
Rumores 29 Set
03 de outubro de 2023 0
Atualização (03/10/2023) - FM
Caso os rumores estejam corretos, não deve demorar até que a AMD apresente sua nova geração de processadores para desktops de alto desempenho e aplicações profissionais. Nesta terça-feira (03), novas informações sobre o lançamento da família Ryzen Threadripper PRO 7000WX (codinome “Storm Peak”) foram reveladas por fontes do Wccftech.
De acordo com os vazadores, a nova linha será anunciada em 19 de outubro como sucessora do Threadripper PRO 5000WX. Os processadores serão vendidos com opções de até 96 núcleos baseados na arquitetura Zen 4, produzida com a litografia de 5 nanômetros da TSMC, trazendo melhorias substanciais de capacidade de memória cache e IPC.
Os novos processadores serão suportados pelas novas plataformas TRX50 e WRX50, que alimentarão as placas-mãe de última geração compatíveis com a linha. Os chips terão TDP de até 350 W, suporte para configurações de 8 ou 4 canais de memória RAM DDR5 e até 128 pistas de PCI Express de 5ª geração.
Especula-se que o modelo mais poderoso será o Threadripper PRO 7995WX, que vazou em um recente teste de benchmark operado no Geekbench 5. Esse hardware deve contar com 384 MB em cache L3 e 96 MB em cache L2 — capacidades idênticas ao AMD EPYC 9654, um processador de altíssimo desempenho voltado para servidores.
Um vazamento prévio indicou que os novos processadores poderão ser até 75% mais rápidos que seus concorrentes da família Intel Xeon W-3400, lançada em 2023. Cabe lembrar que os chips para workstations da “equipe azul” são equipados com até 56 núcleos, enquanto os componentes da AMD entregarão até 96 núcleos e 192 threads.
Não há informações sobre a disponibilidade do Ryzen Threadripper PRO 7000WX, mas é importante lembrar que os processadores da geração anterior permaneceram exclusivos para o segmento de computadores pré-montados durante meses, e somente então começaram a ser vendidos separadamente nas lojas varejistas de hardware.
Texto original (20/09/2023)
Rumores sugerem que estamos próximos de conhecermos a nova geração de processadores para workstations da AMD, e as expectativas do público aumentaram com novos dados divulgados pelo entusiasta e vazador Underfox, adiantando o possível lançamento da família Ryzen Threadripper PRO 7000WX, de codinome “Storm Peak”.
Imagens supostamente retiradas de uma apresentação interna sugerem que a fabricante está se preparando para apresentar uma nova linha de processadores ainda em 2023 — mais especificamente no “outono de 2023”. Considerando o período no hemisfério norte, estamos falando de um possível anúncio no último trimestre deste ano.
O material não cita o Threadripper PRO 7000WX, contudo, alguns elementos parecem fazer referência ao hardware. Além dos dizeres “Fiquem ligados para novidades neste outono de 2023” (em tradução livre), as imagens exibem benchmarks que comparam o desempenho do Intel Xeon W9-3495X com um processador misterioso de 96 núcleos da AMD.
Em agosto, noticiamos o vazamento de um teste de benchmark do Threadripper PRO 7995WX, que deve ser o processador mais veloz da nova geração e o primeiro da linha com 96 núcleos, sucedendo ao Ryzen Threadripper PRO 5995WX de 64 núcleos.
De acordo com o suposto benchmark da AMD, o Threadripper PRO 7995WX é capaz de finalizar a renderização de um projeto em apensa 657 segundos, enquanto o Intel Xeon W9-3495X, com apenas 56 núcleos, demora 1.125 segundos para finalizar o mesmo processo. Os detalhes do teste não foram mencionados nos slides.
Além do Threadripper PRO 7995WX, é esperado que a família “Storm Peak” conte com o Threadripper PRO 7985WX de 64 núcleos. Esse processador supostamente apareceu em uma imagem divulgada pelo vazador @yuuki_ans no último sábado (16), sugerindo que o modelo será compatível com a nova plataforma SP6 da AMD.
O SP6 é uma versão compacta do SP5 utilizado pelos processadores EPYC de 4ª geração com suporte limitado para 64 núcleos, o que contradiz o rumor de que a linha terá modelos com até 96 núcleos, contudo, acredita-se que a família terá duas versões:
A AMD ainda não confirmou uma data de lançamento para os novos processadores, mas a previsão de que o hardware será introduzido ainda este ano é reforçado pelas estimativas de Tony Yu, gerente-geral da ASUS na China.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários