
Apple 12 Dez
Medir a frequência cardíaca é uma característica da maior parte dos smartwatches presentes no mercado. Contudo, quase nenhum deles - nem mesmo o Apple Watch Series 4, com seus recursos de eletrocardiograma - pode ser usado com fins médicos, por não terem precisão absoluta.
A Omrom produziu o primeiro wearable capaz de medir a pressão arterial de pulso. O HeartGuide possui autorização da FDA (Food & Drug Administration, órgão norteamericano semelhante à Anvisa).
Sua tecnologia impressiona: por baixo da cinta existe uma braçadeira que infla para medir a pressão sistólica e diastólica através do método oscilométrico, técnica igual àquela utilizada em consultórios médicos, só que em tamanho menor.
Para medir a pressão, basta pressionar um botão, segurar a mão sobre o coração e o manguito automaticamente se infla e esvazia sozinho. Ao terminar, o resultado da pressão sanguínea aparece na tela, com cores para distinguir um intervalo normal de outros mais altos ou mais baixos.
Os testes realizados pelo Gizmodo mostraram uma limitação do aparelho, que é o tamanho. Para pessoas com pulsos muito grandes ou muito pequenos, o ajuste pode ser mais difícil. A Omrom diz que o dispositivo deve servir sem dificuldades para 75% das pessoas, com versões maiores e menores sendo lançadas em breve.
Para produzir o HeartGuide, a Omrom teve bastante trabalho. Seu negócio principal sempre foi a medição de pressão arterial, mas trazer a técnica para um smartwatch trouxe desafios. Em primeiro lugar, a cinta deve ser r inflexível e qualquer bomba dentro tem que pressionar o ar diretamente para baixo ou você corre o risco de medições imprecisas.
Além disso, adaptar o processo oscilométrico para uma versão de pulso exigiu nada menos que 80 patentes, com algumas peças e chips com tamanho menor que um grão de arroz. A bateria tem duração estimada de dois dias, realizando entre 30 e 50 medições no período, enquanto a tela possui boa iluminação, embora não seja tão clara quanto as OLEDs ou AMOLEDs de outros dispositivos.
A HeartGuide também faz funções como rastrear passos, distância, sono e calorias queimadas, e tem suporte a notificações, como chamada, mensagens e e-mail. Tudo isso combinado com um aplicativo para smartphones que compila os dados obtidos.
Para obter a certificação da FDA, foram necessários dois anos de certificação, em contraponto aos 30 dias que o smartwatch da Apple precisou. Com isso, o índice da HeartGuide no órgão norteamericano foi de 510k. O dispositivo é indicado para aqueles que já saber que possuem problemas de pressão.
Contudo, o preço não é exatamente baixo. O gadget custa US$ 500 (ou R$ 1923,95, em conversão direta), mas o fato de o dispositivo possuir precisão médica certificada por um órgão de saúde é um ponto positivo.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários