
15 Abril 2019
A Samsung realizou o primeiro evento de lançamento no Brasil nesta terça-feira, 22, no terraço do prédio do Instituto Tomie Ohtake, em São Paulo. A companhia apresentou o Galaxy A9 2018, smartphone já apresentado lá fora com quatro câmeras traseiras e hardware de respeito, mas com bateria que não chega à do antecessor, de 2016.
Uma vez que já conhecemos praticamente todos os detalhes do dispositivo (resumidos abaixo, inclusive com a ficha técnica completa), o grande destaque do dia ficou para o preço. E, tratando-se de Samsung, a notícia não é das melhores. O Galaxy A9 de 2018 chega ao país por salgados R$ 3199. Ou seja, são características e preço de um topo de linha.
Ao menos o investimento é feito em um modelo com 128 GB de armazenamento, design moderno, tela Super AMOLED (Full HD+), corpo de metal com acabamento traseiro e frontal em vidro. O preço é elevado, mas o modelo, no papel, é bem interessante.
Diferente do Galaxy A7 apresentado no finalzinho de 2018 aqui no Brasil, o A9 tem o leitor de impressão digital na parte traseira, posição que tem sido mais comum nos modelos com tela infinita da Samsung. O display, aliás, tem 6,3 polegadas, sendo maior, portanto, que o Galaxy S9 Plus, mas menor que o Galaxy Note 9.
Porém, o corpo do intermediário é maior que o phablet com caneta, devido à ausência das laterais curvas da tela. Isso influencia, também, na taxa de ocupação da parte frontal, que é de 80% (contra 83% do Note 9).
Aqui dentro, o usuário vai encontrar a plataforma Snapdragon 660, da Qualcomm, com 6GB de memória RAM e 128 GB de armazenamento interno. Tirando o processador, consideravelmente mais modesto, é o mesmo hardware do Galaxy S9 Plus. Porém, a bateria é um pouco maior, totalizando 3.800mAh. Não espere a autonomia do A9 Pro aqui.
No Brasil, a Samsung vende modelos com suporte a dois chips de operadora e mais um slot dedicado para o micro SD. Mesmo com todo o espaço de armazenamento interno, você pode usar duas linhas móveis e expandir o espaço sem nenhum problema.
O Galaxy A9 ainda tem quatro câmeras na parte traseira e mais uma de selfies na frente. Essa câmera para autorretratos tem 24 megapixels, abertura f/2.0, suporte a HDR e grava vídeos em 1080p a 30 quadros por segundo.
Já na traseira, o sensor principal registra imagens com até 24 megapixels, usando uma lente de abertura f/1.7. Outro sensor tem 8 MP, abertura f/2.4 e é ultrawide, ou seja, tem abertura angular maior para registrar mais pessoas ou paisagem. A terceira câmera tira fotos de até 10 MP, tem abertura f/2.4 e permite o uso de zoom ótico de até 2x.
Por fim, o quarto sensor é de 5 MP f/2.2, e serve apenas para fazer o reconhecimento do fundo da foto nas imagens conhecidas como Bokeh. No caso dos Galaxy, o usuário pode usar o recurso chamado Foco Dinâmico, alterando o nível de desfoque da imagem posteriormente, na galeria.
E, pela primeira vez, a Samsung permite a gravação de vídeos em 4K em um intermediário, com a câmera traseira principal.
O Galaxy A9 chega a partir de hoje ao Brasil nas cores preto, azul e rosa. As duas últimas ainda oferecem um efeito degradê, com o azul ficando esverdeado e o rosa ficando mais claro dependendo do reflexo da luz.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários