
Android 18 Dez
08 de abril de 2018 88
Já vimos que o sucessor do Galaxy S8 melhorou um pouco a autonomia, agora é o momento de conferirmos se o Galaxy S9 Plus também trouxe mais tempo de uso longe da tomada, quando comparado com o modelo de geração passada. Nos testes de desempenho já vimos que o Snapdragon 845 com os 6 GB de RAM não estão sendo totalmente aproveitados por conta da má otimização da Samsung Experience, será que isso também afeta a autonomia? Confira nos testes abaixo.
Utilizando o adaptador que a Samsung incluiu na caixa do S9 Plus, com suporte para recarga rápida e saídas de 5V a 2A, 9V a 1,67A, temos no processo de recarga os tempos de 10 minutos para 13% de carga, 19% de carga após 15 minutos, 38% após meia hora, 76% após uma hora e um tempo total de 1 hora e 39 minutos para completar a carga na bateria de 3500 mAh.
Mas também tivemos uma prova para saber como o Galaxy S9 Plus realmente se sai em autonomia, realizando um teste simulando um uso mais real com o aparelho durante todo o dia seguindo a metodologia abaixo:
Após 14 horas e 22 minutos o Galaxy S9 Plus descarregou, encerrando o teste de bateria.
A Samsung manteve os 3500mAh do Galaxy S8 Plus, mas a autonomia está bem abaixo do antecessor, que conseguiu marcar 14 ciclos com 18 horas e 20 minutos de funcionamento. Uma surpresa desagradável para quem esperava por melhor gerenciamento de energia no Snapdragon 845.
Essa é a mesma autonomia do iPhone X da Apple, que tem a fama negativa nesse sentido e o resultado foi considerado até satisfatório para o modelo da maçã, mas no caso da Samsung a exigência é maior e aqui temos um resultado apenas semelhante ao do Note 8. De qualquer forma, para quem não tem um uso muito pesado (com vários jogos e mídias sociais a todo instante) o S9 Plus deve suportar um dia de trabalho sem requerer a tomada.
Lembramos que há maneiras de economizar a carga, reduzindo o brilho da tela (mantido aqui a 200 lux, suficiente para uso em ambientes internos), desligar a sincronização e notificações de alguns apps e, claro, evitar jogar quando estiver longe uma tomada. Caso esteja curioso para conferir outros resultados, basta acessar a pauta com a tabela do nosso ranking clicando aqui.
Os dados finais está nos prints abaixo e também no resumo em texto acima. Obrigado pela companhia e até o próximo teste.
Com apenas 5% de carga após fechado o décimo ciclo, podemos afirmar que não há condições de mais um ciclo completo. Daremos a pausa de 30 minutos e esperaremos apenas para iniciar o 11° ciclo e contar o tempo de tela e tempo total ligado para dar o teste como encerrado e publicar o resultado total, comparando com resultados de outros dispositivos.
Nono ciclo encerrado, pelo menos a maior parte. Ao final, na tentativa de realizar mais 4 minutos de chamadas de voz, acusou "não registrado na rede", vamos observar como ele se comportará no último ciclo para podermos realizar 8 minutos e pagar essa falta. Aqui já podemos dizer que o S9 Plus está com autonomia inferior ao antecessor, de maneira significativa.
Fechamos o oitavo ciclo com 25% de carga, mostrando que dificilmente o S9 Plus passará dos 10 ciclos. o consumo por ciclo estava em 7% na parte da manhã, mas subiu para 10% ao longo do dia e do uso. Já passamos de 5 horas de tela ligada.
Mais um ciclo concluído (7º), com 34% de carga apontando aumento no consumo por ciclo. Com 4 horas e meia de tela, a dúvida agora é se o S9 Plus conseguirá fechar os 11 ciclos. Os jogos e aplicativos de reprodução de áudio e vídeo são, como não poderia ser diferente, os que mais puxam energia.
Sexto ciclo concluído. Agora com 47% de carga restante e jogos ainda como vilões da bateria.
Finalizado o quinto ciclo com um consumo de bateria maior que as rodadas anteriores. Passamos das 3 horas de tela ligada com a temperatura de operação em 36°. Eu começo a apostar em 11 ciclos, e você?
Encerramos o quarto ciclo com 67% de carga no S9 Plus. Jogos continuam comendo bastante bateria. Passamos das 2 horas e meia de tela ligada. Voltamos após mais 30 minutos de pausa.
Finalizamos o terceiro ciclo com 76% de carga restante. O GSam Battery não conseguiu medir o consumo dos apps, mas segundo a própria Samsung Experience, jogos e o Spotify são os vilões da bateria. Agora vamos para uma nova pausa. Será que chegaremos a 12 ciclos?
E voltamos para o terceiro ciclo com 84% de carga restante, mantendo o consumo de 1% em modo stand-by.
Fechado o segundo ciclo e temos 85% de carga, mantendo o mesmo consumo da primeira rodada. Passamos de pouco mais de 1 hora de tela ligada.
Com 92% de carga, estamos de volta para o segundo ciclo no S9 Plus. Façam suas apostas, quantos ciclos teremos no novo top de linha da Samsung?
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários