
Feiras e eventos 07 Fev
09 de fevereiro de 2022 305
A Samsung subiu ao palco nesta quarta-feira (9) para apresentar os seus novos celulares tops de linha: Galaxy S22, S22 Plus e S22 Ultra. Eles chegam com novidades em design, construção e câmeras.
Outro destaque está na presença das plataformas móveis Snapdragon 8 Gen 1 e Exynos 2200, a depender da região. Para a imprensa brasileira, a Samsung já confirmou a vinda da versão com o chip da Qualcomm. Veja os detalhes de cada modelo.
Toda a família Galaxy S22 contará com uma construção inteira em metal, no mesmo material Armor Aluminium presente nos modelos Z Fold 3 e Z Flip 3. Já a traseira terá vidro Gorilla Glass Victus Plus nos três smartphones. Isso significa que a variante mais básica não virá mais com tampa de plástico, como na série S21.
Mas a família não perdeu totalmente a presença desse material. A Samsung utiliza plástico reciclado em algumas peças, como nos botões e no bloco interno para abrigar o alto-falante inferior. Há também certificação IP68, para proteção contra líquidos e poeira.
O S22 e o S22 Plus terão um aspecto mais parecido com seus antecessores no visual. O chassi deles é arredondado nas pontas, com notch em furo centralizado e câmeras traseiras em um bloco que desliza até as laterais.
Já o S22 Ultra se diferencia pela aparência inspirada na antiga linha Note 20. Ele possui bordas mais retas, com uma traseira sem módulo saltado para as câmeras. As lentes ficam integradas na tampa, de maneira independente. Outro destaque dele está na presença de S Pen embutida no próprio corpo do aparelho.
Para completar, os celulares entregam leitor de impressões digitais sob a tela, porém não fornecem slot para expansão de memória por cartão microSD. Tanto o S22 como o Plus contêm uma espessura de 7,6 mm, enquanto o Ultra tem 8,9 mm.
A Samsung manteve o material Dynamic AMOLED 2X nas telas dos seus smartphones. O S22 é o menor da família, com 6,1 polegadas. Já o S22 Plus vem com 6,6 polegadas. Esta dupla conta com resolução Full HD+. O S22 Ultra é o mais avançado do trio, com 6,8 polegadas de tamanho e resolução Quad HD+. Há taxa de atualização com alternância automática de até 120 Hz e Gorilla Glass Victus Plus em todos os displays.
No conjunto de memórias, as três edições são acompanhadas de 8 GB de RAM e 128 ou 256 GB de armazenamento, enquanto a variante Ultra ainda possui uma opção adicional de 12 GB de RAM e 512 GB de espaço interno.
A família inteira virá equipada com os chipsets Snapdragon 8 Gen 1 ou Exynos 2200, a depender da região. Contudo, a Samsung Brasil já anunciou que será a versão com o hardware da Qualcomm que desembarcará no país. A decisão teria sido tomada pela matriz global, sem justificar se foi ou não pela escassez de componentes vivida pelo setor.
Na parte de bateria, o S22 possui 3.700 mAh e o S22 Plus tem 4.500 mAh, ambos com baixas em relação à linha anterior. Já o S22 Ultra mantém os 5.000 mAh de capacidade. A diferença é que o mais modesto suporta carregamento de 25W, mas os outros dois foram ampliados para 45W. Apesar disso, a Samsung segue sem mandar os adaptadores na caixa, e o programa de resgate gratuito permanecerá apenas com o modelo de 25W.
Todos os três celulares saem da caixa com a One UI 4, baseada no Android 12 e com suporte a 5G. Vale lembrar que a Samsung passará a oferecer quatro mudanças de sistema operacional em seus modelos avançados. O destaque do sistema do Ultra está no suporte à S Pen, com uma latência de 2,8 ms – mais rápida do que a de 9 ms da família Note 20.
Estes dispositivos têm sistema de câmeras traseiras com três (S22 e S22 Plus) ou quatro (S22 Ultra) sensores. Seja com o principal de 50 MP dos dois primeiros ou o de 108 MP do último, elas contam com o conceito Nightography, voltado a recursos para fotos durante a noite.
Para isso, a Samsung ampliou o tamanho do pixel, para absorver mais luz. Além disso, há o Auto Frame, que ajusta a taxa fps dos vídeos automaticamente, conforme a luz disponível no ambiente filmado. Ainda é possível tirar retratos noturnos também com o sensor telefoto – com zoom óptico de 3x – e nas selfies – o S22 e o S22 Plus contarão com câmera frontal de 10 MP (f/2.2), enquanto o S22 Ultra terá sensor de 40 MP (f/2.2).
No caso da lente de 108 MP do Ultra, ela é capaz de tirar fotos com a resolução máxima, mantendo tanto os detalhes como o brilho – como se tivesse combinado os nove pixels em um para manter a luminosidade, mas sem reduzir o tamanho das imagens.
Sobre os vídeos, a estabilização óptica (OIS) ficou mais ampla, com um ângulo 58% maior no seu ajuste físico. Já o sistema eletrônico conta com quatro vezes mais estabilização – de 200 a 833 vezes por segundo –, para melhorar a previsão dos deslocamentos do smartphone.
Outra tecnologia consiste no Auto Foco IA, pensado em focar automaticamente no objeto principal na cena, mesmo se ele estiver em movimento. Os novos aparelhos tops de linha da Samsung ainda terão vídeos cinematográficos, com desfoque de fundo em tempo real.
Os três aparelhos podem ser encontrados em quatro diferentes cores. Três delas – preto, branco e verde – estão disponíveis para o trio. O S22 e o Plus chegarão também em rosé, enquanto o Ultra tem o diferencial da tonalidade vinho.
A pré-venda do trio no mercado internacional começa já nesta quarta-feira (9). As entregas do S22 e do S22 Plus acontecerão a partir de 25 de fevereiro. No caso do S22 Ultra, não houve informação até o momento. Confira os preços:
O que você achou da nova família de celulares tops de linha da Samsung? Compartilhe conosco a sua opinião!
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários - página 2