
Rumores 07 Fev
Parece que a Qualcomm está testando tablets de 10 polegadas com o novo processador Snapdragon 8cx Gen 4. A informação vem do portal alemão WinFuture, que menciona o desenvolvimento de um chip de 12 núcleos por parte da fabricante. Nesse sentido, é provável que o componente trabalhe com frequências de até 3,4 GHz.
Com isso, a expectativa é que tablets, notebooks compactos ou aparelhos 2 em 1 sejam lançados no futuro com estas plataformas baseadas em arquitetura ARM. Em outras palavras, trata-se do Oryon, que deve ser anunciado como um concorrente para o Apple Silicon.
O processador responde pelo codinome 'Hamoa' e dos 12 núcleos, 8 deles serão dedicados para desempenho, operando nas frequências citadas. Além disso, os quatro núcleos restantes ficarão à cargo da eficiência dos dispositivos e vão funcionar em velocidades um pouco mais baixas: 2,5 GHz.
A parte de processamento gráfica deve ficar por conta da GPU Adreno 740. Mas, é possível que as fabricantes adicionem o suporte para placas de vídeo externas aos aparelhos. O desenvolvimento dos núcleos Oryon está sendo feito pela Nuvia, uma empresa formada por ex-funcionários da Apple que trabalharam nas plataformas da linha M.
Seja como for, os testes com esse CPU estão supostamente sendo feitos desde de novembro do ano passado. No entanto, o componente não deve surgir antes do início de 2024. Ainda assim, é bastante provável que resultados de benchmarks vazem na internet ao longo do ano. Recentemente, a Qualcomm anunciou o modem Snapdragon X35, que acelera a transição para 5G.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários