
03 Março 2020
11 de fevereiro de 2020 7
Assim como no ano passado, a Samsung promoveu seu primeiro Galaxy Unpacked do ano não apenas para renovar a linha Galaxy S, mas também para apresentar um celular dobrável.
O Galaxy Z Flip finalmente é oficial e apresenta uma série de novidades em relação ao primeiro dispositivo do tipo da Samsung. Primeiro, ao invés de oferecer uma tela externa que quando desdobrada vira um tablet, o modelo visa ser mais compacto, com uma tela externa de uma polegada para informações básicas, e ao se abrir oferecendo um celular completo.
Comparações com o Razr da Motorola serão inevitáveis, mas agora que a indústria de dispositivos móveis conseguiu implementar uma tela de toque flexível o céu será o limite e veremos os mais diversos tipos de implementação nos próximos meses. Um grande diferencial do Z Flip frente a esse seu rival é a capacidade do seu mecanismo de dobra manter o smartphone "meio aberto", segurando o aparelho em um ângulo de 90º.
Com um display Infinity Flex AMOLED de 6,7 polegadas, o Z Flip pode parecer maior do que de fato é pela sua proporção 22:9, e também por oferecer poucas "interferências" quando aberto, já que as suas bordas são discretas e a câmera frontal é oferecida por um notch de furo, como nos Galaxy S20.
Um ponto interessante dessa tela é que ela conta com a nova tecnologia proprietária da Samsung Ultra Thin Glass. Pela primeira vez a fabricante trocou o plástico - mais propício a arranhões - por uma camada ultrafina de vidro, que oferece mais proteções nesse sentido.
Dentro do seu corpo sobra poder de fogo: ele é equipado com o Snapdragon 855 Plus e 8 GB de RAM, além de 256 GB de memória interna, expansíveis via cartão microSD. Se levarmos em consideração que tanto ele quanto o Razr estão na mesma faixa de preço, aqui é possível levar bem mais hardware sem gastar mais.
Enquanto os novos Galaxy S20 oferecem um número a perder de vista de câmeras, o Z Flip traz três sensores: um frontal e dois traseiros. A câmera principal tem resolução de 12 MP com abertura de f/1.8, mostrando que a Samsung pulou fora mesmo das lentes com abertura variável como vimos nos S9 e S10, enquanto o sensor secundário de 12 MP oferece uma lente ultra-wide com 123º de visão.
A frontal é de 10 MP com abertura de f/2.4.
Enquanto o Galaxy S20 Ultra chega a velocidades de carregamento de até 45W, a Samsung apostou - por limitações técnicas ou por opção - inserir um carregamento máximo de 15W no Z Flip. Por indução ele chega a apenas 9W. A capacidade da bateria é de 3.300mAh.
O Z Flip sai de fábrica com Android 10, e pelo histórico da sul-coreana de levar duas atualizações a todos os seus aparelhos, podemos esperar que ele sobreviva a no mínimo até o Android 12, de 2021-2022.
Quanto ao seu preço, o sonho de muitos de nós era que aqueles rumores iniciais de que ele seria lançado a menos de US$ 1.000 fossem realidade. Porém, seu preço no mercado internacional será de US$ 1.380, o que pelo menos ainda é bem menos que o cobrado no Galaxy Fold. Ele entra em pré-venda já no dia 14 de fevereiro, ao menos nos Estados Unidos.
Enfim, o Galaxy Z Flip oferece uma segunda abordagem em termos de dobráveis pela Samsung. Enquanto o primeiro smartphone do tipo por ela visou oferecer mais produtividade com uma tela expansível, o Z Flip quer ser um produto compacto de ser levado no bolso, bolsas, enquanto é projetado com um design que faz dele também quase um acessório de moda.
A expectativa da Samsung é a de vender 2,5 milhões de unidades dele, enquanto o Fold não chegou a 1 milhão, mostrando que os planos da sul-coreana serão mais ambiciosos com esse lançamento.
O Z Flip, assim como os Galaxy S20, deverão chegar ao Brasil nos próximos meses. Todos eles já estão passando pela Anatel e foram beneficiados com a Lei da Informática. Comumente o lançamento nacional da nova geração S acontece nacionalmente em abril, mas quanto ao dobrável esse poderá ser postergado, como aconteceu com o Fold.
E você, o que achou do Galaxy Z Flip? Teria um, ou a proposta do Galaxy Fold é mais atraente para você? Por quanto acha que ele será vendido no Brasil? Conte para a gente nos comentários!
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários