LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Intel anuncia novo recurso de segurança contra ameaças de malware para processador Tiger Lake

15 de junho de 2020 0

A Intel anunciou, em comunicado à imprensa, uma nova tecnologia de segurança que equipara os próximos processadores Tiger Lake. Trata-se do recurso Control-Flow Enforcement Technology da Intel® (Intel CET, sigla em inglês para Tecnologia de Proteção para Controle de Fluxo), que oferece segurança no nível de CPU para ajudar a proteger contra formas comuns de ataque de malware difíceis de resolver apenas via software. Recentemente, a empresa anunciou também seus processadores Lakefield e doou US$ 1 milhão para a luta contra o racismo.

No anúncio, assinado por Tom Garrison, vice-presidente do Client Computing Group e diretor geral para Security Strategies and Initiatives (SSI) da Intel, o executivo ressalta que o produto é fruto do compromisso da empresa de manter a segurança em primeiro lugar, entregando avanços que ajudam a proteger a tecnologia da companhia contra ataques cibernéticos, que estão em constante evolução.

Garrison diz ainda que tudo começa com o desenvolvimento e implantação de recursos de segurança nos produtos da Intel e segue com nossos esforços junto à indústria em prol do avanço da inovação em segurança. A tecnologia Intel CET tem o objetivo de proteger usuários contra o uso indevido de código legítimo por meio de ataques de sequestro de controle de fluxo.

Para isso, conta com dois principais recursos que serão oferecidos aos desenvolvedores de software para a defesa contra malwares de sequestro de fluxo de controle: o rastreamento indireto de ramificações e o shadow stack. O primeiro fornece proteção indireta de ramificações nos métodos de ataque de programação orientada do tipo JOP/COP, enquanto o segundo possibilita proteção de endereço de retorno para ajudar na defesa contra métodos de ataque de programação orientada a retorno (ROP).


Cerca de 63,2% das 1097 vulnerabilidades divulgadas pela Zero Day Initiative (ZDI) de 2019 até hoje estavam relacionadas à segurança da memória, e os malwares normalmente afetam sistemas operacionais, browsers, leitores e outras aplicações. A Intel ressalta que o escalamento de sistemas operacionais e a adoção de aplicações para resolver verdadeiramente esse problema exigem a colaboração entre todos os players da indústria.

As especificações do Intel CET foram publicadas ainda em 2016, e a empresa trabalha ao lado da Microsoft para deixar o Windows 10 e as ferramentas para desenvolvedores prontas para receber as aplicações e obterem proteção cada vez melhor contra ameaças de sequestro de controle de fluxo. A empresa vê o recurso Intel CET como um marco na indústria por estar embutida na microarquitetura e disponível em uma série de produtos com esse tipo de núcleo.


0

Comentários

Intel anuncia novo recurso de segurança contra ameaças de malware para processador Tiger Lake
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista