
Samsung 23 Fev
Em comunicado oficial divulgado na manhã desta terça-feira (18), a Samsung finalmente oficializou o seu mais novo chipset topo de linha. Estamos falando do Exynos 2200.
De acordo com a fabricante, esta é a primeira geração de SoCs para smartphones que usam GPU desenvolvida na arquitetura AMD RDNA 2. Falando um pouco mais sobre a novidade, a Samsung destaca que o nome do chip gráfico é Xclipse 920.
A GPU promete redefinir os padrões de qualidade no departamento de jogos mobile, uma vez que ela é capaz de suportar a aceleração de hardware para sombreamento de taxa variável, algo que melhora a iluminação, a jogabilidade e reduz a carga de trabalho do chipset.
Além disso, a própria AMD afirma que o Exynos 2200 é o primeiro chipset de múltiplas gerações que devem integrar suas soluções gráficas no segmento mobile.
Isso basicamente deixa evidente que a parceria da Samsung com a AMD deve ser longa e duradoura.
Agora, dando mais destaque ao trabalho da Samsung, o Exynos 2200 é produzido em 4 nm e a sua configuração é octa-core com a seguinte divisão:
1 núcleo Arm Cortex-X2 de alto desempenho, 3 núcleos Arm Cortex-A710 que equilibram desempenho e consumo de energia e 4 núcleos Arm Cortex A510 de alta eficiência.
O novo SoC também traz uma NPU dual-core que dobra o desempenho do chip da geração anterior e melhora a precisão de cálculos FP16 quando o assunto é Inteligência Artificial. Isso também deve se refletir no campo fotográfico, uma vez que o sensor será capaz de processar imagens e identificar cenários de forma muito mais ágil.
Com a nova NPU, o aprendizado de máquina deve fazer com que o software consiga reconhecer rapidamente objetos, ambientes e rostos para determinar os melhores parâmetros para a imagem.
O novo Exynos 2200 chega ao mercado com suporte para câmeras de até 200 MP (ISOCELL HP1). Além disso, ele também pode ser usado para configurações mistas com 108 MP, 64 MP + 34 MP ou pode gerenciar até mesmo 7 sensores.
Com ele é possível gravar vídeos na resolução 4K HDR ou 8K.
O chipset também está pronto para ser usado em smartphones que possuem display com taxa de até 144 Hz, traz modem 5G integrado com suporte para as frequências Sub-6GHz e mmWave, WiFi 6 e Bluetooth 5.2.
O Exynos 2220 está equipado com iSE (Integrated Secure Element) que é dedicado ao armazenamento de chaves criptográficas e desempenha a função de RoT (Root of Trust). Assim, ele oferece criptografia de hardware aprimorada de dados armazenados em memórias UFS e DRAM.
Por enquanto, a Samsung ainda não confirmou quando o novo Exynos 2200 será lançado no mercado, mas tudo indica que o chipset deve ser o grande destaque da futura linha Galaxy S22.
A empresa apenas afirma que a produção em massa do chipset já está acontecendo em suas fábricas na Coreia do Sul.
O que achou do novo Exynos 2200? Conte para nós a sua opinião aqui nos comentários.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários