LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Fim da franquia? É o que prevê Projeto de Lei que está pronto para votação no Senado

06 de julho de 2016 10

Um Projeto de Lei do Senado que proíbe as operadoras de venderem planos de banda larga fixa com limitação de dados já está pronto para ser votado pela Comissão de Ciência e Tecnologia (CCT). Com autoria do senador Ricardo Ferraço (PSDB-ES) e relatoria do senador Pedro Chaves (PCS-MT), o projeto inclui um inciso no artigo 7º do Marco Civil da Internet vetando o uso de franquias na internet de residências e estebelecimentos.

A matéria não foi votada nesta terça-feira porque não houve quórum suficiente para isto. Por tramitar em caráter terminativo, o projeto deve ser votado com a presença de ao menos nove senadores na sessão. O texto será analisado e votado apenas na semana que vem.

Pedro Chaves, relator do projeto, leu parecer favorável à aprovação, justificando que limitar os dados para acessar a internet seria um retrocesso. O senador acredita que a medida poderia reduzir avanços importantes que o país tem visto em inovação, e também prejudicaria ações governamentais de inclusão digital, ensino à distância e o desenvolvimento da economia. Observando que outros projetos com o mesmo teor tramitam no Senado e na Câmara, Chaves ainda salientou o grande apoio dos parlamentares à causa.

O senador do Mato Grosso ainda observou que as atuais regras da Anatel ainda não incorporam o que estabelece o Marco Civil, que foi regulamentado pela presidente Dilma Rousseff pouco antes de ser afastada, em maio. "Essa casa não pode silenciar sobre essa causa, que mobiliza milhões de brasileiros", declarou Chaves.

Uma enquete feita no site do Senado Federal mostrou que 99% dos votantes são contra a franquia na banda larga fixa. Uma pesquisa realizada pela CVA Solutions apontou que 74% dos consumidores pretendem mudar de operadora caso o limite de dados passe a ser aplicado.


10

Comentários

Fim da franquia? É o que prevê Projeto de Lei que está pronto para votação no Senado
  • Proibir franquias na internet móvel é fácil, basta colocar velocidades condizentes com preços que não atrapalhem o fluxo de dados.
    Ex.
    128kbps ou 16KB/s (taxa de download) por 1 real ao dia.
    256kbps por 2 reais.
    512kbps por 3 reais
    1mbps por 4 reais
    2mbps por 5 reais.

    Velocidade no 4G seria 4x maior.
    Planos semanais e mensais seriam mais em conta.

    Ex. 512kbps custaria 7 dias por 10.5 (ao invés de 21 reais)
    1mbps custaria 30 reais por mês (ao invés de 120 reais)
    2mbps custaria 228 reais por ano ao invés de 1825.

    Lógico que ainda é possível melhorar esses planos e adequar os preços.
    Uma internet de 2mbps que teria taxa de download de 256KB/s não deixaria a rede pesada e congestionada como os 20 a 30mbps do 4G atualmente. Ao mesmo tempo que seria suficiente para a grande maioria dos clientes e traria rentabilidade para a operadora.

      • A velocidade de 128kbps já seria suficiente para a grande maioria dos usuários de redes sociais. Digo por experiência pois quando eu tinha um plano de 100mb (300mb posteriormente) por mês da Oi e a franquia acabava, a velocidade ficava em 128kbps e ainda era plenamente utilizável. Não era rápido mas bastante utilizável. Para mensageiros então era uma maravilha m

        • Ate que um dia um senador fazendo algumas coisas que presta agora so priorizar tambem a educação. Saúde e segurança para os brasileiros

            • Finalmente um Senador de bom senso naquele Congresso corrupto de merd@!!!!

                • Internet hoje tem que fazer parte das necessidades básicas, informação é uma das essências para um país crescer e se desenvolver. Uma pena o povão não saber usá-la, só sabem ficar postando selfies em redes sociais.

                    • Tem que proibir as franquias móveis também,

                        • Calma. Uma coisa de cada vez.

                          Mas no caso da Internet móvel eu até entendo a imposição de limites.

                            • Fiquei um tempo a Irlanda e lá uma operadora num plano pré pago ( salvo a difenreça de cambio por 20euros você usa internet movél a vontade)

                                • "População-Densidade Demográfica-Comportamento Virtual", não dando razão a FORMA como a franquia é utilizada, mas é nesses pontos citados que, principalmente, reside a diferença. :x

                                  • Também entendo, mas se houver franquia que vendam a quantidade sem tempo... eu compraria um pacote de 6gb e ficaria o resto do ano sem comprar mais internet

                                  Queridinha! Netflix é o aplicativo de streaming favorito dos brasileiros, diz estudo

                                  TudoTV: 10 desenhos animados para voltar à infância com o Prime Video e HBO Max

                                  TIM anuncia promoção de Dia das Mães com desconto de até R$ 3 mil em celulares e sorteios semanais