LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Do console portátil ao PC: EDGE cria mini desktop gamer com processador AMD Ryzen Z1

28 de novembro de 2023 2

Uma fabricante de computadores em miniatura conhecida como EDGE começou a testar um mini PC gamer que chama atenção por ser equipado com o AMD Ryzen Z1, um processador para consoles portáteis. Na segunda-feira (27), o canal ETA PRIME do YouTube divulgou suas avaliações com o protótipo do dispositivo, cujo nome oficial ainda não é revelado.

Ainda em fase prototípica, o dispositivo possui um tamanho muito compacto em formato de cubo. É informado que, em sua versão final, ele passará a contar com um design mais atrativo iluminado com LED RGB. Por ora, o gabinete é puramente funcional e oferece uma série de portas HDMI, USB e uma Ethernet para conexões mais rápidas em jogos on-line.

(Imagem: ETA PRIME/YouTube)

O mini PC é equipado com o Ryzen Z1, que possui 6 núcleos de arquiteturas Zen 4 e Zen 4c, alcançando clock de até 4,9 GHz e consumindo máximo de 44 W. A plataforma conta com uma iGPU de apenas 4 unidades de computação, mas a EDGE afirma estar preparando uma variante com Ryzen Z1 Extreme, que possui 8 núcleos de CPU e 12 unidades de computação na GPU.

Cabe lembrar que o Ryzen Z1 é muito parecido com o AMD Ryzen 5 7540U, um processador para notebooks ultrafinos. Uma das pouquíssimas diferenças que podem ser apontadas na versão para consoles portáteis é o TDP e a ausência do Ryzen AI.

(Imagem: ETA PRIME/YouTube)

No departamento de memória, o desktop em miniatura pode ser configurado com até 64 GB de RAM DDR5 com clock de até 5.600 MHz. Ele oferece também um slot PCIe de 4ª geração com formato M.2 NVMe para a instalação de um SSD no formato 2280.

Em conectividade sem fio, o modelo se destaca por suportar Wi-Fi 6E e Bluetooth 5.2, garantindo boa estabilidade e latência relativamente baixa ao emparelhar um controle, por exemplo. O dispositivo sai da caixa executando o Windows 11 Pro.

A EDGE ainda não divulgou uma previsão de data para o lançamento do mini PC, tampouco seus preços, mas a companhia informa que o aparelho será disponibilizado inicialmente em uma plataforma de crowdfunding (financiamento coletivo).

Ofertas em processadores da AMD

2

Comentários

Do console portátil ao PC: EDGE cria mini desktop gamer com processador AMD Ryzen Z1
Software

Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2

Tech

PS5: Sony começará a vender consoles equipados com peças de reposição

Economia e mercado

Huawei Kirin 9010L: chipset inédito é encontrado em smartphone intermediário da chinesa

Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho