LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Samsung Style S51 é um notebook fino e leve, mas com portabilidade limitada | Análise / Review

24 de setembro de 2018 16

O mercado de notebooks não oferece a mesma quantidade de opções que o de dispositivos móveis, mas as empresas estão apostando em uma boa variedade no mercado brasileiro nos últimos tempos. Um exemplo são os modelos finos e leves, com boa potência para quem quer andar para cima e para baixo com o notebook na mochila e não abre mão de um bom desempenho e autonomia.

O Samsung Style S51 é uma opção nessa categoria. A empresa enviou um modelo para o TudoCelular testar e vamos contar o que achamos nos próximos parágrafos.

Design, tela e áudio

O notebook é bastante fino e leve, ideal para quem quer andar com ele na mochila para cima e para baixo. São apenas 995 gramas, e a tela de 13,3 polegadas com poucas bordas proporciona um dispositivo que cabe sem problema na mala. As dimensões totais do notebook são de 30,9 x 20,8 x 1,49 cm.

A tela pode ser inclinada em um ângulo de até 180 graus em relação ao teclado, mas, infelizmente, não é touch. Há um modo tablet, mas o Style S51 é totalmente dependente de um mouse, pelo menos - uma vez que o teclado virtual pode ajudar na digitação, mesmo que não seja muito cômodo.

O display não tem um antirreflexo muito bom, mas é confortável para usar em ambientes internos - que é a maior parte do tempo de uso de um notebook. Para ambientes externos, tem um "modo externo", que dá um ganho no brilho, mas não o suficiente para uso confortável embaixo da luz do sol. A resolução é Full HD, que é uma vantagem boa em um notebook, que tem tela bem maior que a de um smartphone.

O acabamento do dispositivo é metálico, segundo a Samsung, mas passa impressão de fragilidade. Não há muitas entrada, também, mas é o suficiente. No lado esquerdo, tem o conector da bateria, um USB 3.0, um USB tipo C - que também pode ser usado para conectar na tomada - e a entrada do fone de ouvido. No lado direito tem um HDMI, mais um USB 3.0 e um leitor de micro SD.

Para a sua segurança, existe a opção de desbloquear o Windows com a sua digital. A leitura é bastante rápida e precisa, com uma taxa de falhas muito baixa - na verdade, houve poucas vezes em que tivemos de repetir a leitura, e geralmente porque o dedo foi colocado no leitor de maneira incorreta ou tirado muito rápido.

O teclado tem o layout internacional, ou seja, nada de tecla cê cedilha. O lado bom é que tem retroiluminação, que acende automaticamente caso o dispositivo detecte pouca luz no ambiente.

O sistema de áudio já não é tão bom. O som é abafado, o que só piora com o fato de os alto-falantes ficarem localizados na parte de baixo do notebook.

Hardware, desempenho e jogos

O hardware do Style S51 é bastante poderoso. O notebook tem um processador Intel Core i7 de oitava geração (8550U, clock de 1,80 GHz a 4,0 GHz, 8 MB L3 Cache), roda com 8 GB de RAM e usa ainda um SSD de 256 GB para guardar o sistema, programas e arquivos.

O conjunto geral é ótimo para o uso do dia a dia, e aguenta até mesmo o uso de alguns programas mais pesados, como o Photoshop, sem nenhum engasgo. Graças ao SSD, a abertura dos aplicativos é bem rápida.

O Style S51 não tem placa de vídeo dedicada, ou seja, vem com a placa integrada da Intel existente no processador i7 de 8ª geração, que é a Intel UHD Graphics 620. Sendo assim, não dá para esperar uma boa jogatina em títulos que exigem uma placa de vídeo mais poderosa. Tentamos rodar o PES 2019, mas sem muito sucesso. O jogo não fui.

Fortnite já roda legal, mas com recursos gráficos configurados no mínimo. Se você não for exigente, é possível jogar, apesar de ter alguns engasgos ocasionais. Outro título que testamos e conseguimos jogar bem foi Civilization VI, indicando que dá para arriscar alguns games mais novos. Basta olhar os requisitos mínimos e não forçar demais o hardware.

Bateria

O notebook Style S51 tem carregamento rápido, prometendo até duas horas de autonomia com apenas 20 minutos de carga.
Por padrão, o carregamento é feito sempre até 85% e para, de modo a garantir uma vida útil maior à bateria. E foi com essa carga que fizemos a maior parte dos testes.

E conseguimos utilizar o dispositivo por mais de quatro horas em algumas oportunidades sem esgotar totalmente a carga - o notebook pediu para ligar na tomada, mas a autonomia navegando na internet foi muito boa.

É claro que tudo depende do tipo de uso. Assistir vídeos vai consumir um pouco mais, mas dá para assistir um filme completo sem grandes problemas. Considerando, claro, que não seja a versão do diretor do Retorno do Rei, que é um filme bastante longo. O notebook aguenta de duas horas a duas horas e meia reproduzindo vídeo.

Além da fonte que já vem com o dispositivo, você também pode recarregar o seu Style S51 com o carregador do seu smartphone. Basta conectar na entrada USB-C que ele reconhece como um dispositivo de recarga e volta a preencher a bateria.

Conclusão

O Style S51 é um notebook com bom desempenho para trabalhar e, apesar de não ser ideal para jogos, também serve para algumas atividades de lazer. O problema está na autonomia de bateria, que fica bem abaixo de concorrentes, e também em seu preço. O valor sugerido pela Samsung é de sete mil e quinhentos reais.

O modelo anterior, o Style S50, já pode ser encontrado próximo dos cinco mil reais e tem de desvantagem apenas a memória RAM um pouco mais lenta, ausência do conector USB-C e um micro HDMI no lugar do HDMI. O Style S50 também não tem desbloqueio pela digital. E aí vai de você decidir se vale gastar bem menos por uma ou outra desvantagem.

Se você busca por opções parecidas, o Macbook com configurações parecidas fica onze mil e quinhentos reais na Apple. A Dell tem o XPS, que também é mais caro que o Stle S51, e a Lenovo tem o ThinkPad X280, que é mais pesado e quase o mesmo preço. Ou seja, dentro das características de notebook fino, leve e potente, esse é uma das opções mais baratas, por incrível que pareça.

Sendo assim, podemos citar como prós o desempenho, o leitor de impressão digital para segurança e o design leve e fino. Já como pontos negativos, ficamos com autonomia, preço elevado e construção aparentemente frágil.

E você, gostou do Samsung Style S51? Conta pra gente aqui embaixo, nos comentários.


16

Comentários

Samsung Style S51 é um notebook fino e leve, mas com portabilidade limitada | Análise / Review
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista