LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Galaxy A8 Plus é um bom intermediário com preço que não compensa | Vídeo TudoCelular

22 de maio de 2018 87

Já faz três meses que a Samsung trouxe a família Galaxy A8 2018 para o Brasil. O TudoCelular já testou desempenho e bateria do modelo menor. Agora, recebemos o modelo maior para fazer os testes nele, também.

Antes de iniciar, no entanto, resolvemos trazer um unboxing um pouco diferente. Em vez das tradicionais primeiras impressões, adiantamos alguns dos testes para trazer uma espécie de prévia do que o dispositivo é capaz.

Nós vimos em um teste prévio que as câmeras decepcionam, fato comprovado pela pontuação no DxOMark. O que mais o smartphone tem a oferecer? Vamos descobrir nos próximos parágrafos.

Embalagem e acessórios

A caixa não tem nada de novo, é bastante parecida com a das versões de 2017 da linha Galaxy A: na cor branca, com o nome do modelo escrito na parte da frente, além do ano de lançamento.

Ao abrir, temos uma outra caixa, que fica em cima do aparelho. Aqui dentro, temos manuais, extrator da gaveta de chips e uma capinha. Muito útil para um aparelho com traseira de vidro.

Embaixo do dispositivo a gente tem os acessórios de sempre: cabo USB para USB-C, adaptador de paredes com carregamento rápido da Samsung, igual ao de outros dispositivos da companhia, e um fone de ouvidos bem básico. Os da AKG ficam só pros modelos de elite.

Tudo é embalado separadamente, de maneira organizada e eficiente. Quem tem o hábito de guardar a embalagem certamente vai gostar de manter a caixa do Galaxy A8 Plus bem protegida, talvez até com os acessórios bem guardados lá dentro.

Design

Os dois modelos da linha Galaxy A 2018 são uma espécie de Galaxy S8 ou S8 Plus flat, ao menos no quesito design. As diferenças são a ausência do botão da Bixby, a presença da segunda câmera frontal e o layout da parte traseira, para citar as principais. O alto falante fica na lateral.

A frente do A8 Plus tem uma tela de 6 polegadas, que é menor que a do S8 Plus. Mas o intermediário tem praticamente as mesmas dimensões do flagship do ano passado, sendo um pouco mais alto, mais largo e mais espesso. Além de mais pesado.

70.6 x 149.2 x 8.4 mm
5.6 polegadas - 2220x1080 px
75.7 x 159.9 x 8.3 mm
6 polegadas - 2220x1080 px
73.4 x 159.5 x 8.1 mm
6.2 polegadas - 2960x1440 px
Ir para página de comparação

Ao menos a nova família intermediárias já traz a tela na proporção 18,5:9, seguindo os modelos de elite da Samsung. Mas sem as laterais curvas, por isso a definição como uma espécie de Galaxy S8 flat.

O A8 Plus ainda tem duas gavetas de chips, sendo que uma tem espaço para o SIM 1 e a outra para o Sim 2 e o micro SD. Nada de slot híbrido por aqui. Outra vantagem é a certificação IP68, coisa rara em dispositivos intermediários.

Hardware e desempenho

A Samsung trouxe um novo chipset intermediário para seus novos dispositivos da categoria, um Exynos 7885, que é uma pequena melhora em comparação com o 7880 que tem no Galaxy A5 e A7 2017. A nova plataforma conta com um processador de oito núcleos, sendo que dois rodam a até 2,2 GHz e outros seis atingem a velocidade de 1,6 GHz.

O chipset ainda traz um chip gráfico um pouco mais avançado que o antecessor, além de maior velocidade de conexão às redes móveis. Para complementar o hardware do A8 Plus, temos 4 GB de memória RAM e 64 GB de armazenamento interno nos modelos brasileiros.

A gente fez um teste de velocidade prévio só pra trazer o resultado pra vocês. E o A8 Plus conseguiu um tempo melhor que o modelo menor, fechando em 1min18s. São seis segundos a menos só que o A8 2018, e também é melhor do que o Xperia XA2 Ultra. A segunda volta não precisou recarregar nenhum app.

No AnTuTu, o resultado ficou na faixa acima dos 115 mil pontos, mais ou menos a mesma coisa do outro modelo, e acima dos cerca de 90 mil pontos dos intermediários da Sony e Motorola, que têm o Snapdragon 630.

Em breve traremos o teste completo, com a abertura dos aplicativos, benchmarks - incluindo ainda GeekBench, 3D Mark e GFX Bench - e os testes em jogos.

Câmeras

Também testamos, de novo, as câmeras. Foram só algumas fotos no final da tarde, mas já dá para ter uma noção legal.

A qualidade, no geral, é boa, com poucos ruídos. Mas o A8 Plus peca no nível de detalhes. O alcance dinâmico também é bem fraco. Na foto que tiramos, na verdade, o HDR foi inexistente. E o A8 Plus não tem um modo "Vívido" como outros dispositivos mais baratos da Samsung. Ou seja, o alcance dinâmico já é incluído no modo automático da câmera.

Nas selfies, a grande angular parece ter qualidade melhor que o sensor principal. O foco dinâmico não é grande coisa, apresenta bastante erros. Mas dá para o gasto.

Aliás, dá para o gasto é a expressão que melhor define a câmera dos Galaxy A8 e A8 Plus. Como disse o DxOMark: “uma câmera intermediária para um dispositivo intermediário”. Isso não foi um elogio.

Outros destaques

Quanto à bateria, que tem 3.500mAh nesse modelo, só vamos ter uma ideia legal quando começarmos os testes, logo mais. O A8, que tem 500mAh a menos, e tela 0,3 polegada menor, ficou devendo um pouco, apesar de ter conseguido bateria para um dia de uso sem muitos problemas.

Com relação ao software, temos o Android 7.1.1 Nougat, com a Samsung Experience 8.5. A mesma coisa no Note 8. Com Dual Messenger e, a grande novidade, Bixby. Apesar de não ter o botão físico exclusivo, a assistente virtual está aqui dentro. O que, na verdade, não quer dizer muita coisa, já que ela ainda é muito limitada.

Conclusão

O Galaxy A8 Plus poderia ser uma ótima opção barata para quem quer algumas das funções do Galaxy S8, mas não faz questão da potência. Como vimos nessa prévia, o dispositivo fica devendo muito, ainda mais quando a gente coloca na balança seu preço alto.

A família Galaxy A 2018 fica devendo muito em câmeras. Aliado ao desempenho mais fraco, não parece valer a pena o investimento nesses modelos, em vez de um Galaxy S7, que já está na faixa dos R$ 1.500 hoje. Ou você pode esperar um pouco até o S8 baixar mais. Isso, claro, se fizer questão da tela grande com a proporção diferente.

Atualmente é possível encontrar o A8 Plus por menos de R$ 2.000. Nossa impressão aqui é que não vale a pena. Mas, claro, você pode discordar e curtir bastante o aparelho. Nesse caso, conta pra gente aí nos comentários o que mais te atrai no Galaxy A8 ou A8 Plus.

E fique ligado aqui no TudoCelular que vamos dar início aos testes com o Galaxy A8 Plus para trazer os resultados o quanto antes.

O Samsung Galaxy A8 Plus 2018 ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.

87

Comentários

Galaxy A8 Plus é um bom intermediário com preço que não compensa | Vídeo TudoCelular
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista