LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Galaxy S24 Ultra vs Galaxy S23 Ultra: novo celular top Samsung mostra boa evolução? | Comparativo

12 de fevereiro de 2024 37

O Galaxy S24 Ultra chegou para aprimorar a linha mais avançada da Samsung, com um foco grande nos recursos de Inteligência Artificial. Do outro lado, está o Galaxy S23 Ultra, para mostrar que a família antecessora ainda pode ser uma opção mais interessante no mercado.

Em um duelo de gerações com estes flagships da coreana, tivemos um grande avanço de um ano para o outro? A resposta, você confere em detalhes agora, no Comparativo do TudoCelular.

Índice do Comparativo

Design e conectividade

Samsung Galaxy S24 Ultra

Vemos mudanças muito pontuais no design destes smartphones. O mais novo trocou a tela curva do antecessor por uma frente completamente plana. Além disso, a construção de alumínio do S23 Ultra dá espaço para um corpo de titânio no mais novo, com a promessa de trazer maior resistência a impactos.

A espessura do Galaxy de 2024 ficou mais fina, enquanto a altura também teve uma redução. Só que a largura do modelo de 2023 ainda é menor, além de o peso ser praticamente o mesmo. Pelo menos, a certificação IP68 está presente nos dois, para garantir ampla proteção contra poeira e água.

Samsung Galaxy S23 Ultra

A traseira segue feita de vidro e possui o conjunto de câmeras alinhado verticalmente e sem um bloco saltado. Você também vai encontrar neles a S Pen embutida em um compartimento na porção inferior, fora o notch em furo centralizado e o leitor biométrico sob a tela.

Tanto um quanto o outro dispensam qualquer possibilidade de expansão de armazenamento por microSD. Já na conectividade, ambos trazem Bluetooth 5.3 e NFC, para pagamentos por aproximação. O S24 Ultra ainda evoluiu a rede sem fio para um Wi-Fi de sétima geração, contra a sexta no antecessor.

Como as poucas mudanças se refletem em melhorias, o Galaxy recente abre o placar.

Melhor construção

Galaxy S24 Ultra

Melhor proteção contra arranhões

Galaxy S24 Ultra

Visual mais moderno

Ambos

Slot é híbrido ou dedicado?

Nenhum

Melhor solução do notch

Nenhum

Melhor solução da biometria

Ambos

Melhor certificação de resistência?

Ambos

Qual é mais fino e leve?

Galaxy S24 Ultra

Tem NFC?

Ambos

Tem Wi-Fi 7?

Galaxy S24 Ultra

Bluetooth mais avançado

Ambos

79 x 162.3 x 8.6 mm
6.8 polegadas - 3120x1440 px
78.1 x 163.4 x 8.9 mm
6.8 polegadas - 3088x1440 px
Ir para página de comparação

Multimídia e recursos

Tela


Estes celulares vêm com uma tela Dynamic AMOLED 2X de 6,8 polegadas com resolução Quad HD+ e taxa de atualização de 120 Hz, para uma ótima fluidez. Mas isso não significa que não houve avanços de um para o outro.

O S24 Ultra entrega um brilho máximo 30% superior ao modelo anterior quando há um conteúdo HDR em exibição. As cores também estão mais realistas, enquanto o painel do tipo LTPO do mais novo permite chegar até 1 Hz no modo adaptável, para economizar mais bateria.

A oscilação de brilho do S23 Ultra também foi aprimorada no sucessor, para reduzir a fadiga visual. Sem falar no Gorilla Glass Armor do dispositivo recente, que promete maior proteção contra arranhões e impactos que a versão Victus 2 do antecessor.

Com evoluções nítidas, o ponto vai para o S24 Ultra.

Melhor tecnologia de tela

Ambos

Melhor brilho de tela

Galaxy S24 Ultra

Mais cores

Galaxy S24 Ultra

Melhor resolução de tela

Nenhum

Tela maior

Nenhum

Melhor proporção tela/corpo

Galaxy S23 Ultra

Suporta HDR10+?

Ambos

Suporta Dolby Vision?

Nenhum

Tela de Hz elevada?

Ambos

Melhor proteção contra arranhões

Galaxy S24 Ultra

Qualidade geral da tela

Galaxy S24 Ultra

Som


Você vai encontrar um sistema estéreo nos dois, que aproveita o alto-falante de chamadas como canal secundário, para ampliar a imersão do usuário. A cada geração, a Samsung procura aprimorar o áudio dos seus tops de linha, e aqui não foi diferente, com uma potência ainda maior no Galaxy de 2024.

De toda a forma, você terá um ótimo equilíbrio entre graves, médios e agudos na dupla. Sem contar o equalizador completo com suporte a Dolby Atmos. Não espere achar neles um conector físico para fones de ouvido, nem qualquer acessório adaptado na embalagem.

É mais um ponto para o S24 Ultra.

Som é estéreo?

Ambos

Possui entrada P2?

Nenhum

Maior equilíbrio de frequências

Ambos

Potência sonora

Galaxy S24 Ultra

Vem fones de ouvido na caixa?

Nenhum

Sistema


O Galaxy S24 Ultra sai da caixa com o Android 14 nativo, enquanto o S23 Ultra ainda vem com o Android 13 de fábrica. A Samsung promete sete atualizações de software para o aparelho mais novo, o que se traduz em uma longevidade bem superior aos quatro updates do “robozinho” garantidos para o flagship antigo.

Ao menos, a interface deles não vai gerar qualquer problema quanto à fluidez, graças às otimizações da coreana e à taxa de atualização bastante elevada. A tecnologia 5G aparece neles e possibilita uma rede móvel mais veloz.

Em recursos, alguns mais tradicionais estão presentes nos dois, como os atalhos do Painel Edge, as informações do Always-on Display e o Samsung DeX, para transformar o celular em um PC portátil. Só que o S24 Ultra se destaca por ferramentas adicionais pelo Galaxy AI. Destacamos aqui a conversão aprimorada de uma mensagem de áudio em texto; a tradução em tempo real de uma conversa; a edição de fotos melhorada; ou as buscas do Google com o Circule para Pesquisar, que também pode ser usado com a S Pen.

Este é um ponto fácil para o Galaxy de 2024.

Sistema bem atualizado?

Galaxy S24 Ultra

Sistema será atualizado futuramente?

Galaxy S24 Ultra

Qual sistema ou personalização tem mais e melhores recursos?

Galaxy S24 Ultra

Há rede móvel 5G?

Ambos

Software mais fluido

Ambos

Desempenho
Samsung Galaxy S24 Ultra
Samsung Galaxy S23 Ultra

O S24 Ultra vem equipado com o Snapdragon 8 Gen 3, sucessor do Snapdragon 8 Gen 2 que alimenta o S23 Ultra. Neste duelo de gerações de plataformas e ambos com 12 GB de RAM, o que temos de desempenho? Vimos uma queda de uma geração para a outra, com uma vantagem de quase seis segundos para o Galaxy de 2023. Reflexo dos recursos mais pesados de Inteligência Artificial?

Os benchmarks também não indicam uma grande evolução, com praticamente a mesma pontuação do celular de 2024 no AnTuTu, em relação ao que temos no antecessor. Em jogos, você vai conseguir rodar todos os títulos em qualidade máxima e com extras ativados em qualquer um deles, porém a dissipação térmica do dispositivo recente agora tem algumas melhorias, para manter uma taxa fps mais estável.

O Galaxy S23 Ultra anota o ponto pelo multitarefas mais eficiente.

Quem se sai melhor no teste de abertura?

Galaxy S23 Ultra

Quem leva a melhor nos jogos mais exigentes?

Galaxy S24 Ultra

Quem tem os melhores números de benchmark?

Nenhum

Qual o processador mais atualizado?

Galaxy S24 Ultra

Qual tem melhor equilíbrio de RAM/processador?

Galaxy S23 Ultra

Qual tem mais armazenamento?

Nenhum

Bateria
Samsung Galaxy S24 Ultra
Samsung Galaxy S23 Ultra

Estes smartphones trazem uma bateria com a mesma capacidade de 5.000 mAh. Só que a tela mais avançada e o hardware atualizado parecem ter surtido efeito na autonomia. O S24 Ultra registrou 34 horas nos nossos testes padronizados, cerca de quatro horas acima do antecessor.

Quando passamos para o carregamento, nada mudou. A Samsung ainda manda um adaptador de 25 W, apesar de os celulares suportarem 45 W. Na prática, os dois levam pouco mais de uma hora para completarem o processo, com uma ligeira vantagem de apenas oito minutos para o S23 Ultra.

O Galaxy mais novo marca pela autonomia superior.

Qual tem mais bateria?

Nenhum

Qual recarrega mais rápido?

Galaxy S23 Ultra

Qual dura mais de acordo com o teste de bateria do TC?

Galaxy S24 Ultra

Tem carregamento sem fio?

Ambos

Câmera

Temos praticamente o mesmo conjunto fotográfico quádruplo nos dois. A câmera principal de 200 MP deles captura imagens nítidas e com muitos detalhes preservados durante o dia. Só que o mais novo conta com aprimoramentos de software para não forçar o contraste e a saturação. Pelo menos, ambos entregam um modo noturno bastante eficiente.

A ultrawide de 12 MP dos dois tira fotos com boa nitidez e com cores semelhantes às da principal. Fora a presença de foco automático nesta lente mais ampla, para macros de alta qualidade.

A teleobjetiva de 10 MP com zoom óptico de três vezes ainda se faz presente aqui, com fotografias distantes sem perda de qualidade. O que mudou foi a periscópica, que deixou de ser uma de 10 MP com zoom óptico de dez vezes, para uma de 50 MP com zoom óptico de cinco vezes. Essa alteração fez a nitidez ficar abaixo do que era encontrado no antecessor, ainda que a Inteligência artificial tente compensar o novo hardware.

Assim, temos um software melhorado de um lado; e uma capacidade maior de zoom do outro. Damos um ponto para cada.

Melhor conjunto de câmera traseira

Galaxy S23 Ultra

Melhores fotos de dia

Galaxy S24 Ultra

Melhores fotos noturnas

Galaxy S24 Ultra

Conjunto mais versátil

Ambos

Melhor ultrawide

Ambos

Melhor teleobjetiva

Galaxy S23 Ultra

Melhor macro

Ambos (via ultrawide)

Melhor profundidade

Ambos

Fotos tiradas com a Samsung Galaxy S24 Ultra

A filmadora destes aparelhos grava em 8K a 30 fps. Porém, o Galaxy recente foi além nos vídeos 4K e agora suporta até 120 quadros por segundo nessa resolução. Pelo menos, os dois fornecem estabilização óptica, foco ágil e uma captura de som estéreo e com áudio limpo.

Nos detalhes, o S24 Ultra pontua de novo.

Possui estabilização óptica?

Ambos

Possui estabilização eletrônica?

Ambos

Foco ágil

Ambos

Grava em 8K a 30 fps?

Ambos

Grava em 4K a 120 fps?

Galaxy S24 Ultra

Melhor captação de áudio

Nenhum

Melhor qualidade de vídeo

Galaxy S24 Ultra

Fotos tiradas com a Samsung Galaxy S23 Ultra

A câmera frontal dos dois tem resolução de 12 MP e registra boas selfies durante o dia, com muita nitidez e cores próximas da realidade. O desfoque de fundo funciona bem neles e não deixa falhas evidentes. A mudança fica para o software, que recebeu melhorias para capturar imagens mais limpas à noite. Ambos seguem filmando em 4K a 60 fps de frente.

O Galaxy de 2024 anota mais um ponto.

Melhor conjunto de câmera frontal

Nenhum

Câmera frontal grava em 4K?

Ambos

Melhor selfie

Galaxy S24 Ultra

Preço

Os dois flagships da Samsung ficaram disponíveis oficialmente no Brasil. O Galaxy S24 Ultra chegou pelo preço sugerido de R$ 10.000, mais caro que os R$ 9.500 cobrados no lançamento do seu antecessor. Por estar há mais tempo no mercado nacional, o Galaxy S23 Ultra pode ser encontrado bem mais barato no varejo atual, na faixa de R$ 5.500, enquanto o sucessor ainda aparece por mais de R$ 7.000.

Portanto, damos o ponto para o top de linha de 2023.

Qual teve melhor preço de lançamento no Brasil?

Galaxy S23 Ultra

Qual tem menor custo atual?

Galaxy S23 Ultra

9.5 Hardware
6.8 Custo Benefício

Samsung Galaxy S24 Ultra

Comparar Aviso de preço
9.3 Hardware
6.5 Custo Benefício

Samsung Galaxy S23 Ultra

Comparar Aviso de preço

Conclusão

Nesta batalha entre gerações dos tops de linha da Samsung, o mais novo mostrou mais evoluções do que regressos. O Galaxy S24 Ultra melhorou a sua construção, tem uma tela com maior brilho, um som mais potente, o sistema oferece maior longevidade e novos recursos de Inteligência Artificial, a bateria ganhou mais autonomia e as câmeras contam com aprimoramentos de software para melhores fotos traseiras e selfies noturnas. Fora os vídeos em 4K a 120 fps.

Mas isso não significa que o Galaxy S23 Ultra não tenha seus pontos positivos. Ele ainda entrega o melhor desempenho multitarefas da dupla e fornece um zoom superior com seu sensor periscópico. Sem falar no preço bem inferior, para ajudar quem deseja um flagship sem machucar tanto o bolso.

RESULTADO

Samsung Galaxy S24 Ultra: 8 PONTOS

  • Construção mais resistente e design fino
  • Tela com mais brilho e melhor proteção contra riscos e impactos
  • Som mais potente
  • Sistema com maior longevidade e novos recursos de IA
  • Bateria com maior autonomia
  • Câmeras traseiras com software aprimorado
  • Vídeos com suporte a 4K a 120 fps
  • Selfies noturnas mais nítidas e com melhores cores

Samsung Galaxy S23 Ultra: 3 PONTOS

  • Melhor desempenho multitarefas
  • Câmeras traseiras com sensor periscópico com zoom de 10x
  • Menor preço no mercado brasileiro atual

Entre o Galaxy recente e o mais antigo, qual te agrada mais? Você prefere pagar uma quantia maior pelo modelo mais novo, ou acredita ser melhor economizar no antecessor? Comente tudo aí no espaço abaixo.

(atualizado em 28 de fevereiro de 2024, às 20:16)

37

Comentários

Galaxy S24 Ultra vs Galaxy S23 Ultra: novo celular top Samsung mostra boa evolução? | Comparativo
  • Interessante

      • ou seja evoluiu de lixo pra bosta. BOMBA.

        • Quem comprou o S24 Ultra esperando uma lente telephoto melhor, caiu numa cilada.

            • Pela pátria, pelo fim dos impostos, eu voto no Mito Bozónaro e LuLadrão volta a prisão.

                • Pela pátria, pelo fim dos impostos, eu voto no Mito Bozónaro e LuLadrão volta a prisão.

                    • Pela pátria, pelo fim dos impostos, eu voto em Bozónaro e LuLadrão volta a prisão.

                      • Evolução, evolução o nome já diz tudo; o ser humano tende a evoluir, ou regredir como bestas feras; e esse raciocínio aberto e fluido, só pode ser entendido por mentes abertas, claras e de discernimento; não por como escrevi acima por ""Bestas feras.""

                          • Resumo: Não compre o aparelho mais recente da linha se você já tiver o antecessor, pois não irá valer a pena. A não ser que você tenha outro aparelho e quer trocar pelo Samsung Galaxy S24 Ultra, aí será vantagem.

                              • *bosta

                                  • A tela é uma besta...parece aqueles motog

                                      • O s24 ultra é melhor sim, mas creio que não vale a pena a troca. A menos que a pessoa seja muito bem sucedida financeiramente.

                                        A função da IA pesa muito na escolha.

                                        • Um crime uma tela dessas sem Dolby

                                          • Modo Macro pela UltraWide? Eu quando vou fazer mofo macro eu utilizo a de 3x de zoom. É o melhor jeito de fazer Macro com o S23ULTRA

                                              • Trf

                                                  • Eu nem ia trocar meu 23U pelo 24U, mas tive oportunidade de vender num preço bom pra meu irmão.
                                                    O que eu senti: tela fantástica, não esperava que fosse ter possibilidade de tanta melhoria no que já era bom no 23U, mas além do brilho maior, a tela anti reflexo faz toda a diferença.
                                                    A pegada do design plano com a sensação tátil do titânio ficaram shows.
                                                    Sobre a câmera, senti diferença, que no 24U estão menos saturadas, estão mais naturais.
                                                    E da troca da lente de zoom, eu torci o nariz de início, mas realmente, é melhor.
                                                    Diminuiu o gap que a lente de 3X precisava buscar em zoom digital até chegar na de 10X. Em vídeos isso aparece bem, quando dá zoom em gravação. E pra tirar fotos, é muito mais utilizável os 5X de zoom, do que os 10X. Além de que, a lente de 5 é mais aberta, capta mais luz. E quando tira foto em 10X no crop dos 50MP dela, fica bem bom também.
                                                    A tela de bloqueio da OneUI 6.1 é outra coisa muito top.

                                                      • Até que olhando por esse lado as mudanças do S23U para o S24U foram significativas. Provavelmente mais que do S22U para o S23U. Mas pro meu gosto e bolso, vai compensar comprar um S23U, mesmo. Gosto mais do design com bordas curvadas. A moldura revestida de titânio provavelmente retirou parte da resistência contra impactos do celular. O brilho maior é pouco útil, porque não uso nem 3/10 do brilho meu S22 e o anti reflexo é redundante, pq não tem reflexo com brilho alto. As câmeras ligeiramente melhores e o processador um pouco melhor (mas agora de início está mal nos benchmarks) não me parecem motivo suficiente. Só pegaria o mais novo por conta dos 7 anos de atualização de software, que é excelente, pq o outro motivo, o Galaxy AI vai chegar pra todos os Galaxy recentes.

                                                          • Sim, tipo, as mudanças foram até que significativas. Mas não invalidam o S23 Ultra que foi um baita acerto em anos.
                                                            Mas sobre a tela anti reflexo, se você usar, não vai querer outra. Ela faz a diferença em ambientes internos (luzes, janelas e tal, refletindo) e externos, até nos que exigem brilho alto e da a impressão de brilho ainda maior. Pra ter noção, com o anti reflexo sim que tive a experiência real de tela amoled em imagens escuras ou todas pretas ou de tela apagada, porque não reflete nada e a tela simplesmente está apagada onde está preto.

                                                            • Interessante, mas não justifica o preço. Talvez na Black Friday, com um preço bem mais convidativo + retorno da revenda do antecessor. Se a diferença tiver na casa de até 2k, está bom.

                                                                • justificar o preço é muito relativo ao quanto a pessoa quer gastar ou não...
                                                                  meu gasto com a troca foi de 2 mil e poucos reais... pra mim justificou
                                                                  e lembrando que: se demorar pra trocar o antecessor, o valor dele também cai.

                                                                  • Ah, e o Super HDR é outro recurso excelente, me pergunto como não implantaram antes, sendo que as telas já são HDR nos S fazem anos.
                                                                    As fotos e vídeos HDR ficam mais brilhante nas telas olhando na galeria, e legal que apenas o conteúdo fica mais brilhante.
                                                                    Funcionou postando no feed do Instagram.

                                                                    • Muitos reviews dizem exatamente o contrário do afirmado aqui. O Zoom 10X resultante do crop de uma foto de 50 megapixels melhorada com a inteligência artificial do S24U tem resultado de mais qualidade que o zoom óptico de 10x do S23u que possui resolução bem menor.

                                                                        • Se você tem o S23U não precisa trocar pro S24U simplismente, assim como se você tem um 14 Pro max você não precisa de um 15 Pro max

                                                                            Android

                                                                            Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

                                                                            Android

                                                                            Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

                                                                            Windows

                                                                            Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

                                                                            Economia e mercado

                                                                            Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista