LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Galaxy Book 4 Pro: notebook Samsung une portabilidade e produtividade | Análise / Review

29 de abril de 2024 4

A Samsung trouxe ao Brasil a sua mais recente linha de notebooks em abril de 2024, para aprimorar a experiência em diversos tipos de tarefa. E aqui temos o Galaxy Book 4 Pro, considerado o modelo intermediário da família.

Será que este modelo é a melhor opção da série de laptops para comprar? O que ele traz como principais características? O TudoCelular testou uma unidade nas últimas semanas e mostra todos os detalhes para você.

Design e conectividade

Visualmente, ele está semelhante aos modelos antecessores. Isso significa que você vai encontrar um equipamento ultrafino e leve, com uma cor grafite. Ele tem uma espessura de 11,6 mm e 1,23 kg, que permite levá-lo na mochila para qualquer lugar sem dificuldade no transporte.

A Samsung manteve a construção premium de metal em todo o corpo, além do design sóbrio, com superfícies lisas que acumulam marcas de dedo e pés de borracha para não escorregar no apoio. No geral, temos um acabamento que passa boa durabilidade, ainda que não haja qualquer certificação de resistência aqui.

O teclado é no padrão ABNT2 e possui retroiluminação em uma luz com intensidade ajustável, o que não deve gerar dificuldade para utilizar à noite. O espaçamento das teclas agrada, a não ser os botões de setas, que têm um tamanho menor que o desejado e podem gerar uma demora até se acostumar.

A tecla de liga e desliga vem com um leitor de impressões digitais, para servir na hora de desbloquear a tela ao iniciar o seu computador. O trackpad tem um tamanho satisfatório e uma precisão decente, mas você ainda vai preferir um mouse separadamente.

As bordas são finas e abrigam a webcam na porção superior. A câmera tem apenas 2 MP, mas é capaz de fazer filmagens em alta definição e serve bem para videoconferências.

Passando para as portas, você vai encontrar na lateral esquerda a saída HDMI 2.1 e dois conectores Thunderbolt 4. Do outro lado, aparecem o slot para microSD, um USB Tipo-A e o jack de áudio para fones de ouvido e microfone externos.

Em conectividade, a coreana ainda inseriu suporte ao Wi-Fi 6E e ao Bluetooth 5.3, com boa estabilidade na internet e na conexão com dispositivos externos sem fio. A embalagem dele é bastante compacta e vem apenas com o básico. Estamos falando do laptop, dos manuais de usuário, do adaptador de tomada e do cabo USB Tipo-C.

Tela e som

O Galaxy Book 4 Pro veio ao Brasil na versão única com uma tela sensível ao toque de 14 polegadas. Temos aqui um monitor do tipo AMOLED, que fornece um nível de brilho máximo alto e um ângulo de visão bem amplo. Mesmo de lado para a máquina, você vai enxergar os detalhes em exibição sem distorção de cores.

A resolução máxima aqui é de 2.880 x 1.800 pixels, o chamado WQXGA+, com ótima definição de imagens. A coreana deixou uma proporção 16:10, para um aspecto mais quadrado que o padrão 16:9.

Outro destaque está na taxa de atualização de 120 Hz, o que favorece a uma fluidez acima da média na navegação, principalmente no uso com o touchscreen. A configuração vem na opção dinâmica de fábrica, que ajusta automaticamente entre 60 e 120 Hz, para economizar bateria.

A fabricante deixou de fora a compatibilidade com o Dolby Vision. Ao menos, você vai encontrar neste modelo suporte a HDR10, para melhorar a experiência na hora de consumir serviços de streaming.

Imagens: Rafael Barbosa / TudoCelular.com

A parte de áudio é composta por um sistema estéreo assinado pela AKG com quatro módulos, compostos por dois woofers e dois tweeters, posicionados em uma saída de cada lado da base. Sentimos uma boa potência sonora, mas sem impressionar para a categoria.

A qualidade também agrada no geral. Os médios e agudos se destacam mais e aparecem com maior clareza. Já os graves ficam abaixo dos outros dois, ainda que presentes de forma bastante linear. A solução para melhorar está no suporte a Dolby Atmos, que entrega um equalizador completo para deixar o som mais encorpado.

Desempenho e sistema

O Galaxy Book 4 Pro vem equipado com o novo processador Intel Core Ultra 7-155H, acompanhado dos gráficos integrados Intel Arc. Ou seja, nada de placa de vídeo dedicada neste modelo. Ele também faz parte da plataforma Intel Evo, devido a portabilidade, duração de bateria e outros fatores.

Já o conjunto de memórias é composto por uma única configuração no mercado nacional, que tem 16 GB de RAM LPDDR5X e 512 GB de armazenamento por SSD NVMe. Neste último caso, você ainda poderá fazer upgrade do espaço interno, já que há nesta máquina um slot M.2 adicional e vazio.

O desempenho entregue está acima da média para um notebook premium ultrafino. Você terá alta velocidade para rodar os principais programas de trabalho e entretenimento, além de ele manter uma série de abas rodando ao mesmo tempo sem qualquer tipo de engasgo.

Imagens: Rafael Barbosa / TudoCelular.com

Nos benchmarks, os 2.800 pontos do TimeSpy do 3DMark mostram que ele fica acima de laptops mais antigos da categoria, mas a falta de uma GPU dedicada empaca a utilização em tarefas mais exigentes.

Já o PCMark 10 registrou quase 6.000 pontos, um valor acima da média para laptops de trabalho. Esta máquina se destacou principalmente em tarefas essenciais, como abertura de apps e navegação na web, além de funcionar bem para produtividade, como na edição de planilhas.

Imagens: Rafael Barbosa / TudoCelular.com

Será que este notebook é capaz de rodar jogos? Testamos alguns em Full HD para saber. Fall Guys consegue rodar com alguns extras ativados, mas você terá a experiência limitada entre 40 e 60 fps.

Já Counter Stirke 2 teve sérias dificuldades na taxa de quadros por segundo. Muitas vezes, ela não chegava a 10 fps, o que torna impossível a jogatina, ainda mais por se tratar de um game competitivo de tiro em primeira pessoa.

Imagens: Rafael Barbosa / TudoCelular.com

O Galaxy Book 4 Pro vem equipado com o Windows 11 Home como sistema operacional nativo. Ele traz uma série de aplicativos instalados nativamente. Na lista, estão ferramentas da própria Samsung para gerenciar conectividade, compartilhar arquivos e outras tarefas.

Um dos destaques é o Samsung Notes, que permite criar anotações tanto com o teclado quanto pelo toque na tela.

Bateria

A Samsung inseriu uma bateria com capacidade de 63 Wh e afirma garantir até 18 horas de reprodução de vídeo com carga total. Fizemos os nossos testes para ver se essa duração se traduz na prática. Simulamos um dia de trabalho, com uso alternado entre navegação no Edge, edição de documentos no Word e troca de mensagens no Telegram.

Como resultado, chegamos a uma autonomia de 8 horas e 43 minutos longe da tomada. O tempo fica em menos da metade do prometido de fábrica, mas ainda assim você deve completar um dia inteiro de trabalho com está máquina.

Imagem: Rafael Barbosa / TudoCelular.com

E quanto ao carregamento? A coreana manda um adaptador de tomada de 65 W na embalagem que é encaixado em uma das portas USB-C da máquina. Ele promete chegar aos 41% em meia hora. O que temos na prática?

Fizemos o teste com o acessório original e constatamos que o Galaxy Book 4 Pro precisou de pouco mais de 2 horas e meia até completar o processo. Um tempo longo para este segmento, mas que se justifica pela larga duração com uma carga.

Considerações finais

O novo notebook da Samsung mostrou ser uma boa alternativa para quem busca alta portabilidade com boa produtividade em um único produto. Ele consegue aliar bem o seu design ultrafino e ultraleve com um processador avançado que permite rodar bem qualquer programa voltado ao uso profissional.

A parte multimídia é outro ponto positivo. A tela AMOLED fornece alto nível de brilho e contraste, além de vir com uma taxa de atualização para fluidez elevada. Já o som poderia ser melhor, mas mesmo assim não deverá decepcionar o usuário em potência e qualidade.

A bateria não alcança a autonomia prometida pela fabricante e demora muito tempo até completar a carga. Apesar disso, você terá tempo suficiente para um expediente completo do seu trabalho longe da tomada.

Como principal ponto negativo, está a falta de uma placa de vídeo melhor. Ainda que a Intel Arc garanta uma performance acima da média entre as opções integradas, uma GPU dedicada desafogaria a CPU e abriria o leque para outros tipos de uso com esta máquina, como em edições mais pesadas e alguns games de exigência intermediária.

Design ultrafino e construção premiumTela AMOLED de 120 HzPainel touchscreenBom desempenho para uso no trabalhoSlot adicional vazio para SSD M.2Bateria com boa autonomiaApps Samsung nativos
Som poideria ser mais equilibradoCarregamento demoradoSem placa de vídeo dedicada

A Samsung lançou o Galaxy Book 4 Pro de maneira oficial no Brasil pelo preço sugerido de R$ 10.000, mas ele já pode ser encontrado por menos de R$ 8.000. E o que temos de concorrentes a ele?

O principal rival no mercado nacional é o novo Zenbook 14 OLED. Ele também vem com o mesmo processador, GPU integrada e tamanho de tela que o modelo da coreana, só que a taiwanesa coloca o dobro de memória RAM e de armazenamento. Mas também cobra um pouco a mais por isso.

Se tiver condições de investir um pouco mais, poderá comprar um MacBook Air com chip M3. Este entrega uma autonomia superior, melhor desempenho gráfico em edições e som de maior qualidade. Só fica para trás ao não oferecer uma tela sensível ao toque.

O que você achou do Galaxy Book 4 Pro? Que característica dele mais chamou a sua atenção? Acha que ele é a melhor opção da nova família de laptops da coreana? Diga aí no espaço abaixo.


4

Comentários

Galaxy Book 4 Pro: notebook Samsung une portabilidade e produtividade | Análise / Review
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Especiais

Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas

Software

Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2