
Economia e mercado 15 Jun
16 de junho de 2023 0
A Intel pode adotar uma nova estratégia para sua linha de processadores de 2023. Embora tenha confirmado que seus chips terão uma nova nomenclatura com a próxima linha para notebooks, a gigante de hardware pode “reciclar” alguns modelos da 13ª geração, incluindo seus nomes clássicos — Core i3 e Core i5, por exemplo.
Rumores indicam que a empresa irá relançar o Core de 13ª geração com pequenas melhorias para dar sequência à linha de hardware para desktop e notebook em 2023. Agora, de acordo com cronogramas revelados por vazadores do Bilibili nesta sexta-feira (16), os chips serão tratados como a “14ª geração”, alinhando-se à família “Meteor Lake”.
O relançamento desses chips — conhecidos como Raptor Lake “Refresh” — deve trazer frequências de clock maiores e suporte para memórias mais rápidas. Isso deve se aplicar aos modelos para desktop (série “S”) e para notebooks de alto desempenho (série “HX”), enquanto os demais segmentos adotariam novas tecnologias e a nomenclatura “Core Ultra”.
As configurações de núcleos, arquitetura e litografia dos processadores relançados devem ser as mesmas da versão original. Com isso, em 2023, é possível que tenhamos:
As versões revisadas para desktops devem ser lançadas em meados de outubro com modelos desbloqueados para overclock. Os processadores mais baratos, mas sem suporte para overclock, devem ser lançados a partir de novembro.
O vazamento afirma que a linha revisada irá estrear um processador inédito de 20 núcleos, sendo 8 unidades de alto desempenho e 12 unidades de baixo consumo. É possível que esse modelo seja apresentado como Core i7. Todos os chips relançados serão compatíveis com o soquete LGA 1700 de placas-mãe das séries 600 e 700.
Para aqueles que esperam por melhorias mais significativas nos processadores para desktop, será necessário aguardar até 2024, ano em que a Intel deve finalmente anunciar o lançamento do Core de 15ª geração (codinome “Arrow Lake”) com uma nova arquitetura de núcleos, melhorias de GPU e a litografia Intel 20A.
Esses chips serão compatíveis com o novo soquete LGA 1851 e utilizarão um design de chiplets que, segundo rumores, terá um de seus blocos produzido com a litografia de 3 nanômetros da TSMC. Há quem diga que a linha terá processadores com até 40 núcleos, mas a fabricante ainda não confirmou esses detalhes.
Por fim, é esperado que a fabricante introduza Xeon W-2500 e Xeon W-3500 como suas novas linhas de processadores para desktops de alto desempenho (HEDT) que substituirão o Xeon W-2400 e Xeon W-3400, lançados em fevereiro de 2023. Tudo o que sabemos até o momento é que essa linha será compatível com as placas-mãe W790.
A Intel ainda não esclareceu seus planos para 2023, portanto, é necessário interpretar todos os vazamentos com cautela, uma vez que os produtos podem sofrer várias mudanças antes que sejam apresentados oficialmente pela marca.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários