto que ambos dispensam um slot para cartão microSD. Na parte de conectividade, estes celulares suportam Wi-Fi de sexta geração e NFC, só que o Bluetooth 5.3 do coreano é um pouco mais avançado que a versão 5.2 do rival.

A Samsung marca pela melhor construção; e a Motorola pontua por ter tamanho e peso menores.

Melhor construção

Galaxy S23 FE

Melhor proteção contra arranhões

Galaxy S23 FE

Visual mais moderno

Edge 40

Slot é híbrido ou dedicado?

Nenhum

Melhor solução do notch

Nenhum

Melhor solução da biometria

Ambos

Melhor certificação de resistência

Ambos

Qual é mais compacto e leve?

Edge 40

Tem NFC?

Ambos

Tem Wi-Fi 6?

Ambos

Bluetooth mais avançado

Galaxy S23 FE

76.5 x 158 x 8.2 mm
6.4 polegadas - 2340x1080 px
71.99 x 158.43 x 7.58 mm
6.55 polegadas - 2400x1080 px
Ir para página de comparação

Multimídia e recursos

Tela


O Galaxy conta com uma tela Dynamic AMOLED 2X de 6,4 polegadas, menor e com menos aproveitamento frontal que o painel OLED de 6,55 polegadas presente no Edge. A Samsung tenta responder com o vidro Gorilla Glass 5, para dar uma proteção contra arranhões.

Os dois dispositivos entregam uma resolução Full HD+, para ótima definição de imagens, e compatibilidade com a tecnologia HDR10+, que melhora a reprodução em serviços de streaming compatíveis. Nível de brilho, cores e ângulo de visão também não serão um problema neles.

O que vai fazer a diferença aqui é a fluidez. Isso porque o Edge 40 possui uma taxa de atualização de 144 Hz, com melhor suavidade que a de 120 Hz presente no display do S23 FE.

A Motorola anota o ponto em tela.

Melhor tecnologia de tela

Nenhum

Melhor brilho de tela

Nenhum

Mais cores

Nenhum

Melhor resolução de tela

Nenhum

Tela maior

Edge 40

Melhor proporção tela/corpo

Edge 40

Tela de Hz elevada?

Edge 40

Melhor proteção contra arranhões

Galaxy S23 FE

Qualidade geral da tela

Edge 40

Som


As fabricantes não economizaram em som e inseriram nestes modelos um sistema estéreo. Na prática, os smartphones aproveitam o alto-falante de chamadas como canal secundário, para ampliar a imersão do usuário.

Os dois não decepcionam na alta potência sonora, só que o áudio um pouco desbalanceado entre as saídas torna o Motorola melhor neste item. Ao menos, você vai encontrar um bom equilíbrio entre graves, médios e agudos neles.

Tanto uma marca quanto a outra não colocam mais conector físico padrão para fones de ouvido em suas linhas mais avançadas. Também fica de fora um acessório adaptado na embalagem.

É ponto para o Edge.

Som é estéreo?

Ambos

Possui entrada P2?

Nenhum

Maior equilíbrio de frequências

Nenhum

Potência sonora

Edge 40

Vem fones de ouvido na caixa?

Nenhum

Sistema


Estes aparelhos saem da caixa com o Android 13 como sistema operacional nativo. A Samsung garante quatro grandes atualizações de software e cinco anos de updates de segurança, enquanto a Motorola promete apenas duas mudanças do “robozinho” e quatro anos de patches, que nem sempre são mensais.

As duas interfaces fluem bem, tanto pelas otimizações de cada lado, quanto pela elevada taxa de atualização no painel deles. A tecnologia 5G também aparece por aqui, para permitir uma rede móvel mais veloz.

Passando para os recursos, o S23 FE se destaca pelas funções do Always-on Display, pelos atalhos do Tela Edge e pela possibilidade de expandir a RAM com parte do armazenamento. Já o Edge 40 oferece os tradicionais gestos para abrir a câmera ou ligar a lanterna, o acesso rápido com dois toques na traseira e os atalhos da Barra Lateral. Ambos ainda podem se transformar em um PC portátil, seja pelo Samsung DeX da coreana, ou pelo Ready For do Edge.

A longevidade acaba pesando neste embate e dá o ponto para o Galaxy.

Sistema bem atualizado?

Ambos

Sistema será atualizado futuramente?

Galaxy S23 FE

Qual sistema ou personalização tem mais e melhores recursos?

Nenhum

Há rede móvel 5G?

Ambos

Software mais fluido

Nenhum

Desempenho
Samsung Galaxy S23 FE
Motorola Edge 40

O S23 FE vem equipado com o chip Exynos 2200, da própria Samsung, enquanto o Edge 40 estreia a plataforma Dimensity 8020, da MediaTek. Considerando que ambos possuem 8 GB de RAM, qual é o mais rápido da dupla? Fizemos os nossos testes e vimos uma vantagem pequena de três segundos para o Galaxy. Ele levou a melhor principalmente na primeira rodada, durante a abertura dos aplicativos.

A superioridade da Samsung é reforçada nos benchmarks, com uma vitória folgada da Edição para Fãs do S23 no AnTuTu. Já em jogos, você terá uma alta performance mesmo nos games mais complexos com as duas opções.

Com o melhor desempenho nos experimentos que fizemos, o coreano fica com o ponto.

Quem se sai melhor no teste de abertura?

Galaxy S23 FE

Quem leva a melhor nos jogos mais exigentes?

Ambos

Quem tem os melhores números de benchmark?

Galaxy S23 FE

Qual o processador mais atualizado?

Edge 40

Qual tem melhor equilíbrio de RAM/processador?

Ambos

Qual tem mais armazenamento?

Nenhum

Bateria
Samsung Galaxy S23 FE
Motorola Edge 40

O Galaxy traz uma bateria com capacidade de 4.500 mAh, ligeiramente maior que a de 4.400 mAh presente no Edge. E como eles se comportam na prática? Vimos uma autonomia um pouco maior no coreano, que é o único da dupla a passar das 24 horas de duração nos nossos testes padronizados.

Quando vamos para o carregamento, o cenário se inverte. Enquanto o S23 FE precisa de pouco mais de uma hora para completar o processo, com seu acessório de 25 W, o Edge 40 utiliza seu TurboPower de 68 W para chegar nos 100% em 43 minutos conectado na tomada.

Maior autonomia contra menor tempo de recarga. Damos um ponto para cada.

Qual tem mais bateria?

Galaxy S23 FE

Qual recarrega mais rápido?

Edge 40

Qual dura mais de acordo com o teste de bateria do TC?

Galaxy S23 FE

Tem carregamento sem fio?

Ambos

Câmera

Temos dois conjuntos fotográficos liderados por uma câmera principal de 50 MP. Ainda que não alcancem a perfeição, estes smartphones são capazes de tirar fotos com boa nitidez e ótimas cores, além de uma faixa dinâmica satisfatória. À noite, eles também acertam nas imagens, ao tornar o registro mais claro, sem afetar os tons e o contraste.

A ultrawide deles faz boas capturas em locais bem iluminados, mas já sofrem um pouco mais em ambientes escuros. Pelo menos, a lente mais ampla da Motorola tem foco automático, que possibilita ser usada também para fazer macros de alta qualidade.

A Samsung responde com uma lente teleobjetiva, que possui zoom óptico de três vezes para fotos de longe sem perder a qualidade.

Com pontos positivos de cada lado, temos mais um empate.

Melhor conjunto de câmera traseira

Nenhum

Melhores fotos de dia

Nenhum

Melhores fotos noturnas

Nenhum

Conjunto mais versátil

Galaxy S23 FE

Melhor ultrawide

Ambos

Melhor teleobjetiva

Galaxy S23 FE

Melhor macro

Edge 40 (via ultrawide)

Melhor profundidade

Nenhum

Fotos tiradas com o Samsung Galaxy S23 FE

Somente a filmadora do Galaxy grava vídeos em 8K a 24 fps ou 4K a 60 fps. A do Edge 40 fica restrita à resolução 4K a 30 fps. A qualidade é melhor no coreano, tanto em imagem quanto em som. Mesmo assim, você terá nos dois uma estabilização óptica eficiente para lidar com os tremidos e um foco ágil.

Este é um ponto fácil para o S23 FE.

Possui estabilização óptica?

Ambos

Possui estabilização eletrônica?

Ambos

Foco ágil

Ambos

Grava em 8K a 24 fps?

Galaxy S23 FE

Grava em 4K a 60 fps?

Galaxy S23 FE

Melhor captação de áudio

Galaxy S23 FE

Melhor qualidade de vídeo

Galaxy S23 FE

Fotos tiradas com o Motorola Edge 40

A câmera frontal do Galaxy tem 10 MP. Já a do Edge conta com 32 MP. Mas não pense que os números no papel se traduzem na prática. Os dois registram selfies com boa nitidez, cores e tom de pele durante o dia, só que o S23 FE tira fotos superiores à noite e consegue um modo retrato com menos erros no desfoque. Sem falar que o coreano também filma em 4K a 60 fps na frente, enquanto o concorrente não passa dos 30 fps.

Assim, temos outro ponto para a Samsung.

Melhor conjunto de câmera frontal

Galaxy S23 FE

Câmera frontal grava em 4K a 60 fps?

Galaxy S23 FE

Melhor selfie

Galaxy S23 FE

Preço

Estes dispositivos foram lançados oficialmente no Brasil, pelo mesmo preço sugerido de R$ 4.000. Mas você já verá grandes diferenças no mercado atual. O Galaxy S23 FE é encontrado por pouco menos de R$ 3.000, ainda mais caro que o valor de cerca de R$ 2.000 cobrado pelo Edge 40 no varejo brasileiro.

Portanto, a Motorola leva o último ponto do duelo.

Qual teve melhor preço de lançamento no Brasil?

Edge 40

Qual tem menor custo atual?

Edge 40

8.1 Hardware
7.2 Custo Benefício

Samsung Galaxy S23 FE

Comparar Aviso de preço
7.7 Hardware
6.4 Custo Benefício

Motorola Edge 40

Comparar Aviso de preço

Conclusão

Neste confronto entre celulares avançados, vimos um grande equilíbrio no placar final, com o modelo da coreana vencedor por uma diferença simples. De toda a forma, a sua escolha deverá depender do que for a prioridade em um aparelho.

O Galaxy S23 FE atrai quem deseja uma construção premium, atualizações de software por muito mais tempo, desempenho mais rápido e uma bateria com maior autonomia, ainda que a diferença seja pequena. Sem falar nos vídeos com maior qualidade de imagem e som, e nas selfies superiores na maioria das condições.

Do outro lado, o Edge 40 tem seu potencial na parte multimídia, pela sua tela maior e com melhor fluidez, e pelo som mais potente. Ele também entrega o corpo mais compacto e leve, o tempo de carregamento mais rápido e pode ser encontrado mais barato no mercado nacional.

RESULTADO

Samsung Galaxy S23 FE: 7 PONTOS

  • Construção mais premium
  • Sistema com maior longevidade
  • Melhor desempenho multitarefas
  • Bateria com maior autonomia
  • Câmeras traseiras com lente teleobjetiva
  • Vídeos com melhor qualidade de imagem e som
  • Selfies com modo noturno superior e melhor modo retrato

Motorola Edge 40: 6 PONTOS

  • Design mais compacto e leve
  • Tela maior e mais fluida
  • Som mais potente
  • Bateria com menor tempo de recarga
  • Câmeras traseiras com melhores macros
  • Menor preço no mercado brasileiro atual

Você prefere os benefícios do Galaxy, ou as vantagens do Edge? Qual é o melhor da categoria na sua opinião? Interaja conosco!

(atualizado em 25 de maio de 2024, às 13:16)

23

Comentários

Galaxy S23 FE vs Edge 40: qual celular mais se aproxima de um top de linha? | Comparativo
Economia e mercado

Huawei Kirin 9010L: chipset inédito é encontrado em smartphone intermediário da chinesa

Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos