LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Qualcomm prepara novo chip Snapdragon turbinado para relógios com Wear OS, diz rumor

12 de julho de 2025 0

Informações obtidas pelo portal Android Authority sugerem que a Qualcomm está trabalhando em um sucessor para o Snapdragon W5 Gen 1, e desta vez estaria adotando um design significativamente mais poderoso. A nova plataforma para relógios inteligentes seria similar ao rival Exynos W1000 ao empregar uma CPU de 5 núcleos, mas teria a vantagem de ser fabricado pela TSMC.

Conforme explica o site, as gerações anteriores de chips da Qualcomm para smartwatches não recebiam o mesmo cuidado que as plataformas para celulares. Na realidade, as soluções eram basicamente componentes para smartphones adaptados e otimizados para relógios, e apostavam em núcleos antigos — mesmo o mais recente Snapdragon W5 Gen 1 usa núcleos Cortex-A53, lançados em 2012.

Esse cenário pode estar prestes a mudar com o próximo lançamento, segundo detalhes obtidos pelo Android Authority. A gigante estaria trabalhando em um novo processador de modelo SW6100 e codinome "Aspen". O nome final é desconhecido, mas é provável que a novidade chegue ao mercado como o "Snapdragon W5 Gen 2" ou até como "Snapdragon W6 Gen 1".

A Qualcomm já estaria preparando um sucessor para o Snapdragon W5 Gen 1, que traria CPU muito mais poderosa de 5 núcleos (Imagem: Divulgação/Qualcomm)

Independente do nome, as especificações citadas simbolizam uma melhora drástica frente ao componente atual: a plataforma usaria uma CPU de 5 núcleos em configuração 1 + 4, composta de 1 Cortex-A78 de alto desempenho e 4 Cortex-A55 de alta eficiência. Em comparação, o W5 Gen 1 tem apenas 4 Cortex-A53 de alta eficiência.

Mesmo também sendo antigas — o A78 e o A55 foram revelados em 2020 —, as escolhas de núcleos provavelmente envolvem um equilíbrio entre área ocupada, desempenho e nível de consumo, e como citado, já representam um salto enorme frente ao modelo atual. Outro ponto interessante a ser destacado é que essa é a mesma configuração do Exynos W1000, chip da Samsung usado nas linhas Galaxy Watch 7 e Watch 8.

A vantagem da Qualcomm estaria na tecnologia de fabricação, que adotaria uma litografia ainda desconhecida da TSMC. Seja qual for a escolha, os processos da empresa taiwanesa são reconhecidamente superiores aos da gigante sul-coreana, o que deve garantir boa vantagem para o Snapdragon.

O suposto Snapdragon W5 Gen 2 teria CPU similar à do Exynos W1000 da Samsung, mas com a vantagem de ser fabricado pela TSMC (Imagem: Reprodução/Samsung)

Outros detalhes vazados incluem um coprocessador de nome QCC6100, que seria usado em paralelo ao SW6100 para tarefas simples de modo a economizar energia, e suporte a memórias LPDDR5X, cuja adoção não apenas garantiria maior velocidade, mas também maior eficiência em comparação à LPDDR4 suportada pelo W5 Gen 1.

Conforme destaca o Android Authority, a existência desse chip é curiosa diante de uma parceria que a Qualcomm possui com o Google para desenvolver um chip para smartwatches, baseado na arquitetura RISC-V, rival da ARM. Anunciado em 2023, esse projeto não recebeu mais novidades, e existe a chance de ter sido abandonado se considerarmos a existência do SW6100, que usa ARM.

Não há informações sobre o lançamento do suposto W5 Gen 2 no momento, mas com sorte, teremos detalhes oficiais do processador durante o próximo Snapdragon Summit, marcado para ocorrer entre os dias 23 e 25 de setembro de 2025.

Veja também


0

Comentários

Qualcomm prepara novo chip Snapdragon turbinado para relógios com Wear OS, diz rumor
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Especiais

Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas

Software

Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2