LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Galaxy S22 Ultra e iPhone 13 Pro Max vencem Xiaomi 12 Pro e Z Fold 3 | Comparativo câmeras

29 de abril de 2022 38

E aqui temos mais um resultado do nosso último embate de câmeras, desta vez colocando o Galaxy S22 Ultra para enfrentar o iPhone 13 Pro Max e o Xiaomi 12 Pro. Será que o novo celular coreano supera seus maiores rivais? Para tornar a disputa mais interessante colocamos o Galaxy Z Fold 3 na briga para ver se houve um grande avanço em câmera de um top de linha da Samsung de 2021 para um modelo de 2022.

É bom lembrar que o nosso comparativo contou com participação do público e também da equipe do TudoCelular. Os votos foram às cegas, ou seja, ninguém sabia qual smartphone havia capturado cada foto para garantir, assim, o máximo de imparcialidade.
Especificações técnicas
Galaxy S22 Ultra Xiaomi 12 Pro iPhone 13 Pro Max Galaxy Z Fold 3
Resolução 108 MP + 10 MP + 10 MP + 12 MP 50 MP + 50 MP + 50 MP 12 MP + 12 MP + 12 MP 12 MP + 12 MP + 12 MP
Abertura f/1.8 + f/4.9 + f/2.4 / f/2.2 f/1.9 + f/1.9 + f/2.2 f/1.5 + f/2.8 + f/1.8 f/1.8 + f/2.4 + f/2.2
Tamanho do pixel 0.8 µm + 1.12 µm + 1.12 µm + 1.4 µm 1.22 µm 1.9 µm 1.8 µm + 1 µm + 1.12 µm
Câmera frontal 40 MP, f/2.2 32 MP, f/2.5 12 MP, f/2.2 4 MP, f/1.8 (UD) + 10 MP, f/2.2

As fotos foram capturadas com os smartphones utilizando modo automático, exceto pela cena em HDR (onde o HDR foi ativado manualmente caso isso não acontecesse no automático) e modo noturno. Todas em resolução máxima permitida na proporção 4:3, que é geralmente onde alcançamos todo o potencial do sensor. A votação pode ser conferida com um clique aqui.

Agora descubra a ordem dos smartphones usados no teste:

128.1 x 158.2 x 6.4 mm
7.6 polegadas - 2208x1768 px
77.9 x 163.3 x 8.9 mm
6.8 polegadas - 3080x1440 px
74.6 x 163.6 x 8.16 mm
6.73 polegadas - 3200x1440 px
78.1 x 160.8 x 7.65 mm
6.7 polegadas - 2778x1284 px
Ir para página de comparação

Os resultados listados mais abaixo são fruto da seguinte metodologia com criação do ranking individual e final. Cada smartphone recebeu uma pontuação em cada comparativo individual, onde a soma de todos os pontos revelou o vencedor. Foram usados os seguintes pesos:

  • Primeiro colocado: 4 pontos
  • Segundo colocado: 3 pontos
  • Terceiro colocado: 2 pontos
  • Quarto colocado: 1 ponto

Explicado o método de pontuação, seguimos para os resultados!

Foto 1 - Selfie diurna

Começamos nosso embate com algo que muitos amam: selfie. A Apple sempre se destacou com a câmera frontal de seus aparelhos e ainda continua dando trabalho para a concorrência. O 13 Pro Max vence por pouco o Galaxy S22 Ultra e captura a imagem com melhor equilíbrio entre luz, sombra, contraste e nitidez da pele. Além de ter o desfoque de fundo com menos falhas. A câmera sob a tela do Fold acaba prejudicando o seu desempenho em selfies e fica em último.

Foto 2 - Detalhes distantes

Para quem curte fotografar paisagens e busca registrar todos os mínimos detalhes é bom ter um celular com sensor de grande resolução e é aqui que os 108 MP do S22 Ultra fazem diferença e temos uma foto mais detalhada que os demais. Em segundo colocado vem o Xiaomi 12 Pro com seus 50 MP, deixando o Fold em terceiro e o iPhone em último.

Foto 3 - Zoom curto

E quando está um pouco longe e você precisa usar o zoom do celular? Muitos aparelhos possuem zoom óptico, mas nem todos têm o mesmo alcance. Aqui é onde o Galaxy S22 Ultra tem larga vantagem contra seus rivais ao registrar a foto mais nítida. O iPhone fica em segundo por captura foto mais nítida que o Fold, enquanto o da Xiaomi foi o mais fraco.

Foto 4 - Zoom longo

Se você curte fotografar de longe é importante ter um zoom de longo alcance e aqui é onde o Galaxy S22 Ultra realmente se destaca com seu poderoso zoom óptico de 10x. Ele captura a foto mais nítida e com as melhores cores. Dessa vez é o Galaxy Z Fold 3 que conquista nossa medalha de prata, apesar de não conseguir aproximar tanto quanto os demais. Os celulares da Xiaomi e Apple até possuem bom alcance, mas a queda na qualidade é enorme.

Foto 5 - Ultra-wide

Câmera ultra-wide é algo comum em qualquer celular top de linha atual, mas não são todos que acertam em um bom sensor capaz de registrar belas fotos com amplo ângulo de visão. Testamos os quatro modelos na pior situação possível, que seria uma pessoa contra a luz e ficamos surpresos ao ver que a Samsung leva a melhor com o S22 Ultra e Fold 2 sofrendo menos para fazer o balanço correto de luz, cores e sombra. O iPhone foi o que perdeu mais detalhes com a foto mais escura.

Foto 6 - HDR

Mas nem sempre é a Samsung que leva a melhor ao fotografar contra a luz. Se você usar a câmera principal com o HDR ativado, aqui é o iPhone que leva pequena vantagem contra a dupla coreana ao capturar a imagem mais equilibrada. O S22 Ultra fica com a medalha de prata, enquanto o da Xiaomi fica em último com a imagem mais clara, porém com o pior contraste e cores.

Foto 7 - Teleobjetiva

Nem sempre usamos a câmera teleobjetiva apenas quando desejamos fotografar algo que está distante. Às vezes, usamos apenas levemente o zoom para um melhor enquadramento e aqui é onde o iPhone vence o S22 Ultra que levou a melhor nas fotos anteriores. O da Xiaomi pecou nas cores, mas não errou no contraste como o Fold que fica por último.

Foto 8 - Macro ampla

E qual leva a melhor ao fotografar de perto? A Apple aprimorou bastante a câmera ultra-wide para ser usada para macros e foi justamente o 13 Pro Max que levou a melhor em nosso comparativo. Curiosamente, o Galaxy Z Fold 3 se destacou mais que o S22 Ultra, mostrando que nem sempre o mais atual é o melhor. O Xiaomi 12 Pro também levou a pior neste comparativo.

Foto 9 - Macro detalhes

Fizemos outro comparativo de macro para tirar a prova, mas desta vez com algo menor para fotografar e, mais uma vez, o iPhone levou a melhor. Ele conseguiu chegar bastante perto sem perder o foco e apresentou as cores mais naturais. O S22 Ultra tendeu para cores mais frias, mas capturou mais detalhes que o Fold 3, enquanto o da Xiaomi mais uma vez ficou em último.

Foto 10 - Contraste

Nem sempre um celular acerta no contraste e quando há excesso temos sombras muito escuras que perdem detalhes. É neste ponto que o Fold se destaca, apesar de exagerar um pouco na saturação. De qualquer forma, ele preservou mais os detalhes da foto, enquanto o iPhone foi o segundo melhor neste ponto. O Xiaomi 12 Pro foi o que mais pesou no contraste e acabou escurecendo a foto.

Foto 11 - Entardecer

Ao cair da luz é onde vemos as reais limitações de cada celular. O iPhone foi o que mais sofreu ao fotografar no fim de tarde, com foto escura e com poucos detalhes preservados. O da Xiaomi capturou uma imagem muito mais clara, porém com cores distorcidas. Com isso, ficamos com o Galaxy S22 Ultra e Z Fold 3 empatados com a melhor foto ao entardecer.

Foto 12 - Noturna

A Samsung e a Apple vêm brigando para ver quem oferece o melhor modo noturno com seus celulares, mas em nosso comparativo foi o Xiaomi 12 Pro que levou a melhor. Ele não apenas conseguiu clarear a imagem, como evitou ruídos sem comprometer as cores. O Galaxy S22 Ultra foi o segundo melhor e mostra um belo salto comparado ao Fold 3 que ficou em último.

Foto 13 - Zoom noturno

E no zoom à noite, o S22 Ultra também é o rei? Sim, em nosso comparativo vimos que ele captura a imagem mais nítida dos quatro, além de ter as melhores cores. O iPhone fica em segundo na nitidez, mas peca em claridade. Aqui é onde o Fold acaba ficando para trás e perde para o Xiaomi 12 Pro.

Foto 14 - Modo retrato

Ao usar o modo retrato à noite quase tivemos um empate entre o Galaxy S22 Ultra e o iPhone 13 Pro Max. O modelo coreano registrou a melhor foto no geral, mas não teve um desfoque tão nítido quanto o modelo da Maçã e aqui a escolha vai de cada um. O Fold é o que se sai pior neste cenário e mal conseguiu fazer o desfoque no que está próximo da modelo.

Foto 15 - Selfie noturna

E por fim, temos selfie noturna com efeito retrato. Se o iPhone foi o melhor ao usar a câmera frontal de dia, em locais escuros é onde o S22 Ultra leva pequena vantagem com selfie mais nítida. O modelo da Maçã vem logo em seguida com selfie com ótimas cores e efeito retrato caprichado. O Xiaomi leva a terceira posição, deixando o Fold em último.

Resultado das fotos

Depois de analisar 15 situações diferentes fica claro que o Galaxy S22 Ultra é o celular com o conjunto de câmeras mais equilibrado. Ele venceu na maioria dos embates e não chegou a ser o pior dos quatro em nenhum momento, o que mostra que a Samsung evoluiu bastante desde a última geração. Isso fica ainda mais claro quando comparamos com o Galaxy Z Fold 3 que perdeu para o iPhone ficando em terceiro colocado. Já a Xiaomi, por mais que tenha evoluído, ainda segue comendo poeira para a Samsung e Apple em câmera.

Ordem dos mais votados

  1. Samsung Galaxy S22 Ultra: 32,9% dos votos
  2. Apple iPhone 13 Pro Max: 27,3% dos votos
  3. Samsung Galaxy Z Fold 3: 20,4% dos votos
  4. Xiaomi 12 Pro: 19,4% dos votos
Vídeos

Mas sabemos que nem só de foto boa é feita uma câmera realmente digna e também vamos analisar qual leva a melhor em vídeos.

Em resolução temos vitória para o Galaxy S22 Ultra e Xiaomi 12 Pro por serem capazes de gravar em 8K, enquanto Galaxy Z Fold 3 e iPhone 13 Pro Max filmam a no máximo 4K. Já com a câmera frontal, apenas o top chinês fica limitado a Full HD.

Ao filmar com a câmera traseira vemos que o S22 Ultra e o iPhone 13 Pro Max brigam de igual em qualidade, estabilização e foco. Ao gravar à noite, o da Maçã sai em vantagem com filmagens mais nítidas. O Fold é o mais decepcionante em qualidade e captura de som dos quatro, enquanto o da Xiaomi é o que tem a pior estabilização e foco, mas ganha do dobrável da Samsung nos demais quesitos.

A frontal do iPhone não apenas se destaca para selfies como também faz a gravação mais fluida e com melhor balanço de branco e cores, mesmo com o sol de fundo. À noite é o que menos sofre com ruídos e artefatos. E mais uma vez, o Fold fica em último, a sua câmera sob a tela limita bastante a qualidade das filmagens.

Poderíamos dar empate para o S22 Ultra e iPhone 13 Pro Max na filmadora, mas o modelo da Maçã possui maior integração com o Instagram e faz postagens com qualidade superior, é capaz de filmar com Dolby Vision e ainda tem melhor desfoque de fundo. O que o torna o mais completo dos quatro.

Conclusão

E agora, qual venceu o nosso comparativo? O Galaxy S22 Ultra é o melhor para fotos e o segundo melhor para vídeos, enquanto o iPhone é exatamente o inverso. Cabe a você decidir o que é mais importante.

O que importa é que fica claro o quanto a Samsung evoluiu do seu dobrável de 2021 para o seu mais avançado de 2022. Enquanto a Xiaomi ainda vem sofrendo para tentar competir com a concorrência, mas isso não quer dizer que as câmeras do 12 Pro sejam ruins, elas só não fazem jus ao porte e preço do aparelho.

(atualizado em 21 de fevereiro de 2024, às 05:04)

38

Comentários

Galaxy S22 Ultra e iPhone 13 Pro Max vencem Xiaomi 12 Pro e Z Fold 3 | Comparativo câmeras
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista