
Curiosidade 17 Mar
19 de março de 2024 0
Atualização (19/03/2024) - EB
Há algumas semanas vimos o canal RetroGaming Tech diz que a Sony pretende lançar o PS6 como o console mais poderoso da próxima geração. Agora o conhecido informante @Kepler_L2 disse que o salto pequeno de desempenho do PS5 para o PS5 Pro deve estar relacionado a retrocompatibilidade que o PlayStation 6 necessitará ter.
Contextualizando melhor, o PS5 Pro deve ter uma CPU apenas 10% mais poderosa que o modelo atual. Kepler diz que isto é necessário, pois jogos do PS5 e do PS4 exigem que os núcleos usem a mesma velocidade ou superior a do modelo anterior para serem compatíveis.
Desta forma, se a Sony utilizar núcleos AMD Zen 6 no PS6, eles não poderão ultrapassar 4GHz para ao executar jogos do PS5 Pro.
The way Sony handles BC is very complex, and it requires the new HW to run at the same or higher clock speed, even if the new HW is faster at lower clock speeds.
— Kepler (@Kepler_L2) March 17, 2024
If they are using Zen6 dense cores for PS6, they can't target 4GHz+ for the PS5 Pro as that could break BC.
Obviamente, jogos otimizados para a nova geração não tem esta limitação, mas considerando que um console depende muito de títulos da geração anterior no seu lançamento, é altamente provável que Sony mantenha esta estratégia para rodar o máximo de jogos do PS5 e do PS5 Pro que puder no PS6.
Se a Sony realmente cumprir a sua promessa de lançar o PS6 como o console mais poderoso da próxima geração, devemos ver grandes melhorias apenas nos títulos aprimorados para ele, pois os jogos das gerações anteriores ainda devem ter várias limitações impostas pela retrocompatibilidade.
Matéria original (09/02/2024)
O PlayStation 6 pode ser lançado como o console mais poderoso de sua geração. Pelo menos, é o que afirmam as notícias mais recentes sobre o próximo produto da Sony, de acordo com o novo vídeo do canal RedGaming Tech. Além disso, parece que a companhia japonesa tem somente a AMD como sua opção de fornecimento de chips de processamento.
Até então, os rumores falam que o equipamento vem sendo desenvolvido há 1 ano. Entretanto, não há qualquer pista sobre quais serão suas especificações, visto que o hardware que alimentará o poder de fogo do dispositivo ainda não foi finalizado. Mesmo assim, a companhia tem considerado apenas a AMD para as suas tecnologias.
Esse movimento é um pouco diferente do PS5, quando a Sony chegou a considerar opções da NVIDIA antes de escolher a AMD. Do mesmo modo, é uma ação distinta da situação envolvendo o próximo Xbox, visto que boatos recentes falaram sobre uma possível adesão a chips da Intel para o futuro console da Microsoft
De qualquer forma, a empresa parece empenhada em fazer do seu equipamento o mais poderoso da próxima geração e também tem intenção de não acelerar os processos. Por exemplo, o lançamento o PS6 pode acontecer em 2027, se levarmos em conta os documentos da Sony vazados no ano passado, ou até mesmo além disso, talvez em 2028.
Essa configuração mais potente deve se justificar pela ideia do modelo oferecer mais desempenho tanto em ray tracing quanto em path tracing. O vídeo também menciona que o console de meio de geração (PS5 Pro) teve kits de desenvolvimento sendo enviados, enquanto o lançamento do aparelho pode ocorrer ainda este ano.
Seja como for, o melhor a se fazer é levar em conta que são apenas boatos e muita coisa ainda deve acontecer nos próximos meses.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários