
Software 05 Out
04 de outubro de 2021 2
Entre a linha “Surface” de dispositivos portáteis da Microsoft — recentemente atualizada com novos modelos do Surface Pro e Surface Go — o Surface Pro X sempre foi menos popular na família. O Surface Pro X 2020, por exemplo, não ofereceu boas melhorias em seu chipset Microsoft SQ2, mas isso deve ser corrigido no Microsoft SQ3 em breve.
Com isso, a big tech poderia estar trabalhando em uma atualização poderosa para essa linha, e isso ocorrerá em parceria com a AMD. De acordo com rumores iniciados no fórum Clien, ambas as empresas desenvolverão um novo processador com a arquitetura de gráficos mRDNA 2 e núcleos ARM Cortex-X1.
AMD is collaborating with Microsoft to equip powerful ARM laptop processor in Surface.
— Tron ❂ (@FrontTron) October 1, 2021
Target perf: lower than GTX1050 class but much better than Qualcomm chip that uses the old arch. and in the overall lightweight ARM laptops.
GPU: 4WGP, 8CU
(1/2)
Sourcehttps://t.co/ktt0SfgWjV https://t.co/vqkzQEwEjx
O FrontTron divulga que a “AMD está colaborando com a Microsoft para equipar um chip ARM poderoso no Surface”, e afirma que seu desempenho gráfico será comparável à GTX 1050 da NVIDIA, mas “muito melhor que a solução baseada no chipset da Qualcomm”.
É notável que há uma semelhança com os planos da Samsung em lançar um chipset Exynos com gráficos RDNA 2 — hardware que também poderá equipar notebooks. Especula-se que a Microsoft utilizará apenas núcleos ARM Cortex-X1, e não Cortex-X2 como o Exynos 2200, mas sua arquitetura será otimizada o suficiente para que supere os núcleos de última geração.
Em termos de gráficos, esse processador ARM deve integrar uma GPU AMD mRDNA 2 com 8 unidades de computação, oferecendo ganhos expressivos em relação ao atual Microsoft SQ2, baseado no Snapdragon 8cx Gen 2 com GPU Adreno 680.
O novo tablet deve utilizar um modem Exynos com conectividade 5G da Samsung. A sul-coreana, por sinal, deveria ser responsável pela produção desse hardware, mas os planos foram substituídos pelo processo de 5 nanômetros da TSMC.
Acredita-se que o Surface Pro X com o novo processador será lançado ainda em 2021, mas a Microsoft não seria a única a implementar essa tecnologia. Fabricantes parceiras também planejam utilizar a solução em seus dispositivos, mas seus nomes ainda não são conhecidos.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários