
Economia e mercado 12 Fev
14 de fevereiro de 2024 0
Helldivers 2 é a aguardada sequência do primeiro jogo da franquia lançado há quase 10 anos para PC, PlayStation Vita, PS3 e PS4 pela Arrowhead Game Studios em parceria com a Sony Interactive Entertainment (SIE).
Nesta nova geração temos grandes mudanças que serão abordadas e avaliadas nesta análise para responder a seguinte pergunta: será que Helldivers 2 tem o que é preciso para se consolidar como um dos melhores jogos multiplayer desta geração?
Em Helldivers 2 você assume o papel de um soldado de um esquadrão responsável por missões cruciais para salvar a Superterra, de insetos gigantes, os Terminídios, e robôs autômatos "armados até os dentes" que estão dominando planetas no seu sistema.
Embora a história seja cativante por ser apresentada no formato de um mini-filme com pitadas de humor no início do jogo, a realidade nos planetas é brutal e a ação só termina com a extração dos soldados em nave de resgate ao concluir todos os objetivos da missão.
Por isso, recomendo que jogadores inexperientes comecem com partidas rápidas ou com seus amigos para se adaptarem aos controles, pois as estratégias são essenciais (falaremos mais delas em breve).
Dito isto, o nível de dificuldade de Helldivers 2 sempre leva em conta vários jogadores em um local, ou seja, será mais difícil vencer as dezenas de insetos ou autômatos se você tentar concluir missões sozinho, pois não há uma campanha ou modo história.
Voltando à história, não é preciso jogar o primeiro Helldivers de 2015 para entender Helldivers 2, pois a história não é uma continuação direta, mas sim uma evolução do primeiro jogo em quesitos gráficos e técnicos.
Os gráficos da nave são realmente bonitos e repletos de detalhes, exceto pelos NPCs, que não têm quase nenhuma expressão facial, o que não é um problema grave, pois eles são ignorados na maior parte do tempo.
A escolha e gestão da missão pode ser feita na Central de Comando na área frontal da nave com um mapa 3D que mostra o nível de domínio dos inimigos em vários planetas ao redor da Superterra.
Aqui entra um fator interessante: o esforço de todos os jogadores é compartilhado para libertar áreas do mapa, incluindo jogadores de PS5 e PC com crossplay.
O único bug encontrado aqui foi um erro persistente impede entrar em partidas rápidas, mas é possível contorná-lo desativando o crossplay entre plataformas nas configurações, o que não é o ideal, mas esperamos que esta falha seja corrigida em breve.
O jogo tem dois modos de qualidade gráfica: desempenho com 60 fps ou fidelidade com 30 fps e efeitos visuais aprimorados. Particularmente, eu prefiro o modo de 60 fps para jogos multiplayer, pois isto reduz o tempo de resposta a inimigos e aliados.
Nas configurações também é possível definir o nível de privacidade da partida, o volume do microfone dos demais jogadores, buscar por amigos, idioma do áudio do jogo e legendas.
Aqui temos uma ótima notícia: Helldivers 2 está totalmente dublado para o português brasileiro. Isto é uma grande vantagem, pois graças a isto podemos ouvir comandos feitos pelos jogadores para facilitar a estratégia no campo de batalha, como saber qual direção seguir, onde atacar, ser informado sobre pedido de munições e muito mais.
Falando agora da gameplay, Helldivers 2 traz como principal novidade a perspectiva em terceira pessoa ao invés da visualização isométrica do primeiro jogo.
Comparando lado a lado, é incrível ver a evolução gráfica de um jogo que era assim:
Se tornar isso:
Com esta nova perspectiva, a imersão do jogo aumentou muito, o que somente é possível com novas tecnologias gráficas que surgiram nos últimos anos como GPUs mais poderosas, rapidez de carregamento pelo SSD e o grande investimento da Sony Interactive Entertainment na franquia após o sucesso do primeiro jogo.
O combate é uma mistura de ação frenética com estratégia envolvendo todos os jogadores, pois cada um tem um conjunto de recursos próprios para usar, mas os reforços são compartilhados.
O reforço é utilizado para chamar um jogador novamente para o campo de batalha quando for morto. Por padrão, o time tem 20 reforços sem necessidade de espera. Caso todos sejam usados, o time terá que aguardar 2 minutos para chamar mais um membro para o combate.
As estratégias são compostas por 6 categorias com itens desbloqueáveis que vão de armas especiais como metralhadoras, canhões orbitais, ataques com aviões do hangar, mochilas de reabastecimento, campo minado e até itens robóticos como metralhadoras e drones automáticos.
A forma de uso varia conforme o tipo, mas todas têm um tempo de espera após serem solicitada uma vez pelo jogador, mas diferente dos reforços este tempo não é compartilhado com os demais. O uso deve ser feito com cuidado, pois disparos irão exterminar qualquer coisa na linha de tiro, incluindo seus aliados.
O tempo de espera pode ser reduzido com aprimoramentos em módulos da nave, que podem ser comprados com recursos encontrados nas missões, o que estimula a jogar mais para avançar em patentes e conquistar equipamentos melhores.
Falando em equipamentos, o uso da vibração de alta qualidade e dos gatilhos adaptáveis faz muita diferença. A pressão aplicada para atirar muda para cada tipo de arma, enquanto explosões, quedas de módulos e bombardeiros são sentidos com muito realismo.
Um grande diferencial de Helldivers 2 em relação aos demais jogos da SIE é que ele possui compras internas com a possibilidade de usar dinheiro real, uma prática que ocorre em vários jogos, mas não é bem vista por muitos gamers. Entretanto, esta possibilidade foi bem aplicada aqui, pois os jogadores somente podem comprar itens estéticos com dinheiro real.
Explicando melhor, o dinheiro real somente pode ser utilizado para adquirir Supercréditos, uma moeda que apenas permite comprar itens estéticos, que não afetam a jogabilidade ou dão vantagens exclusivas para os jogadores. Além disso, é possível trocar Medalhas (ganhas após missões) por Supercréditos, o que torna tudo mais equilibrado.
Em um mundo dominado por títulos como Fortnite, Call of Duty e outros jogos multiplayer, Helldivers 2 é um achado que não apela para compras internas para garantir recursos exclusivos aos jogadores.
Obviamente, isto ainda tem um preço: os R$ 199,50 cobrados pela versão padrão de PS5 ou de PC via Steam, uma compra única, o resto é por conta da sua habilidade e esforço.
Dito isto, se você gosta de jogos multiplayer ou é um fã de ficção científica como eu, Helldivers 2 é um "prato cheio" que o manterá satisfeito por muito tempo com diversos planetas e missões para explorar por muito tempo. Uma experiência obrigatória.
Helldivers 2 foi lançado em 8 de fevereiro de 2024 para PlayStation 5 e PC.
Controles mantém o legado da fraquia facilitando a adaptação de jogadores antigos.
Pitadas de humor e ação na dose certa garantem muita diversão e uma imersão no universo claramente inspirado em Tropas Estelares.
Helldivers 2 usa toda a potência da nova geração para garantir belos elementos visuais e elevar os jogos multiplayer a um novo nível.
A nova perspectiva em terceira pessoa revitaliza Helldivers elevando a imersão a um novo nível.
As músicas se adaptam perfeitamente as situações enfrentadas pelos jogadores, intensificando sensações em todos os momentos.
Defender a Superterra nunca foi tão divertido. Helldivers 2 é uma adição obrigatória para fãs de jogos multiplayer em 2024.
*O TudoCelular agradece a PlayStation Brasil pela cópia do jogo para PS5 para esta análise.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários