LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Mastodôntico! Nimbus Data anuncia o SSD com maior capacidade de armazenamento do mundo

20 de março de 2018 5

Recentemente, mais exatamente em meados do mês passado, a Samsung anunciou o seu “PM1643 30.72TB SSD”, considerado até então o SSD com maior capacidade de armazenamento do mundo, contendo impressionantes 30 TB. Entretanto, há pouco tempo a dispositivo da gigante sul coreana perdeu esse posto.

A companhia Nimbus Data anunciou recentemente o seu ExaDrive DC100, o novo maior SSD do mundo, com a grande capacidade de 100 TB de armazenamento, ou praticamente três vezes mais do que o produto da concorrência.


De acordo com o que foi especificado, o DC100 possui memória flash NAND 3D no formato padrão de unidades de 3,5 polegadas, o que significa que ele é praticamente como qualquer outro SSD que podemos encontrar no mercado, porém, com uma capacidade muito além do que geralmente é comercializado.

Segundo o que foi revelado, é possível armazenar cerca de 20 mil filmes em HD e mais de 20 milhões de músicas, o que é impressionante. Essa grande capacidade é bastante apreciada por grandes empresas, visto que além de possuir um desempenho bem acima do encontrado nos HDs convencionais, o mesmo ocupa menos espaço e ainda não sofre tanto com problemas de superaquecimento, por exemplo.

Já em termos de velocidade de leitura, foi revelado que o Nimbus ExaDrive DC100 consegue alcançar até 500 MB por segundo, o que não chega a ser espetacular, porém, é compreensível, visto a tamanha quantidade de armazenamento que o dispositivo possui.

Todavia, nem tudo são flores, uma vez que os SSD normais de até 500 GB já possuem um valor bastante elevado quando comparados com os HDs mecânicos, e um de 100 TB não deve ser diferente. E de fato não é, dado que nem mesmo a própria empresa revelou quanto o mesmo custará, contudo, a companhia afirmou que irá se basear na quantidade de terabytes.

Ou seja, basta citar que o SSD da Samsung de 15 TB lançado em 2016 atualmente está na faixa dos US$ 10.000,00 (~R$ 33.000,00), o que quer dizer que o Nimbus ExaDrive DC100 não deve sair por menos do que 6/7 vezes esse valor.


Porém, como é possível observar, essa tecnologia aparentemente está evoluindo bem rápido, uma vez que em apenas um mês já foi possível perceber uma diferença "gritante" entre as capacidades de 30 TB da Samsung para 100 TB da Nimbus. Se continuar nesse ritmo, certamente os valores dos SSD normais devem cair muito em breve.

O que achou do novo gigante da Nimbus? Tem ideia do que colocaria em um SSD de 100 TB? Não deixe de comentar.


5

Comentários

Mastodôntico! Nimbus Data anuncia o SSD com maior capacidade de armazenamento do mundo
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista