LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Samsung lança Galaxy Watch 7 e Watch Ultra com novo sensor e uso de IA

10 de julho de 2024 15

A Samsung anunciou na manhã desta quarta-feira (10) em Paris seus novos relógios Galaxy Watch 7 e Galaxy Watch Ultra, que chegam com Galaxy AI para acompanhamento mais preciso de saúde e bem-estar, nova plataforma Exynos W1000 com fabricação em 3 nm e novo sensor BioActive com leitor de AGEs, prometendo elevar ainda mais o patamar dos smartwatches da marca.

Os relógios se diferenciam não apenas pelo tamanho e visual, mas pelo próprio material de construção, capacidade da bateria e certificações de resistência, já que o Galaxy Watch Ultra foca no Apple Watch Ultra — como seu nome deixa bem claro —, enquanto o Galaxy Watch 7 tem como grande rival o Apple Watch Series 10 (ou X), que deve ser anunciado no próximo mês de setembro.

Galaxy Watch 7 em dois tamanhos, mas sem versão Classic

Visualmente o Galaxy Watch 7 não traz nada de muito diferente do antecessor, estando disponível ainda em tamanhos de 40 e 44 mm, e contando com tela plana de bordas finas ao redor, em formato circular. Os botões de navegação ficam na lateral direita, e em 2024 não teremos a opção com coroa giratória física para navegação, então se você gostar do gesto precisará ativar sua versão virtual.

As grandes novidades do Galaxy Watch 7 frente ao Galaxy Watch 6 estão na chegada da plataforma Exynos W1000, primeira do mundo com foco em smartwatches feita em processo de 3 nm, no novo sensor BioActive e no uso do GPS de banda dupla, que entrega muito mais precisão na geolocalização. Isso é essencial para traçar trajetos em ambientes isolados ou que contem com muita interferência no sinal — como túneis ou outras áreas urbanas cobertas, por exemplo.

Segundo a Samsung, o novo GPS é capaz de aumentar a precisão em até 20%, adicionando a banda L5 além da banda L1 já usada anteriormente, o que ajuda na obtenção de sinal especialmente em áreas urbanas, por ser projetado para lidar melhor com obstáculos de concreto.

Anunciado no início de julho, o Exynos W1000 traz três vezes mais performance em CPU que o Exynos W930 usado no Galaxy Watch 6, subindo sua quantidade de números de dois para cinco, onde um Cortex-A78 rodando a 1,6 GHz é de alta performance e o restante (quatro Cortex-A55 de 1,5 GHz) fica responsável pelas tarefas menos intensas. Mesmo com tanto avanço em desempenho, o processador atualizado será capaz de economizar até 30% de energia, segundo a Samsung.

Imagem: AcervoTC

Já em relação ao novo BioActive, passamos de quatro para 13 sensores LED, que tiveram o formato alterado de algo mais redondo para uma organização em cruz, o que permite uma maior ocupação no braço do usuário e, consequentemente, maior precisão nas leituras feitas por ele.

Uma das novas funções de saúde permitidas pelas melhorias feitas no Galaxy Watch 7 é a medição de apneia do sono, sendo uma função com desenvolvimento 100% brasileiro. De forma resumida, o Samsung Health permitirá integração do CPAP (máscara respiratória usada no diagnóstico e tratamento de apneia do sono), e então compila os dados recebidos em conjunto com o próprio smartwatch para identificar momentos em que você parou de respirar.

Por ser uma função voltada para a área da saúde, ainda faltam homologações para seu funcionamento no Brasil, algo que deve ser concluído "muito em breve". Até lá a função ficará indisponível no Brasil, sendo lançada apenas quando os órgãos responsáveis autorizarem.

Já para quem é mais ativo e competitivo no mundo dos exercícios físicos, o novo modo "em busca da sua melhor performance" permite que você use treinos anteriores como base para saber se está conseguindo melhorar ou não suas métricas. Ao fazer uma corrida ou pedalada, você poderá selecionar 14 dias de exercício, e então definir qual dos dias usará para competir consigo mesmo, indicando metro a metro, centímetro a centímetro, se você está melhor ou pior do que a marca anterior.

Imagem: AcervoTC

IA para monitoramento de sono, exercícios e comunicação

Entrando nos recursos de software otimizados por Inteligência Artificial, o Galaxy Watch 7 será capaz de "prever" qual a sua frequência cardíaca em um determinado intervalo, observando a média histórica e a projeção durante práticas de exercícios para preencher lacunas deixadas por falta de medição.

Já a Pontuação de Energia Corporal fará um resumo das medições do dia, como batimentos cardíacos, exercícios e medição do sono, sendo dada uma pontuação na manhã do dia seguinte sobre tudo o que foi feito no dia anterior. A pontuação será importante para definir o que fazer em cada dia, pegando mais leve caso receba uma pontuação baixa, ou o oposto caso a pontuação seja alta.

A IA também foi usada para facilitar a comunicação, podendo gerar respostas inteligentes com base no contexto das conversas. Com isso você poderá fugir dos tradicionais "Ok", "Sim", "Não" e "Obrigado" normalmente vistos como sugestões de respostas, podendo enviar mensagens mais complexas ao toque de um botão.

Especificações técnicas

  • Tela
    • 40 mm: Super AMOLED de 1,3 polegada com resolução de 432 x 432 pixels e Always On colorido
    • 44 mm: Super AMOLED de 1,5 polegada com resolução de 480 x 480 pixels e Always On colorido
  • Plataforma Samsung Exynos W1000
  • 2 GB de RAM
  • 32 GB de armazenamento interno
  • Bateria
    • 40 mm: 300 mAh
    • 44 mm: 425 mAh
  • Dimensões
    • 40 mm: 40,4 x 40,4 x 9,7 mm
    • 44 mm: 44,4 x 44,4 x 9,7 mm
  • Peso
    • 40 mm: 28,8 g
    • 44 mm: 33,8 g
  • Cores disponíveis
    • 40 mm: verde e creme
    • 44 mm: verde e prata
  • Construção em alumínio com vidro de cristal de safira
  • Certificações IP68, 5ATM e MIL-STD810H
  • 4G LTE (opcional), Bluetooth 5.3, Wi-Fi Dual-Band, NFC, GPS de banda dupla (L1+L5), Beidou, Galileo, Glonass
  • Compatível com Android 11 ou superior com mais de 1,5 GB de RAM
  • Sistema operacional Wear OS S com interface Relógio One UI 6
Galaxy Watch Ultra com visual robusto e muita resistência

A Samsung anunciou o Galaxy Watch Ultra como uma clara resposta ao Apple Watch Ultra, sendo o modelo para "ultrapassar seus limites através de uma ultra durabilidade, uma ultra bateria, em um produto ultra inteligente". O modelo chega como um substituto ao Galaxy Watch 5 Pro, que não ganhou sucessor em 2023 e agora chega com uma roupagem totalmente nova para encarar de vez o rival da Maçã.

O primeiro destaque, claro, fica para seu corpo robusto com visual que grita resistência. O modelo volta a ter caixa quadrada, algo que a Samsung não usava desde a finada linha Gear (descontinuada há quase 10 anos), mas curiosamente mantém o visor redondo, criando um conjunto que pode assustar em um primeiro momento mas é fácil de acostumar.

A construção inclui não apenas o tradicional IP68 contra danos por água e poeira, mas também suporta 10ATM para mergulhos de até 100 metros, bem como possibilidade de uso em água do mar, o que permitirá o monitoramento de natação oceânica. O relógio vem ainda com a certificação militar MIL-STD810H, incluindo testes para uso em condições extremas de altitude (de -500 até +9.000 metros) e temperatura (-20°C a +55°C), sendo ele preparado para montanhismo e outras atividades mais desafiadoras.

Para garantir que você chegará ao final do seu destino e conseguirá retornar com segurança, a bateria também é reforçada, com 590 mAh que prometem até 100 horas de uso em modo de economia de energia, e até 48 horas em modo de economia de energia em esporte.

Outras características são compartilhadas com o Galaxy Watch 7, como a plataforma Exynos W1000 feita em 3 nm, as capacidades de RAM e armazenamento, o novo sensor BioActive e o GPS de dupla frequência.

Imagem: AcervoTC

Botão rápido e alerta de emergência

Dois diferenciais importantes do Galaxy Watch Ultra dizem respeito à agilidade durante a prática de atividades físicas multimodais, e à segurança em casos de acidente.

O botão rápido foi pensado para ajudar os praticantes de triatlo ou outras atividades que incluem mais de uma modalidade, onde qualquer segundo na troca entre elas é crucial para determinar o melhor tempo. Com ele você pode alternar rapidamente entre os exercícios predefinidos, podendo ir de natação para bicicleta e então para corrida ao toque de um botão, por exemplo.

Já a sirene de emergência busca auxiliar quem pratica atividades físicas ao ar livre e pode acabar se perdendo ou se machucando em algum trecho sem muito tráfego de pessoas. Segundo a Samsung, o Galaxy Watch Ultra terá detecção automática de queda, onde uma sirene é acionada e poderá ser ouvida a até 180 metros de distância do relógio. A função também pode ser acionada manualmente, bastando pressionar por 5 segundos o botão.

Especificações técnicas

  • Tela Super AMOLED de 1,5 polegada com resolução de 480 x 480 pixels e Always On colorido
  • Plataforma Samsung Exynos W1000
  • 2 GB de RAM
  • 32 GB de armazenamento interno
  • Bateria de 590 mAh
  • Dimensões de 47,4 x 47,4 x 12,1 mm
  • Peso de 60,5 g
  • Cores disponíveis: Titânio Cinza e Titânio Prata
  • Construção em titânio com vidro de cristal de safira
  • Certificações IP68, 10ATM e MIL-STD810H com proteção para natação oceânica, temperatura extrema (-20 a +55°C) e altitude extrema (-500 até +9.000 metros)
  • 4G LTE (opcional), Bluetooth 5.3, Wi-Fi Dual-Band, NFC, GPS de banda dupla (L1+L5), Beidou, Galileo, Glonass
  • Compatível com Android 11 ou superior com mais de 1,5 GB de RAM
  • Sistema operacional Wear OS S com interface Relógio One UI 6
Preço e disponibilidade

O Galaxy Watch 7 e o Galaxy Watch Ultra começam a ser vendidos no Brasil já nesta nesta quarta-feira, 10 de julho, com entrega a partir de 8 de agosto e disponibilidade em lojas de varejo nacionais e lojas físicas e online da Samsung. Os preços para cada versão podem ser vistos abaixo:

  • Galaxy Watch 7
    • 40 mm Wi-Fi: R$ 2.499
    • 40 mm LTE: R$ 2.799
    • 44 mm Wi-Fi: R$ 2.699
    • 44 mm LTE: R$ 2.999
  • Galaxy Watch Ultra 47 mm LTE: R$ 4.999

Usuários que comprarem o Galaxy Watch 7 entre os dias 10 de julho e 22 de agosto recebem de brinde uma Pulseira Fabric. Já quem comprar o Galaxy Watch Ultra entre os dias 10 de julho e 22 de agosto receberá uma Pulseira Trail preta.

Expandindo seu programa Troca Fácil, a Samsung aceitará relógios usados na troca por descontos a partir de R$ 800 em seus novos Galaxy Watch. A troca poderá ser feita entre 10 de julho e 22 de agosto.

Veja também


15

Comentários

Samsung lança Galaxy Watch 7 e Watch Ultra com novo sensor e uso de IA
Economia e mercado

Huawei Kirin 9010L: chipset inédito é encontrado em smartphone intermediário da chinesa

Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos