LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Conheça seis "tablets" da Nokia projetados antes do N1

21 de novembro de 2014 13

O Nokia N1 foi lançado recentemente, sendo o primeiro tablet com Android a ser comercializado sob a marca da finlandesa. O dispositivo, apesar de não ter sido projetado pela empresa, vem para manter o nome da Nokia no mercado, evitando que os usuários se esqueçam da companhia, e fazendo assim com que ela não tenha que recomeçar do zero quando puder voltar a fabricar seus próprios aparelhos.

Entretanto, o que muitas pessoas não sabem é que a Nokia já possui tablets desde o ano de 2001, o que significa que não é exatamente uma novata neste mercado, apesar das aparências. Por isso, resolvemos separar os aparelhos projetados anteriormente pela finlandesa, para que todos possam ter uma ideia se ela poderá em breve lançar um modelo por conta própria, ou se continuará mesmo licenciando seu nome para outras fabricantes.

Nokia M510 (2001)

O "tablet" lançado nove anos antes do primeiro iPad possuía um visual bem interessante para a época, parecendo um "tamagotchi" gigante. Entretanto, o aparelho sequer chegou a ser comercializado, tendo seu projeto encerrado após 1.000 unidades terem sido fabricadas.

Aparentemente, o dispositivo não chegou ao público devido ao receio dos acionistas da Nokia com relação à aceitação das pessoas, pois em 2001 não era comum uma pessoa querer ler e-mails e acessar a Internet fora de casa, sendo que naquela época as conexões ainda eram "discadas" e possuíam uma velocidade extremamente limitada.

Ainda assim, o tablet era bem avançado, possuindo uma tela touch de 10 polegadas com resolução de 800x600 pixels, capaz até mesmo de reconhecer toques de uma caneta stylus, conexão USB e WiFi, tudo isto pesando apenas 1,8Kg. Ele possuía ainda uma série de aplicativos nativos, como gerente de e-mails, calendário, quadro de notas e muitos outros.

Nokia N770 (2005)


O Nokia N770 foi lançado no ano de 2005 com o nome de "aplicação wireless para Internet", não sendo considerado pela empresa como um tablet, até pelo fato deste conceito ainda estar encaminhando na época. Entretanto, o dispositivo pode certamente ser visto como um, pois possuía muitas das características de seus sucessores.

O aparelho contava com uma tela de 4,1 polegadas com resolução de 800x480 pixels (uma ótima densidade de 225 pixels por polegada), além de um processador de 252MHz fabricado pela TI OMAP, 64MB de RAM e 128MB de armazenamento interno, dos quais 64MB ficavam disponíveis para o usuário. Havia ainda compatibilidade com redes WiFi e Bluetooth, leitor de cartões RS-MMC e rodava o sistema operacional Maemo.

Dentre as suas funcionalidades, podemos destacar a possibilidade de rodar aplicativos como browser de Internet, leitor RSS, Google Search, jogos e até mesmo OppenOffice. O dispositivo se manteve no mercado por dois anos, sendo vendido inicialmente por US$ 350.

Nokia N800 (2007)

Lançado no começo de 2007, este dispositivo também não era considerado um tablet, devido ao seu tamanho. Entretanto, ele pode ser visto com seu predecessor, tendo em vista as características, tanto físcias quanto lógicas. O dispositivo possuía um design bem interessante, sendo semelhante a um Nintendo DS.

Mesmo não tendo sido um sucesso de vendas, o aparelho contava com especificações de hardware interessantes, como um processador rodando a 400MHz, 128MB de RAM e 256MB de armazenamento interno, podendo ser expandido por meio de dois slots para cartões de memória.

Ele contava ainda com uma câmera capaz de capturar imagens em VGA, e uma versão mais atual do Maemo OS, que possuía compatibilidade com o navegador MicroB, baseado no Mozilla Firefox, e diversas outras funções interessantes, como o Skype

Nokia N810 (2007)

Com a insuficiência nas vendas do N800, a Nokia foi obrigada a se mexer, lançando no final do mesmo ano uma versão atualizada do dispositivo. Apesar da pequena mudança na numeração do modelo, o N810 foi considerado extremamente revolucionário para seu tempo, com diversas melhorias em relação ao seu antecessor.

O que exatamente pode ter sido inserido em apenas 10 meses de intervalo? O armazenamento do aparelho foi aumentado para 2GB, com suporte a expansão via cartão SD. Foi adicionado ainda um teclado retroiluminado deslizante, câmera frontal, sensor de luminosidade, GPS integrado e uma tela com tecnologia anti-reflexo, o que fez dele um ótimo aparelho.

Nokia Z500 (2010)


Este é outro dispositivo que nunca chegou a ver a luz do dia. O projeto do aparelho foi cancelado antes mesmo dele entrar em produção, ficando disponíveis apenas 100 unidades voltadas para os engenheiros da empresa. Entretanto, o aparelho foi projetado para ser um concorrente direto do iPad, o que é reforçado pela mudança de design em relação a seus antecessores, se parecendo muito mais com os tablets atuais do que com um smartphone.

O aparelho rodava MeeGo como sistema operacional e possuía um hardware de ponta, porém os custos de produção foram apontados como motivo para o seu cancelamento, pois ficaria caro demais para a maioria dos consumidores, o que nunca foi o foco da companhia.

Lumia 2520 (2013)


O Lumia 2520 foi a primeira e única tentativa da Nokia no mercado de tablets com Windows, possuindo a versão RT da plataforma, o que foi apontado por muitos como o maior motivo para seu fracasso de vendas. Apesar de possuir um hardware de ponta para a época e um design extremamente interessante, o aparelho não conseguiu emplacar, entrando pra lista dos maiores fracassos da companhia.

Outro possível motivo para as fracas vendas é o seu preço, pois ainda hoje ele é encontrado por até R$ 1.800 em lojas online, um valor elevado para um dispositivo lançado há mais de um ano.

Como podemos ver, a Nokia possui alguns elementos interessantes em sua história, porém devemos levar em conta que a fabricante está apenas licenciando seu nome para os novos produtos, além de dar algumas diretrizes sobre o design que eles devem ter.


13

Comentários

Conheça seis "tablets" da Nokia projetados antes do N1
  • Se a Nokia realmente tivesse foco, teria feito uma baita de restruturação, vendido algumas coisas, e mudar para terciarização de seus produtos, porém mantendo a qualidade com suas exigências.

    Estaria visível que os engenheiros hoje envolvidos na Jolla, focariam bem no sistema para ser a melhor alternativa ao Android, e claro voltar a crescer no mercado, agora completando 4 anos do lançamento do N9, e claro nesse tempo todo ja tendo as versões aprimorada do mesmo, seria a hora ideal para lançar o N1 com MeeGo, pois problemas de compatibilidade aplicativos APK ja estariam resolvidos, e boa parte migrado para a loja de app da NOKIA. A parceria com a Microsoft ficaria em Aplicativos esclusivos do Office e Interprise.



    Porém como o maior cavalo de troia de todos os tempos, conseguiu sucatear a empresa e vende-la para uma americana.

      • o problema que Nokia adotou o windows phone para a diferenciação dos demais sistemas e com o foco antigamente em high-end perdeu a sua posição no mercado e acabou indo direto a falência, a sony se não tomar cuidado vai pro beleleu também porque eles já até fizeram a divisão mobile!

        • Agora sabendo que a Nokia só manterá esses Xing Lings no mercado pra "marcar território", deu até vontade de ter um...

            • O N900 FOI CONSIDERADO SMARTPHONE?

                • Sim! Acessava a internet e fazia ligações. Logo, era um smartphone. Ou, um telefone "inteligente". Aliás, era lindo! E usava um kernel Linux também. Ou seja, poderíamos dizer que foi o precursor do Android.

                • A Nokia sempre a frente! Quem nunca quis ter um Nokia N'Gate! Acho que era esse o nome dele. Um Smartphone gamer. Pena que ela não soube reinventar o software e o hardware! Mas, se ela souber fazer e administrar. Dará a volta por cima!

                  • N770 e o N810 foram revolucionarios para epoca!

                    • Espero que com esse N1 a empresa de a volta por cima

                      Economia e mercado

                      Huawei Kirin 9010L: chipset inédito é encontrado em smartphone intermediário da chinesa

                      Android

                      Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

                      Android

                      Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

                      Windows

                      Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos