LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Vale a pena? Veja o que estão dizendo por aí sobre o Nokia 3310 (2017)

26 de maio de 2017 12

O irmão mais novo do 3310 já chegou no varejo internacional em alguns mercados importantes. Apesar do apelo nostálgico, o celular aposta em traços mais modernos e no pequeno display colorido. O Bluetooth 3.0 também é um dos recursos extras que estreia no Nokia 3310 (2017). Mas será que vai ser o suficiente para fazer sucesso? Enquanto o gadget não desembarca no Brasil, o aparelho já está passando nas mãos de diversos profissionais da imprensa de tecnologia internacional. Sendo assim, preparamos um pequeno compilado de opiniões sobre o aparelho.

O pessoal do renomado ArsTechnica UK reforçou que o novo Nokia 3310 não chega com nenhum apelo especial para brigar com os smartphones. Mesmo repaginado, o lançamento da Nokia continua sendo um feature phone com alguns recursos mais atuais, porém sem compatibilidade nem mesmo com as redes 3G ou Wi-Fi.

Especificações
  • Tela TFT de 2,4 polegadas, ocupando 30,3% da parte frontal
  • Resolução de 320 x 240 pixels (167 pixels por polegada)
  • Memória interna de 16 MB (expansível por meio de cartão microSD)
  • Câmera principal de 2 megapixels, acompanhada de um LED para o flash
  • Alertas por vibração ou ringtones MP3
  • Alto-falante mono e entrada padrão para fones de ouvido (3,5 milímetros)
  • Bluetooth 3.0, rádio FM e player de áudio / vídeo
  • Mensagens SMS e ligações GSM (900 MHz e 1800 MHz)
  • Porta microUSB v2.0
  • Modelo Dual SIM (dois minis) ou SIM único
  • Lanterna
  • Dimensões de 115,6 x 51 x 12,8 milímetros
  • Modelos nas cores Warm Red (vermelha), Dark Blue (azul escura), Yellow (amarela), Grey (cinza)
  • Bateria de 1.200 mAh (removível)

Por conta dessas limitações, o review britânico destaca que o novo 3310 não chega a ser muito superior ao Nokia 150, um celular com quase as mesmas features porém cutando cerca de £20 (~R$ 85), menos da metade do preço final do Nokia 3310 (2017) - oferecido na terra da Rainha por cerca de £50 (R$ 210). Diferença significativa, não?


Ainda assim, apesar de mais caro, o gadget da Nokia apela mais para o lado sentimental devido a nostalgia e sucesso do modelo original lançado nos anos 2000. Por fim, o artigo destaca que alguns apps bem simples para acessar o Twitter e o Facebook estão pré-instalados no aparelho, o suporte para arquivos de áudio em .mp3 também é um diferencial da categoria. Vale uma ressalva: caso queira reproduzir músicas nos aparelho, é preciso investir em um cartão microSD de até 32 GB.

A conclusão do 'ArsTechica' foi: Pelo preço ligeiramente elevado, suporte apenas para conexão 2G e uma câmera bem abaixo da média, o novo Nokia 3310 só faz sentido para quem relembrar os velhos tempos ou precisa de um aparelho secundário bem básico. Quem precisa de algo mais avançado deve optar por outro feature phone ou smartphone de entrada.

a equipe do Engadget foi um pouco mais dura com o dispositivo da finlandesa. A avaliação do aparelho levantou uma questão interessante: "Alguém tem boas lembranças de um celular que era bom apenas para chamar seu pai para te buscar na escola?"

Apesar de também reconhecer o apelo nostálgico do novo 3310, o review do site norte-americano destacou que o novo Nokia nos lembra como as coisas eram muito mais simples no início do século. A avaliação destaca que os recursos que o aparelho traz hoje, seriam realmente inovadores nos anos 2000, mas em 2017 são totalmente irrelevantes.

Por fim, a publicação ressalta que a 'HMD' - empresa responsável pela fabricação do 3310 (2017) - fez um trabalho aparentemente de "reciclagem", usando a imagem do aparelho original justamente para despertar esse sentimento de nostalgia nos usuários. Por fim, o review finaliza destacando que nem o famigerado 'jogo da cobrinha' está igual, tanto a publicação britânica como a norte-americana não foram muito com a "cara" da nova versão do game.

Nostalgia é o ponto principal em favor do novo 3310.
Pontos positivos

Claro que nem tudo sobre o aparelho é ruim, podemos ver que o grande destaque fica por conta do apelo nostálgica e de alguns atributos especiais que todos nós gostaríamos de usufruir nos smartphones. Um exemplo? A bateria quase "infinita" e um aparelho que não se estilhaça todo numa simples queda.

Não podemos ignorar que ainda existe demanda por celulares comuns em várias partes do mundo - vide o sucesso de vendas do 3310 na Índia - porém, os dois artigos dividem a mesma opinião: o preço do Nokia 3310 é excessivo levando em consideração sua limitação frente a outros feature phones mais baratos. De qualquer forma, gostando ou não do aparelho, não dá para negar que a Nokia foi certeira na escolha de reviver o icônico 3310 em termos de marketing.

E aí, continua disposto a investir no 3310 como um aparelho secundário? Concorda com os pontos levantados pelas avaliações do celular lá fora? Deixe a sua opinião nos comentários.

  • O Nokia 3310 2017 ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.
  • O Nokia 150 2016 ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.
  • O Nokia 3310 ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.

12

Comentários

Vale a pena? Veja o que estão dizendo por aí sobre o Nokia 3310 (2017)
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Especiais

Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas

Software

Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2