LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Soundscape e Seeing AI: Microsoft lança dois apps para acessibilidade no Brasil

20 de outubro de 2020 0

Ainda como parte da iniciativa Microsoft Mais Brasil, a empresa anunciou nesta terça-feira (20) dois novos aplicativos no país que usam Inteligência Artificial com o foco em acessibilidade: o Soundscape e o Seeing AI.

Os dois priorizam facilitar a vida de deficientes visuais, com diferentes recursos para o dia a dia, e também pode ser usado por usuários sem deficiência. O TudoCelular acompanhou a apresentação nesta tarde e conta todos os detalhes a você a seguir:

Soundscape

O Soundscape permite, por meio de sons, orientar a caminhada da pessoa com deficiência visual, como um guia. Os barulhos podem indicar o que está acontecendo ao redor do usuário, ou ainda orientações diretas do que há na sua frente.

Para utilizar a ferramenta, são necessários três recursos. O primeiro é o celular, por onde será rodado o app. Na sequência, requer serviços de nuvem, para obter os dados de mapas e armazenar outros lugares por onde a pessoa passa. Por último, é preciso um fone de ouvido estéreo, que será o canal de distribuição para entregar as informações do áudio 3D.

Entre os usos do Soundscape, estão avisar quando o usuário se aproxima de um cruzamento ou travessia de pedestres, adição de pontos turísticos para facilitar a exploração e dar mais confiança ao usuário, quando utilizado em conjunto com os auxílios traidiconais de mobilidade – como bengalas e cães-guias.

Quem não possui deficiência visual também poderá aproveitar a ferramenta como uma nova forma de explorar o mundo.

Seeing AI

O Seeing AI é um aplicativo que usa o poder da computação em nuvem e da Inteligência Artificial para descrever elementos a pessoas cegas e de baixa visão. Ao apontar o seu telefone, é possível saber se um amigo seu está próximo, ou qual aluno entrou na sala, além de ver produtos, reconhecer moeda, ouvir a transcrição de um texto e até descrever a emoção das pessoas.

A Microsoft oficializou a chegada do Seeing AI ao Brasil em português. Em outras palavras, o app agora suportará o idioma local, para que os brasileiros com deficiência visual possam utilizá-lo na própria língua falada no país. A compatibilidade também inclui o reconhecimento da moeda Real.

“Estou muito feliz por lançarmos uma localização do aplicativo Seeing AI para o português do Brasil, incluindo o reconhecimento da moeda local, o Real. O Seeing AI pode ajudar nas tarefas do dia a dia, desde a leitura de documentos até a identificação de amigos e a identificação das suas compras - estou animado para saber como será a recepção dos usuários brasileiros para essa tecnologia.”


Saqib Shaikh

Engenheiro e gerente do projeto Seeing AI na Microsoft

Disponibilidade

Os dois aplicativos já estão disponíveis a partir desta terça-feira (20), na App Store. Até o momento, a Microsoft apenas lançou as ferramentas no sistema operacional iOS – os links para download podem ser acessados nos cards abaixo do texto. Não existe previsão para a chegada do Soundscape e do Seeing AI ao Android.

Você gostou das iniciativas da Microsoft com o foco em acessibilidade para deficientes visuais? Dê a sua opinião para a gente!

Microsoft Soundscape

Desenvolvedor: Microsoft Corporation

Grátis

Tamanho: 255,7 MB

Seeing AI

Desenvolvedor: Microsoft Corporation

Grátis

Tamanho: 278,9 MB


0

Comentários

Soundscape e Seeing AI: Microsoft lança dois apps para acessibilidade no Brasil
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista